VII Simpósio de Pesquisa
XI SEMIC - Seminário de Iniciação Científica da UNIFENAS
24 a 26 de outubro de 2012



Terapia Cognitivo-Comportamental: um olhar sobre o tratamento infantil


RODRIGUES, Pâmela Batista; Discente do curso de Psicologia - Varginha
SCALIONI, Yamê Ribeiro Lessa; Discente do curso de Psicologia - Varginha
OLIVEIRA, Jaqueline Aparecida; Discente do curso de Psicologia - Varginha
DELFINO, Lilian Mara; Discente do curso de Psicologia - Varginha
RIBEIRO, Denise Costa; Orientador(a)
CARNEIRO, Liliane Félix; Discente do curso de Psicologia - Varginha

O presente estudo propõe fazer uma revisão bibliográfica sobre Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) para crianças. Para tanto, buscou-se explanar sobre a fundamentação teórica, levantar a eficácia e as principais técnicas da TCC nesse contexto.Para consecução do levantamento de publicações deste trabalho, foram analisados 44 artigos. Dentre esses 34 (77,27%) foram publicações nacionais e 10 (22,72) internacionais. No que tange ao tipo de publicação: 23 (52,27%) foram artigos de periódicos científicos, 5 (11,36%) foram textos publicados em sites, 15 (34,09%) foram capítulos de livros e apenas 1 (2,27%) foi de anais de eventos científicos.Na TCC a participação dos pais no tratamento psicológico infantil é fundamental, pois fazem parte do contexto mais significativo da vida da criança e oferecem consequências para a manutenção dos comportamentos das mesmas. As técnicas mais utilizadas na clínica são: treinamento de pais, reforço seletivo e elogios ao comportamento apropriado, modelagem e modelação, exposição imaginária e ao vivo, relaxamento e técnica de economia de fichas. Cabe destacar ainda que tanto nas publicações nacionais quanto internacionais, as pesquisas apontam para a eficácia da TCC em diferentes demandas infantis.Pode-se concluir que TCC é uma abordagem com várias técnicas para o manejo de problemas infantis. Ademais a participação dos pais é de fundamental importância para modificação comportamental dos filhos. Cabe ressaltar a defasagem de artigos que abordem a TCC para crianças e a parceria com escola, por se tratar de mais uma ambiente de modificação de comportamentos infantis inadequados.

Palavras Chaves:  1) Terapia Cognitivo-comportamental 2) Clínica infantil 3) Psicoterapia
Fonte Financiadora: UNIFENAS



SIMPÓSIO DE PESQUISA, 7., 2012, SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 11., 2012, Alfenas.
Anais eletrônicos... SEMIC. Alfenas: UNIFENAS, 2012.
Disponível em: http://www.unifenas.br/semic
Versão on-line ISSN 1983-294X