VII Simpósio de Pesquisa
XI SEMIC - Seminário de Iniciação Científica da UNIFENAS
24 a 26 de outubro de 2012



Reposição Enzimática para o Tratamento de Erro Inato do Metabolismo: um Relato de Caso


TEIXEIRA, Aline Stivanin; Discente do curso de Medicina
VIEIRA, Eduardo de Oliveira; Discente do curso de Medicina
SILVEIRA, Leandro Henrique Avila; Discente do curso de Medicina
SILVEIRA, Monique Magalhaes; Discente do curso de Medicina
SOARES, Marcella Maria; Discente do curso de Medicina
BUENO, Adrian Nogueira; Orientador(a)

A Mucopolissacaridose (MPS) do tipo I é um Erro Inato do Metabolismo caracterizado por deficiência genética autossômica recessiva da enzima alfa-L-iduronidase que promove acúmulo de glicosaminoglicanos (GACs) no organismo em geral. É classificada em forma severa (Hurler) e em forma atenuada (Hurler-Scheie e Scheie). O objetivo deste trabalho foi apresentar um raro caso de MPS I atenuada.F.G.G. , natural de Minas Gerais, leucoderma, 24 anos. Familiares notaram primeiras manifestações clínicas durante o período pré-escolar, quando iniciou mãos em garra, com déficit motor e alteração na deambulação, com enrijecimento dos membros inferiores e superiores, atraso no desenvolvimento ósseo, refletindo em baixa estatura. Aos 8 anos de idade, a família procurou auxílio médico, porém abandonou o tratamento. Em abril de 2012, foi encaminhado ao HUAV, onde a dosagem da enzima alfa-L-Iduronidase confirmou o diagnóstico. Foi prescrito esquema de enzimaterapia com laronidase.
A MPS I é uma doença rara e devido ao comprometimento artropático faz diagnóstico diferencial principalmente com a artrite reumatóide. A MPS I ainda não conta com um tratamento curativo. Tradicionalmente, a terapêutica é sintomático. A reposição enzimática se mostra promissora. Estudos mostram eficácia terapêutica, tolerabilidade e segurança da laronidase. Porém o alto custo desse tratamento aliado a escassez de estudos que validam o custo-benefício do tratamento, bem como avaliam efeitos adversos a longo prazo, têm limitado seu uso.
O tratamento é multidisciplinar. Além disso, é necessário o investimento em políticas públicas para angariar recursos distribuídos por planejamento estratégico para que as vítimas de doenças raras possam se beneficiar dos tratamentos atuais, que mostram controle dos sintomas e segurança no uso, melhorando assim, sua qualidade de vida.
Palavras Chaves:  1) Erros Inatos do Metebolismo 2) Mucopolissacaridose tipo I 3) Laronidase
Fonte Financiadora: UNIFENAS



SIMPÓSIO DE PESQUISA, 7., 2012, SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 11., 2012, Alfenas.
Anais eletrônicos... SEMIC. Alfenas: UNIFENAS, 2012.
Disponível em: http://www.unifenas.br/semic
Versão on-line ISSN 1983-294X