ESPECIFICAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE UM AMBIENTE DE COMUNICAÇÃO PARA SUPORTE À COOPERAÇÃO EM AULAS VIRTUAIS POR VÍDEOCONFERÊNCIA. * |
USO DA TECNOLOGIA SMIL NA CONSTRUÇÃO DE APLICAÇÕES MULTIMÍDIA PARA AMBIENTES DE ENSINO DISTRIBUÍDOS. * |
USO DE AGENTES DE SOFTWARE NO DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTAS PARA GERENCIAMENTO DE CURSOS EM PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SUPORTADOS PELA INTERNET E VIDEOCONFERÊNCIA (1) . * |
ESPECIFICAÇÃO DE UM FRAMEWORK INTEGRADO DE NOVAS TECNOLOGIAS PARA DISTRIBUIÇÃO E COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES EM AMBIENTES DE ENSINO COOPERATIVOS (1). * |
ANÁLISE DE FERRAMENTAS CRIPTOGRÁFICAS PARA PROVER UM AMBIENTE SEGURO PARA UMA VOTAÇÃO ELETRÔNICA VIA INTERNET * |
ESPECIFICAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE FUNÇÕES EM UM SISTEMA DE DETECÇÃO DE INTRUSÃO BASEADO EM AGENTES MÓVEIS. * |
AVALIAÇÃO DE FERRAMENTAS DE SEGURANÇA COMPUTACIONAL EM AMBIENTE LINUX. * |
ANÁLISE COMPARATIVA DE AMBIENTES SERVIDORES PARA AGENTES MÓVEIS. * |
ESPECIFICAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE UM SERVIÇO DE BUSCA DE ROTAS EM TRANSPORTES COLETIVOS. * |
AVALIAÇÃO E ESPECIFICAÇÃO DE FERRAMENTAS INFORMATIZADAS DE APOIO AO DEFICIENTE AUDITIVO * |
SAP - SISTEMA PARA ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS * |
PIB - BANCO DE INFORMAÇÕES PATOLÓGICAS BUCO-MAXILO-FACIAIS. * |
O USO DO COMPUTADOR NA ESTIMULAÇÃO DA COORDENAÇÃO MOTORA DE PACIENTES COM PARALISIA CEREBRAL. * |
SISTEMA DE GERENCIAMENTO REMOTO PARA FORNECEDORES QUE COMERCIALIZAM PELA INTERNET SIGERF. * |
SISTEMA DE CONTROLE DE PARTICIPANTES DO GESTI SICPAR. * |
Bicego, Elcirlene Ap. L.1; de Souza, Eric P.1; Lago, Kerlen Rose Nogueira do1; Carvalho, Luciane B.1; Santos Jr., João Benedito dos2.
A proliferação dos computadores pessoais em conjunto e a popularização da Internet aumentaram o nível de comunicação entre os diversos usuários, criando uma variedade de serviços oferecidos através da rede heterogênea de ambiente, sistemas e plataformas. Neste contexto, merece destaque a aplicação das tecnologias da informação à educação, o que fez surgir ambientes para criação e gerenciamento de cursos Web-Based, popularmente conhecidos por "aulas virtuais", culminado com a criação de ambientes de suporte a programas de Educação a Distância. No contexto da criação de ambientes de ensino virtuais, a tecnologia CSCW (Computer System Colaborative Work) suporta a criação de mecanismos para a resolução cooperativa de problemas entre autor (professor) e usuário (estudante), possibilitando a comunicação on-line nesses ambientes, de forma bidirecional, e onde tanto o professor quanto o aluno podem se comunicar como ocorre em uma sala de aula presencial, enviando mensagens e visualizando conteúdos multimídia. No contexto da Educação a Distância, o uso de vídeoconferência permite o estabelecimento de um canal para envio e recebimento de sinais de vídeo que formam uma vídeo-aula, na qual professores e alunos interagem em tempo real. Neste contexto, este trabalho apresenta os aspectos da implementação do módulo de comunicação do ambiente "VCl@ss" (lê-se "ViClass") - um ambiente com parâmetros de consciência de contexto e voltado para suporte ao provimento de aulas via vídeoconferência. Tal módulo permite o estabelecimento de comunicação entre professores e alunos que fazem parte de uma sessão de vídeoconferência, gerenciando o armazenamento e a recuperação das informações trocadas por essas entidades durante a sessão de trabalho. Assim, é possível realizar pesquisas sobre perguntas e/ou dúvidas que surgiram durante a realização da vídeo-aula, o que constitui uma importante ferramenta para apoio ao aprendizado e tutoria de alunos remotamente localizados. Um ambiente de testes está em fase final de implantação e tem possibilitado refinamentos nos mecanismos de comunicação entre professores e alunos, especialmente no que tange aos aspectos de recuperação de informações sensíveis ao contexto (context-awareness) da sessão de vídeoconferência.
1Iniciação Científica, Acadêmicos do curso de Ciência da Computação - UNIFENAS
2Orientador, Professor da Universidade de Alfenas - UNIFENAS
Instituição: Universidade de Alfenas - UNIFENAS
Apoio: Pró-reitoria de Pesquisa da Universidade de Alfenas-UNIFENAS
USO DA TECNOLOGIA SMIL NA CONSTRUÇÃO DE APLICAÇÕES MULTIMÍDIA PARA AMBIENTES DE ENSINO DISTRIBUÍDOS.
