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REIS, Sarah Lopes; Discente do curso de Psicologia - Varginha SOUZA, Alessandra Reis Pereira; Discente do curso de Psicologia - Varginha SILVEIRA, Fernando José; Orientador(a) |
Este estudo teve como objetivo demonstrar a relevância da avaliação neuropsicológica na compreensão das dificuldades de aprendizagem., por meio de um estudo de caso clínico.O trabalho foi realizado com o indivíduo intitulado como “J”, doze anos, aluno do 5º ano do ensino fundamental. Para obtenção dos resultados foram utilizados o WISC IV, PROLEC, FAS, Figuras de REY, RAVLT, Torre de Hanoy, BFP, HTP, Matrizes progressivas de RAVEN e As Pirâmides Coloridas de PhisterPor meio dos resultados obtidos, observou-se escores inferiores à media nos subtestes de inteligência, funções executivas, memorização episódica visual e de domínio acadêmico.Sendo assim, os dados deficitários demonstraram exclusão de hipótese de dificuldades na aprendizagem, favorecendo o diagnóstico de possíveis limitações intelectuais como um todo. Desse modo, ressalta-se a utilização dos testes como recurso preditivo na compreensão da dinâmica cognitiva, favorecendo a tomada de decisões e as possibilidades psicopedagógicas. |
Palavras Chaves: 1) Avaliação Neuropsicológica 2) Dificuldade de Aprendizagem 3) Dinâmica Cognitiva |
Fonte Financiadora: Finaciamento próprio e UNIFENAS |