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BISSON, Ana Carolina del Picchia; Discente do curso de Medicina - Bolsista: FAPEMIG GRACIANO, Miriam Monteiro de Castro; Orientador(a) |
1)Avaliar a qualidade do serviço oferecido aos idosos na APS em Alfenas. 2)Verificar presença de barreiras organizacionais e físicas que dificultem o acesso da pessoa idosa. 3)Observar existência de educação permanente em saúde, específicos em geriatria e gerontologia, para profissionais de atenção primária. 4)Observar matriz curricular de cursos da área da saúde. Pesquisa avaliativa de natureza mista, por triangulação de métodos (Minayo, 2008). A primeira etapa consistiu em estudo de inquérito, com profissionais da rede de atenção primária à saúde, no intuito de se avaliar presença, qualidade e efetividade de programas de educação permanente em Saúde do Idoso. Os dados foram coletados por meio de questionário estruturados, digitados e tabulados em excel e analisados em epi-info versão 3.5. A segunda parte, consistiu em observação direta do campo, registrada em diário e a terceira por meio de realização de grupo focal com coordenadores de cursos da área de saúde do município de Alfenas, gravada e transcrita na íntegra. Os dados qualitativos assim obtidos foram analisados por meio de análise de conteúdo (Bardin, 1977).Não foram detectados aparelhos destinados à avaliação global e funcional do idoso. Os idosos não possuem prioridade na marcação de consultas. Porém, foram identificadas poucas barreiras físicas. As UBS apresentam estrutura física adequada. Existem cursos de educação permanente, porém poucos e ineficientes. Percebeu-se que as instituições de ensino superior não incluem temas voltados a essa parcela populacional em sua matriz curricular, ou o fazem na forma de disciplinas isoladas e desconectada das demais, dificultando, assim, uma visão integral e multidisciplinar a respeito da saúde do idoso.A atenção à saúde do idoso na APS não cumpre as exigências legais. Embora existam programas de educação permanente nesta área, a maneira como é oferecida faz com que os profissionais de saúde não reconheçam sua importância nem entendam seus métodos, tornando-a ineficiente. Por fim, as matrizes curriculares dos cursos da saúde são ainda fragmentadas e não enfatizam o envelhecimento populacional. |
Palavras Chaves: 1) Saúde do Idoso 2) Atenção Primária à Saúde 3) Educação em Saúde |
Fonte Financiadora: FAPEMIG e UNIFENAS |