Silva, Odair José G. da1; Venture, Patrícia do N.1; Agostini, Patrick L. P.1; Reis, Elaine C. dos1; Oliveira, Lívia C. de1; Vieira, Adriano S. 1; Farias, André L. F. de1; Oliveira, Anderson E. 1; Cunha, Baltazar J. da1; Lisboa, Willian B.1; Santos Jr., João Benedito dos
No atual contexto da Internet, tecnologias para distribuição otimizada de multimídia são essencialmente importantes. Em adição, de igual importância são os aspectos da interação usuário-computador, especialmente no que diz respeito ao uso correto de mídias como áudio, vídeo, imagens, animações e cenas de realidade virtual. Neste contexto, a linguagem SMIL (Synchronized Multimedia Integration Language) surgiu da necessidade de descrever o comportamento temporal de mídias, possibilitando a sincronização dessas mídias em apresentações multimídia, especialmente para ambientes distribuídos. Este trabalho, então, apresenta os resultados da investigação do uso da linguagem SMIL para a composição de apresentações multimídia para ambientes de ensino distribuídos, especialmente em termos da distribuição dessas apresentações para múltiplos usuários simultanemanete e com alta taxa de economia de largura de banda, uma vez que o atual estado da Internet ainda é um fator limitante para o tráfego de objetos multimídia. Uma ferramenta, denominada "Midra", foi desenvolvida para o processo de autoria, na qual o usuário, no caso o professor, prepara um material didático em termos das mídias necessárias e das relações temporais entre essas mídias. A ferramenta, então, cuida da geração do código da apresentação multimídia em conformidade com a linguagem SMIL e promove a sua publicação no ambiente da WWW (World Wide Web). Em adição, um player multimídia (atualmente tem-se utilizado o player da Real Networks e também o player SOJA), automaticamente e de forma transparente para o professor e para o estudante, promove a execução da apresentação multimídia ao usuário final, no caso o estudante. Os resultados deste trabalho têm sido aplicados no Projeto UNIFENAS Virtual, sendo parte integrante do suporte tecnológico à estruturação do Programa de Educação a Distância da Universidade de Alfenas UNIFENAS.
Apoio: Pró-reitoria de Pesquisa da Universidade de Alfenas UNIFENAS
(1) Este trabalho é parte integrante do Projeto UNIFENAS Virtual Programa de Educação Assistida por Meios Interativos
1 IniciaçãoCientífica, Acadêmicos do curso de Ciênciada Computação da Universidade de Alfenas UNIFENAS
2 Orientador, Professor da Universidade de Alfenas - UNIFENAS
Universidade de Alfenas - UNIFENAS
Curso de Bacharelado em Ciência da Computação
USO DE AGENTES DE SOFTWARE NO DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTAS PARA GERENCIAMENTO DE CURSOS EM PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SUPORTADOS PELA INTERNET E VIDEOCONFERÊNCIA (1) .
Gomes, Harrisson F.1; Santos, Jesler W. S. F.1; Silva, Richard G. da1; Lopes, Cláudio P.1; Ribeiro, Grazielly M.; Melo, Hudson de P.1; Nere, Jamerson J. M. 1; Andrade, Leandro A.1; Lopes, Ramon B.1; Silva, Elaine Q. (CO); Santos Jr., João Benedito dos3
A proliferação da tecnologia em conjunto com a popularização da Internet aumentaram o nível de comunicação entre os usuários, criando uma variedade de serviços oferecidos através desta rede heterogênea de ambientes, sistemas e plataformas. Neste contexto, merece destaque a aplicação das tecnologias da informação à educação, que levaram a um grande interesse por pesquisas ligadas à implementação de ferramentas e aplicações voltadas para o ambiente de ensino. De modo especial, a Internet apresenta-se como um fator a ser explorado no contexto do ensino através do ambiente WWW (World Wide Web). Em adição, os recursos da vídeoconferência, aliados ao ambiente da Internet, são importantes quando se deseja usufruir da transmissão de imagens reais de um ambiente de ensino-aprendizagem. A publicação de materiais didáticos neste ambiente surge como um novo canal a ser explorado na criação de Programas de Ensino à Distância, programas esses que constituem uma forma de ensino planejada e que envolve uma distância (física ou de tempo) entre o professor e o aluno, bem como a necessidade de utilização de mecanismos para a comunicação e técnicas especiais de projeto e gerenciamento de cursos. Genericamente, o processo de realização de um curso a distância pode ser dividido em três etapas: autoria, disponibilização e gerenciamento. Atualmente, as etapas de autoria e disponibilização têm sido apoiadas através de ferramentas e ambientes próprios para o desenvolvimento de materiais didáticos. Por outro lado, a etapa de gerenciamento, que deve fornecer mecanismos de interação entre alunos e professores, ainda constitui uma tarefa pouco explorada em virtude da carência de ferramentas e aplicações apropriadas. O projeto de desenvolvimento de ferramentas de gerenciamento torna-se relevante no sentido de que as ferramentas desenvolvidas devem apresentar características abertas e estruturadas que permitam a sua utilização em cursos criados através de outras ferramentas de autoria, evitando assim a formação de um conjunto monolítico e indivisível. Neste contexto, este trabalho apresenta a implementação de um conjunto de ferramentas, baseado em agentes de software, que visa estabelecer meios de interação entre alunos, curso e professores, especialmente no que tange ao uso da videoconferência como meio de difusão de aulas e material didático. Esse conjunto de ferramentas, denominado "Cosmo", permite o controle eficiente da distribuição de aulas por vídeoconferência em tempo-real e a distribuição do material didático, via Internet, após o encerramento dessa mesma aula (processo denominado pós-produção), permitindo ao gerente de um curso o controle eficiente dos estudantes e do material didático que recebem. Os resultados deste trabalho têm sido aplicados no Projeto UNIFENAS Virtual, especialmente no que tange ao uso de recursos de vídeoconferência para a difusão de aulas e material didático, oferecendo o suporte tecnológico para o Projeto de TeleMedicina, parte integrante do Programa de Educação a Distância da Universidade de Alfenas UNIFENAS.
