UNIFENAS - Gestão de Pesquisa e Pós-graduação
Comitê de Acompanhamento de Bolsistas


Seminário de Iniciação Científica da UNIFENAS
  
ARQUITETURA
  
ELABORAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE PORTA-XAMPU PARA O INTERIOR DE BOX DE BANHEIRO

Oliveira, Mônica Reis de1; Bessa,Olavo Fontes Magalhães2; Rocha, Edivânia Maria3; Santos, Elaine Cristina dos4.

Normalmente, não há um lugar específico disponível para colocar materiais de banho dentro do box do chuveiro. Quis-se com este trabalho propor uma morfologia e um dimensionamento mínimo para porta-xampu. Foram observados em residências e revistas especializadas o uso do porta-xampu no hábito do banho, também os existentes no mercado.
Há um grande mercado, potencial, que pode ser atendido com um suporte para material de banho mais adequado e o comportamento dos usuários em criar espaços extras para dispor o material de banho, mostra uma certa ineficiência dos poucos porta-xampus encontrados no mercado. Nosso objetivo é propor uma morfologia e um dimensionamento mínimo necessário para porta-xampu, mais adequado à quantidade e variedades de produtos oferecidos pelo mercado e utilizados pelos indivíduos durante o banho.
Uma pesquisa exploratória, sobre como as pessoas acomodam seus objetos (produtos) pessoais, dentro do box do chuveiro, mostrou que normalmente, não há um lugar específico disponível para colocar materiais de banho.Fez-se uma pesquisa nas residências de Alfenas, documentada em fotos, para levantar os produtos mais utilizados durante o banho e saber como estes são acomodados no Box.
O critério de escolha do número de itens, do tipo de produto e forma da embalagem para compor a morfologia do porta-xampu, baseou-se no número de ocorrência do produto nos banheiros observados. Todo produto que apareceu em 90% dos banheiros observados, foi considerado na composição desta proposta morfológica. Outros produtos, que apareceram somente em menos de 10% dos banheiros, foram considerados casos excepcionais, não contemplados por este estudo. Pôde-se observar, tanto em revistas quanto nas residências pesquisadas, que mesmo em banheiros projetados por profissionais, raramente existe uma preocupação com a disposição ergonômica dos materiais utilizados na hora do banho. Os profissionais, na maior parte das vezes, estão atentos ao espaço do cliente, mas não se preocupam com um espaço específico onde o usuário pode guardar seus objetos pessoais.
A proposta de porta-xampu terá que atender usuários que buscam uma solução ergonômica e satisfatória para este problema.
Deve ser um produto de fácil instalação e deve comportar os utensílios mais usados, e comuns a 90% dos banheiros visitados.

Palavras-chave: 1) Ergonomia do objeto 2) Usabilidade

1 Acadêmico do curso de Arquitetura e Urbanismo - 7º Período - UNIFENAS, Alfenas, MG
2 Orientador - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - UNIFENAS, Alfenas, MG
3 Orientadora - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - UNIFENAS, Alfenas, MG
4 Colaboradora - Arquiteto e Urbanista

Fonte Financiadora: Vidrominas; ErgoDomus.
  
Voltar