X Simpósio de Pesquisa
XIV SEMIC - Seminário de Iniciação Científica da UNIFENAS
21 a 23 de outubro de 2015



CISTO EPIDERMÓIDE - RELATO CASO CLÍNICO

Adriano Donizetti Pereira; Eduardo Pereira Guimarães

Objetivo foi relato de um caso clínico de Cisto Epidermóide em mucosa Jugal.O cisto epidermóide é um cisto cutâneo de desenvolvimento que se apresenta preenchido por queratina e limitado por epitélio escamoso estratificado, sendo este semelhante à epiderme.
Origina-se a partir da hiperplasia do epitélio infundibular, como consequência de um processo inflamatório no folículo piloso, podendo ocorrer isoladamente ou na forma multifocal. Os cistos epidermóides são mais frequentes em jovens do gênero masculino, situando-se entre cerca de 79% dos cistos cutâneos que acometem o ser humano. Clinicamente, apresentam-se como nódulos subcutâneos móveis e flácidos, prevalecendo nas regiões de face e pescoço.
Relato o caso clínico do paciente J. S. N., 26 anos de idade, gênero masculino, leucoderma, natural de Machado, MG, que compareceu à Clínica Odontológica da UNIFENAS Câmpus Varginha queixando-se de um edema na região de mucosa jugal esquerda com evolução de 7 meses sem sintomatologia. Optou-se por uma biópsia incisional, mas devido a individualização da lesão e fácil acesso foi realizada a exérese da lesão.
Os fragmentos da lesão foram enviados para análise histopatológica com determinação do diagnóstico definitivo de cisto epidermóide. O tratamento da lesão foi a própria exérese realizada no momento da biópsia. O paciente segue acompanhamento desde então, não apresentando sinais de recidiva da lesão.

 




SIMPÓSIO DE PESQUISA, 10., 2015, SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 14., 2015, Alfenas.
Anais eletrônicos... SEMIC. Alfenas: UNIFENAS, 2015.
Disponível em: http://www.unifenas.br/semic
Versão on-line ISSN 1983-294X