1Iniciação Científica, Acadêmicos do curso de Ciência da Computação da Universidade de Alfenas -UNIFENAS
2
Orientador, Professor da Universidade de Alfenas - UNIFENAS
Universidade de Alfenas - UNIFENAS
Apoio: Pró-reitoria de Pesquisa da Universidade de Alfenas UNIFENAS
(1) Este trabalho é parte integrante do Projeto UNIFENAS Virtual Programa de Educação Assistida por Meios Interativos
Curso de Bacharelado em Ciência da Computação
ESPECIFICAÇÃO DE UM FRAMEWORK INTEGRADO DE NOVAS TECNOLOGIAS PARA DISTRIBUIÇÃO E COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES EM AMBIENTES DE ENSINO COOPERATIVOS (1).
Oliveira, Lívia C. de1; Vieira, Adriano S.1; Farias, André L. F. de1; Oliveira, Anderson E.1; Cunha, Baltazar J. da1; Lisboa, Willian B. 1; Santos Jr., João Benedito dos2.
O desenvolvimento de aplicações Hipermídia é um processo crítico e pouco gerenciado na maioria das vezes. Em adição, muitas são as tecnologias computacionais disponíveis, e crescente é o número de recursos que têm sido desenvolvidos pela indústria e pelas instituições de pesquisa. No contexto dos ambientes de ensino, observa-se que ainda há uma resistência em muitos casos quanto ao uso de recursos computacionais, quer seja como elemento principal de uma metodologia de ensino, quer seja como uma ferramenta de apoio. No entanto, nota-se que este fato não está diretamente ligado às tecnologias disponíveis, mas aos aspectos culturais de um modelo tradicional e secular de ensino, aspectos estes que não fazem parte da abordagem deste trabalho.Contudo, em termos da pesquisa computacional em ambientes de ensino baseados em computador, observa-se que a investigação e a produção de materiais que enderecem e referenciem as tecnologias disponíveis como um framework podem contribuir, sobremaneira, para que a utilização dos recursos computacionais no ensino seja, a priori, mais correta, e a disseminação de uso atinja uma população cada vez maior. Neste contexto, este trabalho contribui, considerando-se um subconjunto importante de tecnologias, com a apresentação de um framework para utilização dessas tecnologias emergentes em aplicações para ambientes de ensino cooperativos. Vale ressaltar que as tecnologias emergentes não se restringem apenas a esse subconjunto, mas essas, de certo modo, correspondem a um subconjunto bastante relevante no atual contexto tecnológico. Genericamente, observa-se que um autor, no caso o professor, gera documentos estruturados, através de ferramentas para autoria, nos quais podem ser inseridos descritores de tecnologia, tais como DEX (Documentos Estruturados baseados em SGML-XML), SOM (Sincronizadores de Objetos Multimídia com SMIL), ARV (Ambientes de Realidade Virtual baseados em VRML), OM4 (Objetos MPEG-4), IUC (Gerenciadores de Interface Usuário-Computador) e STC (Suporte ao Trabalho Cooperativo). Cada descritor deve ser visto como um slot que pode ser acoplado ao documento estruturado, ou ser utilizado como tecnologia isolada. Uma interface, denominada IGTAE (Interface para Gerenciamento de Tecnologias em Ambientes de Ensino) e implementada em JAVA, deve ser fornecida para acoplamento dos slots, permitindo o manuseio transparente das tecnologias. Em termos da apresentação ao usuário, no caso o estudante, duas interfaces podem ser definidas: (a) GAAP (Gerenciador de Apresentação em Ambientes Proprietários): responsável pela apresentação de recursos tecnológicos em ambientes fechados; (b) GAAA (Gerenciador de Apresentação em Ambientes Abertos): responsável pela apresentação de recursos tecnológicos em ambientes distribuídos, como é o caso do ambiente da WWW. Observa-se que este framework é uma tentativa de integração das tecnologias emergentes, e uma análise criteriosa das características de interoperabilidade das tecnologias citadas deve ser realizada em um contexto complementar a este trabalho. No entanto, os resultados já obtidos têm sido fundamentais no provimento sistematizado de suporte tecnológico para o Projeto UNIFENAS Virtual e Projeto de TeleMedicina, braços integrantes do Programa de Educação a Distância da Universidade de Alfenas UNIFENAS.
