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FERREIRA, Maria Cecilia do Prado; Discente do curso de Psicologia OLIVEIRA, Ana Francisca de; Orientador(a) |
A presente pesquisa visa verificar a relação entre os instrumentos psicológicos utilizados na avaliação de crianças com suspeita de dislexia e as alterações neurológicas, orgânicas do transtorno, contribuindo assim para futuras avaliações neuropsicológicas.A partir do estudo de caso de um menino disléxico, em que foram utilizados o DSM IV, Escala de Inteligência Wechsler para Crianças - WISC-III, Teste Wisconsin de Classificação de Cartas - WCST, Teste de Atenção por Cancelamento, Teste D2, Teste Gestáltico Visomotor de Bender - B-SPG, Teste de Competência de Leitura de Palavras e Pseudopalavras - TCLPP, Teste de Consciência Fonológica – CONFIAS, Torre de Hanoi, Teste de Discriminação Fonológica e avaliação de leitura, escrita e soletração, o presente trabalho pretendeu confrontar os dados quantitativos proporcionados por estes instrumentos com uma análise qualitativa resultante de pesquisa bibliográfica sobre as bases orgânicas do transtorno.Os resultados parciais obtidos foram que o processo neurobiológico da leitura nos disléxicos ocorre de forma diferente dos não-disléxicos. O diagnóstico em dislexia é multidisciplinar e de exclusão, incluindo avaliações de áreas sensoriais, intelectual, perceptivo- motora, funções executivas, consciência fonológica, leitura e escrita entre outras. |
Palavras Chaves: 1) Dislexia 2) Avaliação Neuropsicológica 3) Instrumentos psicológicos |
Fonte Financiadora: UNIFENAS |