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RODRIGUES, Pâmela Batista; Discente do curso de Psicologia - Varginha SCALIONI, Yamê Ribeiro Lessa; Discente do curso de Psicologia - Varginha OLIVEIRA, Jaqueline Aparecida; Discente do curso de Psicologia - Varginha DELFINO, Lilian Mara; Discente do curso de Psicologia - Varginha RIBEIRO, Denise Costa; Orientador(a) CARNEIRO, Liliane Félix; Discente do curso de Psicologia - Varginha |
O presente estudo propõe fazer uma revisão bibliográfica sobre Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) para crianças. Para tanto, buscou-se explanar sobre a fundamentação teórica, levantar a eficácia e as principais técnicas da TCC nesse contexto.Para consecução do levantamento de publicações deste trabalho, foram analisados 44 artigos. Dentre esses 34 (77,27%) foram publicações nacionais e 10 (22,72) internacionais. No que tange ao tipo de publicação: 23 (52,27%) foram artigos de periódicos científicos, 5 (11,36%) foram textos publicados em sites, 15 (34,09%) foram capítulos de livros e apenas 1 (2,27%) foi de anais de eventos científicos.Na TCC a participação dos pais no tratamento psicológico infantil é fundamental, pois fazem parte do contexto mais significativo da vida da criança e oferecem consequências para a manutenção dos comportamentos das mesmas. As técnicas mais utilizadas na clínica são: treinamento de pais, reforço seletivo e elogios ao comportamento apropriado, modelagem e modelação, exposição imaginária e ao vivo, relaxamento e técnica de economia de fichas. Cabe destacar ainda que tanto nas publicações nacionais quanto internacionais, as pesquisas apontam para a eficácia da TCC em diferentes demandas infantis.Pode-se concluir que TCC é uma abordagem com várias técnicas para o manejo de problemas infantis. Ademais a participação dos pais é de fundamental importância para modificação comportamental dos filhos. Cabe ressaltar a defasagem de artigos que abordem a TCC para crianças e a parceria com escola, por se tratar de mais uma ambiente de modificação de comportamentos infantis inadequados. |
Palavras Chaves: 1) Terapia Cognitivo-comportamental 2) Clínica infantil 3) Psicoterapia |
Fonte Financiadora: UNIFENAS |