(1) Este trabalho é parte integrante do Projeto UNIFENAS Virtual Programa de Educação Assistida por Meios Interativos
1 Iniciação Científica, Acadêmicos do curso de Ciência da Computação da Universidade de Alfenas -UNIFENAS
2 Orientador, Professor da Universidade de Alfenas - UNIFENAS
Universidade de Alfenas - UNIFENAS
Instituto de Engenharia e Ciências Exatas - IECEx
Curso de Bacharelado em Ciência da Computação
ANÁLISE DE FERRAMENTAS CRIPTOGRÁFICAS PARA PROVER UM AMBIENTE SEGURO PARA UMA VOTAÇÃO ELETRÔNICA VIA INTERNET
Oliveira, Fabrício Alves1; Silva, José Maria1; Lima, Caroline1; Arantes, Gisele Rezende1; Ferreira, Helen Cardoso1; Silva, Luiz Eduardo2; Bernardes, Mauro César2.
A Internet, rede mundial de computadores, é sem dúvida a maior novidade do mundo moderno. As televisões, jornais e revistas valorizam qualquer acontecimento sobre o mundo virtual e, com isso, o número de usuários cresceu significativamente nos últimos anos. Sendo assim, a Internet passou a ser o que todos esperavam, a base para o desenvolvimento pessoal, comercial e político, nos conduzindo para uma nova fronteira de informações eletrônicas que fica muito além de telefones, faxes e até dos próprios computadores isolados. Porém, em questão de confiabilidade, ainda não se chegou a um ambiente que possamos dizer ser totalmente seguro. Uma forma de dar mais segurança na rede é utilizarmos métodos já conhecidos, como a criptografia, que é um conjunto de técnicas que permitem tornar incompreensível uma mensagem originalmente escrita com clareza, de forma a permitir que apenas o destinatário a decifre e compreenda. Duas técnicas são bem conhecidas: Criptografia com chaves simétricas e Criptografia com chaves assimétricas. No primeiro caso, é utilizado a mesma chave para cifrar e decifrar a mensagem a ser transmitida. No segundo, são utilizadas chaves distintas para executar funções de cifragem e decifragem. Essa última alternativa torna-se mais interessante, uma vez que elimina a necessidade de que os dois lados conheçam a chave utilizada e dessa forma, elimina também a necessidade de transmiti-la em um ambiente inseguro. Tomando como exemplo um ambiente informatizado destinado a uma eleição, com uma votação eletrônica via Internet, não podemos deixar de pensar na segurança das informações, principalmente, o voto e a certificação de quem efetuou o voto. Existem softwares que através de um par de chaves, uma pública e outra privada, conseguem identificar se foi a própria pessoa que enviou os dados, graças ao um processo que chamamos de assinatura digital. Deste modo, pode-se pensar num ambiente seguro para realização de uma votação eletrônica via Internet. Esse trabalho apresenta uma análise das tecnologias para prover um ambiente seguro de votação eletrônica no ambiente Internet.
1 Acadêmicos do curso de Ciência da Computação da Universidade de Alfenas UNIFENAS
2Orientador, Professor da Universidade de Alfenas UNIFENAS
ESPECIFICAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE FUNÇÕES EM UM SISTEMA DE DETECÇÃO DE INTRUSÃO BASEADO EM AGENTES MÓVEIS.
Filgueiras, Heber C.1; Moraes, Roberto G.1; Junior, Nilton V. N.1; Sério, Erick R.1; Bastos, Leonardo C. 1; Bernardes, Mauro Cesar 2.
Existem fatores que tornam muito difícil impedir que atacantes eventualmente tenham acesso a um sistema. A maioria dos computadores possui algum tipo de "furo de segurança" que permite a atacantes externos (ou ainda usuários internos legítimos) terem acesso a informações confidenciais. Mesmo um sistema supostamente seguro pode ser vulnerável a usuários internos abusando de seus privilégios ou ser comprometido por práticas impróprias. Em vista disso, uma vez que um ataque pode ser considerado inevitável, existe uma óbvia necessidade por mecanismos que possam detectar atacantes tentando penetrar no sistema ou usuários legítimos fazendo mal uso de seus privilégios. Com o crescente aumento no número de ataques internos, a utilização de mecanismos como o firewall deve ser ampliada. Visto que este tipo de ataque, ocasionado pelos próprios usuários do sistema, não permite a localização imediata, torna-se necessário o uso integrado de diversas tecnologias para aumentar a capacidade de defesa de um site. Entre estas tecnologias, torna-se interessante a presença de mecanismos que acrescentem características de mobilidade no processo de monitoria do sistema. Desta forma, a introdução de agentes móveis em apoio à segurança computacional apresenta-se como uma solução natural, uma vez que permitirá a distribuição de tarefas de monitoria do sistema e a agilização no processo de tomada de decisão no caso de ausência do administrador humano. A especificação, modelagem, implementação e validação desse ambiente através da implementação de alguns cenários de execução de um Sistema de Detecção de Intrusão baseado em agentes móveis é a proposta neste trabalho. Como resultados parciais é a apresentado um estudo de caso, a modelagem do sistema e as tecnologias necessárias ao seu posterior desenvolvimento.
1 Acadêmicos do curso de Ciência da Computação da Universidade de Alfenas UNIFENAS
2Orientador, Professor da Universidade de Alfenas UNIFENAS
AVALIAÇÃO DE FERRAMENTAS DE SEGURANÇA COMPUTACIONAL EM AMBIENTE LINUX.
