7 de agosto de 2019

Primeira turma de Medicina Veterinária se encontra na UNIFENAS

Rosângela Fressato
Os egressos foram recepcionados na Sala de Eventos I da Universidade

Abraços, sorrisos, alegria, descontração, emoção. Assim foi o clima do encontro dos egressos da primeira turma do curso de Medicina Veterinária da UNIFENAS, que ocorreu na manhã do dia 3 de agosto. Eles celebram 40 anos de curso e 35 anos de formados. Os ex-alunos foram recepcionados na Sala de Eventos I, do câmpus de Alfenas.

Eles receberam um presente da reitoria, nas pessoas dos professores Rogério Ramos do Prado, diretor de Extensão e Assuntos Comunitários; Patrícia Paiva Corsetti de Almeida, coordenadora do curso e Philipi Coutinho de Souza, coordenador do Hospital Veterinário. Os egressos fizeram uma homenagem aos ex-professores Lázaro Moscardini, Divino Nelson Catapreta Neto e Antônio Clever Alves; ao professor Rogério Ramos do Prado, representante da UNIFENAS; aos familiares do professor Paulo Afonso da Silveira Ferreira (in memorian) e também ao funcionário Carlos Jordão Filho. Após as homenagens, os visitantes assistiram a um vídeo institucional do curso e também se emocionaram ao rever momentos da época de estudantes e da cerimônia de formatura.

Em seguida, todos se dirigiram ao curso de Medicina Veterinária, onde, acompanhados pelo residente Helder Riberio e pela graduanda Bianca Aparecida Miranda, conheceram as novas instalações do Hospital, clínicas e laboratórios. A egressa Gizeli Santos do Nascimento, que trabalha na cidade de Araras - SP, enfatiza que é muito emocionante retornar à Universidade e encontrar um curso moderno, atualizado, equipado com tecnologia de ponta. “Tudo que vimos é de primeiro mundo. O curso da UNIFENAS está no topo das particulares”.

A ex-aluna comenta que o tempo passa rápido e por isso é importante se reunir, comemorar, relembrar estes momentos de graduação que foram relevantes para eles no contexto da amizade, da formação do caráter, “do profissionalismo de todos nós, e nada melhor que agora, depois de 35 anos de formados, voltarmos ao lugar de origem onde aprendemos a ser um médico veterinário, a ser pessoas; tivemos convivência boas com professores, diretores, alunos com amigos. Fomos muito bem recebidos e esse encontro vai ficar na memória de todos”.

Prestígio e visibilidade

O ex-aluno Vicente de Paulo Nunes veio de Bambuí - MG, onde atua em sua empresa de saúde animal. Ele foi o orador da turma e, em sua fala, destacou a visão do fundador da UNIFENAS, professor Edson Antônio Velano. “O curso de Medicina Veterinária da UNIFENAS foi a primeira particular do Brasil e, na época, isso trouxe muito prestígio e muita visibilidade para a Universidade. Professor Edson fez a diferença não só em Alfenas, mas em toda região, fundando mais câmpus em outras cidades. Isso é de uma importância capital, porque valoriza o ensino e a capacitação com qualidade. Professor Edson não só ensinou, mas deu a oportunidade de muitos ensinarem e muitos ainda a aprenderem”.

Curso consolidado

Professora Patrícia Paiva relata que é com grande satisfação que a UNIFENAS recebe estes egressos após 35 anos de formados. “Isso demonstra o quanto o curso de Medicina Veterinária da UNIFENAS está consolidado no mercado, formando profissionais muito bem capacitados e de excelência, que atuam nas diversas áreas da profissão”.

Professor Philipi Coutinho comenta que é uma alegria muito grande a presença dos ex-alunos novamente na Universidade. “É muito emocionante e gratificante encontrar com estas pessoas que ajudaram a construir a história do curso aqui na UNIFENAS”.

Para o professor Rogério Prado, o encontro representou um momento muito especial para a Universidade. “É muito bom perceber o interesse destes egressos em voltar à Universidade para reconhecer o seu desenvolvimento”.