IX Simpósio de Pesquisa
XIII SEMIC - Seminário de Iniciação Científica da UNIFENAS
22 a 24 de outubro de 2014



A Avaliação Neuropsicológica na Compreensão da Dificuldade de Aprendizagem: um estudo de caso


REIS, Sarah Lopes; Discente do curso de Psicologia - Varginha
SOUZA, Alessandra Reis Pereira; Discente do curso de Psicologia - Varginha
SILVEIRA, Fernando José; Orientador(a)

Este estudo teve como objetivo demonstrar a relevância da avaliação neuropsicológica na compreensão das dificuldades de aprendizagem., por meio de um estudo de caso clínico.O trabalho foi realizado com o indivíduo intitulado como “J”, doze anos, aluno do 5º ano do ensino fundamental. Para obtenção dos resultados foram utilizados o WISC IV, PROLEC, FAS, Figuras de REY, RAVLT, Torre de Hanoy, BFP, HTP, Matrizes progressivas de RAVEN e As Pirâmides Coloridas de PhisterPor meio dos resultados obtidos, observou-se escores inferiores à media nos subtestes de inteligência, funções executivas, memorização episódica visual e de domínio acadêmico.Sendo assim, os dados deficitários demonstraram exclusão de hipótese de dificuldades na aprendizagem, favorecendo o diagnóstico de possíveis limitações intelectuais como um todo. Desse modo, ressalta-se a utilização dos testes como recurso preditivo na compreensão da dinâmica cognitiva, favorecendo a tomada de decisões e as possibilidades psicopedagógicas.
Palavras Chaves:  1) Avaliação Neuropsicológica 2) Dificuldade de Aprendizagem 3) Dinâmica Cognitiva
Fonte Financiadora: Finaciamento próprio e UNIFENAS



SIMPÓSIO DE PESQUISA, 9., 2014, SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 13., 2014, Alfenas.
Anais eletrônicos... SEMIC. Alfenas: UNIFENAS, 2014.
Disponível em: http://www.unifenas.br/semic
Versão on-line ISSN 1983-294X