Batista, Rogério S. 1; Moreira; Rogério M. 1; Assis, Claudemir de1; Maia, Felipe de A. 1; Mesquita, Rodrigo P. de 1; Lara, Raquel N.1; Bernardes, Mauro Cesar 2.
A obtenção, manutenção e disseminação da informação tornam-se, nos dias atuais, uma das grandes preocupações da sociedade em geral, ocasionando uma crescente expansão das formas de armazenamento e de distribuição através de redes de computadores. Em contrapartida, tentativas de ataque e invasões consumadas tornam-se freqüentes, envolvendo um número crescente de computadores. Dessa forma, segurança torna-se uma das palavras de ordem para a maioria absoluta das empresas, universidades e centros de pesquisa em todo o mundo. Assim, há uma grande demanda por especificação e validação dos critérios de segurança nos sistemas operacionais atuais. Dentre os sistemas operacionais da atualidade, um dos que tem mais se destacado é o Linux. Nascido na Finlândia no início dos anos 90, o Linux foi fruto de uma empreitada audaciosa por parte de um estudante de computação, Linus Tovalds. No desenvolvimento, procurou-se desenvolver um sistema operacional completo mas que fosse robusto o suficiente para rodar nos microcomputadores da época. Tendo em vista a crescente utilização e importância que o Sistema Operacional Linux tem alcançado nos últimos tempos, percebe-se uma grande necessidade de avaliar e discutir os principais aspectos relativos à segurança desse sistema, enfatizando as particularidades de seu kernel e das aplicações servidoras para ele desenvolvidas. Para cada componente de segurança do sistema, abordou-se sua importância, alguns dos ataques aos quais eles podem ser submetidos, e enumerou-se alguns parâmetros de configuração para incrementar sua segurança.
1 Acadêmicos do curso de Ciência da Computação da Universidade de Alfenas UNIFENAS
2Orientador, Professor da Universidade de Alfenas UNIFENAS
ANÁLISE COMPARATIVA DE AMBIENTES SERVIDORES PARA AGENTES MÓVEIS.
Melo, Hudson P. 1; Nere, Jamerson J. N. 1; Alvarenga, Márcio R. de1 ; Lima, Jefter F. de 1; Lopes, Ramon B. 1; Bernardes, Mauro Cesar 2.
Agentes Móveis são programas que podem ser disparados de um computador (cliente) a fim de serem executados remotamente em outro (servidor). A tecnologia de agentes móveis tem sido alvo de grandes pesquisas, principalmente nos setores de Segurança Computacional e Comércio Eletrônico. Para seu completo funcionamento, um agente móvel necessita de um ambiente de hospedagem nas máquinas ao qual "visitará". O ambiente de agência mais utilizado na atualidade é o Tahiti. Esse, faz parte da plataforma Aglets Software Development Kit (ASDK), que é um conjunto de ferramentas utilizadas na programação de agentes móveis em Java, sendo ambos desenvolvidos pela IBM. Assim como o ASDK, existem diversos outros ambientes como: Concordia da Mitsubishi; Gossip da Tryllian; AgentBuilder; Grasshopper, IKV++, etc. Com destaque ao Grasshopper que é o primeiro ambiente comercial para desenvolvimento de aplicações baseado em agentes móveis seguindo a padronização MASIF (Mobile Agent System Interoperability Facility). Desta forma, torna-se necessário uma análise comparativa envolvendo tais ambientes, levando-se em consideração questões como características de segurança, desempenho, portabilidade, tolerância à falhas, facilidade de utilização, recursos de bibliotecas, etc. Este trabalho vem de encontro a essa necessidade de avaliação e procura investigar tais questões, sobretudo no que tange o desenvolvimento de ferramentas para segurança computacional apoiadas em agentes móveis. Como resultado parcial é apresentado a avaliação das facilidades de instalação e utilização de cada uma das plataformas em estudo.
1 Acadêmicos do curso de Ciência da Computação da Universidade de Alfenas UNIFENAS
2Orientador, Professor da Universidade de Alfenas UNIFENAS
ESPECIFICAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE UM SERVIÇO DE BUSCA DE ROTAS EM TRANSPORTES COLETIVOS.
