VII Simpósio de Pesquisa
XI SEMIC - Seminário de Iniciação Científica da UNIFENAS
24 a 26 de outubro de 2012



ESTRUTURAS FOLIARES DE Eugenia uniflora (L.) (Myrtaceae) E SUA RELAÇÃO COM A PROSPECÇÃO DE SUBSTÂNCIAS COM POTENCIAL MEDICINAL.


DIAS, Milana Isabel Aparecida; Discente do curso de Farmacia - Divinopolis
MOURA, Cinthia da Silva; Orientador(a)

A Pitangueira ou Pitanga (Eugenia uniflora L.) é uma planta medicinal utilizada popularmente no centro-oeste mineiro como anti-hipertensivo, diurético e adstringente, além de inibir o crescimento de algumas bactérias. O objetivo deste trabalho foi identificar características da anatomia foliar da Pitangueira a fim de subsidiar futuros trabalhos com prospecção medicinal.O material -as folhas da pitangueira- foi coletado no município de Oliveira, Minas Gerais, e fixado em álcool 70% durante 24 horas. Foram realizados cortes paradérmicos a mão livre e utilizou-se safranina e fucsina como corantes.
Observamos na face abaxial a presença de estômatos predominantemente anomocíticos. Essas folhas são hipoestomáticas o que é um parâmetro taxonômico, próximos a estes identificamos cavidades secretoras subepidérmicas no mesofilo que em Myrtaceae são típicas. As cavidades secretoras são estruturas constituídas principalmente por óleos essenciais, dando odor característico a folha da Pitangueira.As características da anatomia foliar de pitangueira foram relacionadas à produção de óleos essências a partir desta espécie, com o intuito de de subsidiar futuros trabalhos com prospecção medicinal.
Palavras Chaves:  1) farmacobotânica 2) cerrado 3) atividade microbiológica
Fonte Financiadora: UNIFENAS



SIMPÓSIO DE PESQUISA, 7., 2012, SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 11., 2012, Alfenas.
Anais eletrônicos... SEMIC. Alfenas: UNIFENAS, 2012.
Disponível em: http://www.unifenas.br/semic
Versão on-line ISSN 1983-294X