VII Simpósio de Pesquisa
XI SEMIC - Seminário de Iniciação Científica da UNIFENAS
24 a 26 de outubro de 2012



Avaliação Cognitiva no Autismo


SOUSA, Vanessa de; Discente do curso de Psicologia
ALCANTARA, Isabela Giusto; Discente do curso de Psicologia
OLIVEIRA, Ana Francisca de; Orientador(a)

O autismo é reconhecido como uma desordem neurológica de causa ainda imprecisa. Estudos afirmam que várias habilidades cognitivas parecem estar prejudicadas, entre elas a capacidade de planejamento, memória de trabalho, flexibilidade mental, iniciação e monitoramento de ações. A presente pesquisa pretende investigar instrumentos que possam avaliar as funções cognitivas no autista.Partindo de pesquisa bibliográfica este artigo fornece uma visão geral sobre as possibilidades de instrumentos para avaliar o funcionamento cognitivo de crianças com suspeita de autismo.Os resultados parciais desta pesquisa apontam para a viabilidade do uso de alguns instrumentos que possibilitam a avaliação de funções cognitivas comprometidas no autismo. Para a avaliação da flexibilidade mental, considera-se adequado o Teste Wisconsin de Classificação de Cartas (WCST). A Torre de Hanói é indicada para a avaliação das habilidades executivas de elaboração de estratégia e planejamento. A utilização do WISC III, subtestes dígitos e aritmética é apontada como apropriada para avaliação da memória de trabalho.Verificou-se a disponibilidade de instrumentos que possibilitam a avaliação de aspectos cognitivos considerados fundamentais no estudo do autismo. Admitindo a carência de escalas, validadas e normatizadas, para a avaliação do autismo no Brasil, a proposição de instrumentos que avaliem o funcionamento cognitivo de indivíduos acometidos por este transtorno pode contribuir para avaliações futuras.
Palavras Chaves:  1) Autismo 2) Funcionamento Cognitivo 3) Instrumentos
Fonte Financiadora: UNIFENAS



SIMPÓSIO DE PESQUISA, 7., 2012, SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 11., 2012, Alfenas.
Anais eletrônicos... SEMIC. Alfenas: UNIFENAS, 2012.
Disponível em: http://www.unifenas.br/semic
Versão on-line ISSN 1983-294X