Bicego, Elcirlene A. L.; Ribeiro, Grazielly M1.; Campos, Liliane S. M. 1; Carvalho, Luciane B. 1, Freitas Patrícia L. S. 1 ; Bernardes, Mauro Cesar 2
Hoje, o usuário pesquisa, compra, comunica-se, atualiza-se e busca a informação, que é o bem mais precioso, através da Internet. A maior parte disso, encontra-se em um ambiente de disponbilização de informações sob a forma de web sites (WWW - World Wide Web) que se caracteriza por ser um sistema distribuído, com muitas interfaces gráficas que, quando bem elaboradas, são de fácil compreensão. O interessante é que apesar de todas as inovações que surgiram para auxiliar a disseminação de informações, quando há a necessidade de locomoção física de um lugar para outro, o ônibus continua sendo o meio de transporte mais utilizado, seja por fatores como preço, comodidade, costume ou até mesmo por confiança. Para isso deve-se utilizar tecnologias juntamente com a Internet para solucionar problemas que as pessoas enfrentam quando decidem se locomover por ônibus. Como exemplo temos os horários de ônibus, pois são os mais variados, causando uma grande confusão, quando o usuário deseja sair de uma certa localidade e ir para outra precisando, principalmente, da utilização de ônibus intermediários. Neste contexto, a aplicação em desenvolvimento, é um web site, que tem como objetivo, facilitar o processo de escolha da rota em uma viagem considerando diversos fatores como o menor caminho e o menor custo. Essa busca será efetuada através da coleta de dados como "cidade origem", "cidade destino" e preferências que serão fornecidas pelo usuário. Para que o software consiga realizar essas tarefas será utilizado um banco de dados constando os horários de chegada e saída dos ônibus, o tempo de viagem, valor da passagem e a empresa responsável pela viagem. Neste banco de dados a empresa poderá ter acesso direto (via site), alterando os dados quando necessário. Para que um software seja capaz de fazer esta pesquisa, foi necessário a utilização das técnicas de grafos. A teoria de grafos é a parte da matemática dedicada a estudar as relações entre entidades (objetos), que possuem características relevantes. Essa teoria engloba conhecimento em estrutura de dados como por exemplo árvore. Pode-se dizer que "um grafo não é necessariamente uma árvore, mas uma árvore sempre será um grafo". O resultado inicialmente obtido é uma boa modelagem para o sistema proposto e a especificação da tecnologia necessária e exemplificação de alguns cenários de utilização.
1 Acadêmicos do curso de Ciência da Computação da Universidade de Alfenas UNIFENAS
2Orientador, Professor da Universidade de Alfenas UNIFENAS
AVALIAÇÃO E ESPECIFICAÇÃO DE FERRAMENTAS INFORMATIZADAS DE APOIO AO DEFICIENTE AUDITIVO
Silva, José Maria da1; Oliveira Fabrício Alves de1; Marândola, Larissa M. 1; Dias, Alexandre M. 2, Bernardes, Mauro Cesar 2; Filizzola, Jussara 3
O uso do computador na educação está abrindo novas possibilidades para os deficientes auditivos transporem obstáculos de comunicação, ampliando seus horizontes de atuação. Deficiência Auditiva é a ausência, dificuldade e inabilidade para ouvir sons específicos (tons puros), ambientais (ruídos familiares), e os sons da fala humana (tons complexos). Dessa forma, podemos dizer que a audição está ligada a um comportamento auditivo e a integridade neurológica, biopsicológica e perfeita função das estruturas auditivas centrais e periféricas. A perda da sensação auditiva ocasiona sério impedimento à linguagem, ausentando deste modo o importante papel da reciprocidade. Diversos são os métodos usados no processo de reabilitação auditiva tais como: uso de aparelhos auditivos, terapia de fala e o uso de comunicação sinalizada - Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) onde o deficiente auditivo é capaz de expressar idéias sutis, complexas, abstratas que envolvem a comunicação humana. Atualmente no Brasil, estão sendo registradas experiências de sucesso em projetos que têm como público-alvo os deficientes auditivos. Inicialmente neste trabalho, observou-se a necessidade do desenvolvimento de um site (conjunto de home-pages) com o propósito de divulgação e auxilio no aprendizado da LIBRAS. Nesse desenvolvimento, foram obtidas de uma câmera digital fotografias da mão produzindo os sinais que representam as letras do alfabeto e numerais, além do estudo das influências das cores utilizadas no site para facilitar o processo de visualização (percepção humana). Este sistema contém imagens estáticas, animações e textos informativos, que pretendem resgatar a origem da LIBRAS e auxiliar em seu processo de aprendizado, de exercícios que permitem ao visitante testar os conhecimentos adquiridos, além de links para diversos sites que apresentam informações sobre projetos de pesquisa e produtos afins. Em sua segunda etapa, este trabalho visa avaliar as tecnologias existentes, elaborar uma análise de requisitos e posterior especificação dessas tecnologias em apoio ao deficiente auditivo, visando sua melhor interação com um mundo ouvinte.
1 Iniciação Científica, Acadêmicos da Universidade de Alfenas UNIFENAS
2 Orientadores, Instituto de Engenharia e Ciências Exatas da UNIFENAS
3 Orientadora, Instituto de Fonoaudiologia da UNIFENAS
Instituição: PROBIC/Unifenas.
SAP - SISTEMA PARA ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS
Moreira, Eduardo Marmo1, Moreira, Edmilson Marmo2, Dias, Marly Moreira3, Dias, Alexandre Martins 4, Silva, Luiz Eduardo da 5
A administração de um projeto complexo pode ser muito difícil. Geralmente, este é dividido em uma série de pequenas tarefas para facilitar o controle. Entretanto, quando são definidas estas sub-tarefas torna-se trabalhoso gerenciar o tempo gasto para a execução de todo o projeto. Para isso, é necessária uma ferramenta que apoie a subdivisão em tarefas ou atividades menores, preservando a visão global do que se deseja realizar. PERT e CPM são duas das técnicas mais conhecidas. PERT (Program Evaluation and Review Technique - Técnicas de Avaliação e Revisão de Programa) é útil em projetos de pesquisa e desenvolvimento nos quais os tempos necessários para terminar as diversas atividades sejam incertos. CPM (Critical Path Method - Método do Caminho Crítico) é mais útil nas situações em que a duração do projeto pode ser controlada pelo aumento ou diminuição dos recursos. Basicamente, PERT deve ser usado quando os tempos de atividade forem altamente incertos e CPM, quando o histórico ou a experiência anterior torna os tempos de atividade relativamente bem definidos. Este trabalho alia duas subáreas da computação (Teoria dos Grafos e Banco de Dados) para criar um sistema que auxilie os profissionais das diversas áreas existentes que necessitem gerenciar a execução de um projeto. O sistema associa cada nó de um grafo a uma tarefa a ser realizada e verifica a dependência das mesmas através de arcos dirigidos. Para cada tarefa existe um registro de um banco de dados com as informações necessárias para o controle do tempo do projeto como, tempo estimado de execução e tempo realmente gasto. Com estas informações é possível redimensionar o tempo total para a execução do projeto durante o mesmo. A ferramenta também, permite controlar os gastos do projeto, possuindo um interface amigável com o usuário além de flexibilidade para se adequar em outros projetos que necessitem de uma ferramenta como esta.
1Iniciação Científica, Pesquisador
2Iniciação Científica, Orientador, Professor do Instituto de Engenharia e Ciências Exatas (UNIFENAS)
3Iniciação Científica, Colaboradora, Professor do Instituto de Engenharia e Ciências Exatas (UNIFENAS)
4Iniciação Científica, Colaborador, Professor do Instituto de Engenharia e Ciências Exatas (UNIFENAS)
5Iniciação Científica, Colaborador, Professor do Instituto de Engenharia e Ciências Exatas (UNIFENAS)
Instituição: Universidade de Alfenas (UNIFENAS)
PIB - BANCO DE INFORMAÇÕES PATOLÓGICAS BUCO-MAXILO-FACIAIS.
Barbosa, Marcia Cristina C. Pena1; Jorge, André Guilherme2; Moreira, Edmilson Marmo3; Luz, Francisco Donizete Vieira4; Dias, Marly Moreira5; Dias, Alexandre Martins6.
A Universidade de Alfenas exerce papel relevante como centro de diagnóstico de patologias buco-maxilo-faciais, posuindo uma estrutura para atendimento de pacientes cujos casos ultrapassam a capacidade de atendimento do profissional de clínica geral em odontologia. Profissionais especializados nas áreas de semiologia, cirurgia buco-maxilo-facial, estomato-dermatopatologia, geram informações diagnósticas à partir de dados e materiais colhidos dos pacientes em procedimentos de anamnese e biópsia. Tais dados necessitam de arquivamento, catalogação e gerenciamento dinâmico para que possam originar pesquisas e relatórios estatísticos. O acesso rápido a essas informações e a troca eficiente das mesmas entre grupos de trabalho são fundamentais para a criação de um serviço de diagnóstico de referência. A pesquisa e levantamento de dados estatísticos das patologias buco-maxilo-faciais tornam-se necessárias para elaboração de um estudo sistematizado das doenças prevalentes em âmbito regional. Através destas informações é possível fazer o levantamento de casos, verificação da incidência de patologias regionais e localização rápida de blocos parafinados e lâminas para reavaliação e referência. O sistema de banco de dados informatizado, que se encontra em desenvolvimento, visa disponibilizar informações para pesquisadores e agilizar os serviços de diagnóstico, diminuindo o tempo empregado, liberando recursos humanos para execução de outras funções. O projeto prevê a criação de uma interface amigável que atenda às necessidades do Serviço de Patologia Buco-maxilo-facial e permita que as informações obtidas pelo serviço estejam disponíveis com maior agilidade e facilidade de gerenciamento, além de promover a disponibilização destes dados para pesquisas, levantamentos e relatórios estatísticos, visto a dificuldade de acesso a esse tipo de informação no país, de forma ágil e organizada. O projeto se encontra na fase de análise de sistema. Essa fase consiste em estabelecer os requisitos para todos os elementos do sistema.
1 Iniciação Científica, Pesquisadora
2 Iniciação Científica, Orientador, Professor do Instituto de Odontologia e Ciências da Saúde (UNIFENAS)
3 Iniciação Científica, Colaborador, Professor do Instituto de Engenharia e Ciências Exatas (UNIFENAS)
4 Iniciação Científica, Colaborador, Professor do Instituto de Engenharia e Ciências Exatas (UNIFENAS)
5 Iniciação Científica, Colaboradora, Professor do Instituto de Engenharia e Ciências Exatas (UNIFENAS)
6 Iniciação Científica, Colaborador, Professor do Instituto de Engenharia e Ciências Exatas (UNIFENAS)
Afiliação:
Instituição: Universidade de Alfenas UNIFENAS
O USO DO COMPUTADOR NA ESTIMULAÇÃO DA COORDENAÇÃO MOTORA DE PACIENTES COM PARALISIA CEREBRAL.
Efigênio, Elaine1; de Lima, Karime2; Reis, José Cláudio de Sousa3.
A informática aplicada na saúde cada vez torna-se uma importante ferramenta de auxílio aos profissionais desta área, pois com a ajuda do computador pode-se desenvolver programas específicos que fazem uma interação paciente-computador onde muitas vezes se obtém um feedback mais rápido, o que seria mais demorado sem o auxilio do computador. Atualmente todas as áreas estão utilizando a informática e a área da saúde tem também um grande potencial para a sua utilização, podendo auxiliar em cirurgias, telemetria, biometria entre outras. Este projeto visa uma estimulação da coordenação motora de pacientes com paralisia cerebral. O projeto está sendo desenvolvido na Clínica de Fisioterapia da UNIFENAS e tem o apoio dos profissionais em Fisioterapia desta Instituição para a sua realização. O seu desenvolvimento consta de etapas de observação de pacientes, coleta de dados clínicos e análise destes dados. Após esta etapa, será desenvolvido um programa de computador usando a UML Unified Modeling Language para a modelagem do sistema e a linguagem de programação JAVA para a sua implementação. Este programa (jogos no computador) terá por objetivo a melhoria do quadro clínico do paciente.
1 Iniciação Científica, Acadêmica do Curso de Administração UNIFENAS
2 Iniciação Científica, Acadêmica do Curso de Administração UNIFENAS
3 Orientador, Professor da Universidade de Alfenas
Instituição: ICHSA, LASI, GESTI UNIFENAS
Afiliação:
ICHSA - Instituto de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
LASI - Laboratório de Administração e Sistemas de Informação
GESTI - Grupo de Estudos em Sistemas e Tecnologia de Informação
Especialidade: Informática Aplicada na Saúde, Paralisia Cerebral, UML - Unified Modeling Language, Java, jogos no C
Site: http://www.unifenas.br/~gesti
SISTEMA DE GERENCIAMENTO REMOTO PARA FORNECEDORES QUE COMERCIALIZAM PELA INTERNET SIGERF.
Pereira, Juliano A1; Oliveira, Pedro Paulo Czimar2; Castilho, Reginaldo3; Reis, José Cláudio de Sousa4.
A idéia de expandir o comércio eletrônico para todos os vendedores sem necessidade que suas empresas sofram uma drástica reformulação em sua estrutura pode tornar realidade com o uso deste sistema de suporte a fornecedores SIGERF. Este projeto está sendo desenvolvido em uma empresa já estabelecida no comércio virtual a BrasilShop em Alfenas,MG. O sistema irá tornar possível a todos os fornecedores conveniados com a BrasilShop, a manipulação completa de todos os produtos que ele desejar vender pela Internet, inclusive com todos os detalhes relativos as operações de vendas: preços, formas de pagamento, etc. Será usado o protocolo de segurança SSL- Secure Sockets Layer, para transferir informações sigilosas entre clientes e os servidores da BrasilShop, não permitindo inclusive que um fornecedor tenha acesso as informações sigilosas de outro fornecedor. O desenvolvimento do sistema está sendo feito utilizando a UML Unified Modeling Language para sua modelagem e será programado utilizando a linguagem de programação JAVA, desta forma se beneficiará de portabilidade, independência de sistema operacional, escanolabilidade e gerenciamento centralizado que a Internet proporciona. A tecnologia utilizada em todas as fases do projeto é a Orientação a Objetos.
1 Iniciação Científica, Acadêmico do Curso de Administração UNIFENAS
2 Iniciação Científica, Acadêmico do Curso de Administração UNIFENAS
3 Iniciação Científica, Acadêmico do Curso de Administração - UNIFENAS
4 Orientador, Professor da Universidade de Alfenas
Instituição:ICHSA, LASI, GESTI UNIFENAS
Afiliação:
ICHSA - Instituto de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
LASI - Laboratório de Administração e Sistemas de Informação
GESTI - Grupo de Estudos em Sistemas e Tecnologia de Informação
Especialidade: Sistema de Informação, comércio via Internet, UML - Unified Modeling Language
Site: http://www.unifenas.br/~gesti
SISTEMA DE CONTROLE DE PARTICIPANTES DO GESTI SICPAR.
Borges, Darlan Gontijo1; Reis, José Cláudio de Sousa2 .
Os objetivos deste sistema são: manter um Banco de Dados atualizado com os dados de todos os participantes do GESTI e controlar o acesso por níveis e categorias as bases de dados do GESTI. Os participantes são compostos por várias categorias: pesquisadores, professores, alunos, ex-alunos e outras. O participante após efetuar o seu cadastramento receberá automaticamente uma senha, a qual permitirá o acesso às informações contidas nas bases de dados do GESTI e possibilitará a este usuário fazer atualizações e inclusões em seu cadastro. Toda a interface deste sistema será via Internet. Este sistema está sendo desenvolvido usando ferramentas CASE - Computer-Aided Software Engineering, para as etapas de: modelagem do sistema, geração de programas e instalação do sistema. Serão verificados e analisados durante todo o processo de desenvolvimento do SICPAR os aspectos relativos aos benefícios referentes ao uso de tais ferramentas: qualidade e produtividade, padronização, facilidade de manutenção, simplificação do trabalho, simulação e teste, verificação de erros, documentação , implementação e aspectos relativos a Engenharia Reversa.
¹ Iniciação Científica, Acadêmico do Curso de Administração - UNIFENAS
² Orientador, Professor da Universidade de Alfenas
Instituição: ICHSA, LASI, GESTI UNIFENAS
Afiliação:
ICHSA - Instituto de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
LASI - Laboratório de Administração e Sistemas de Informação
GESTI - Grupo de Estudos em Sistemas e Tecnologia de Informação
Especialidade: Sistema de Informação, ferramentas CASE
Site: http://www.unifenas.br/~gesti