CISTO FOLICULAR INFLAMATÓRIO: REVISÃO DE LITERATURA E RELATOS DE CASOS CLÍNICOS.
Flaviane de Fátima Silva; Eduardo Pereira Guimarães
O Cisto Folicular Inflamatório é um cisto odontogênico benigno que tem origem nos remanescentes epiteliais da lâmina dentária, onde a necrose de um dente decíduo é responsável por provocar uma infecção no periápice que estimulará o crescimento do capuz pericoronário do dente permanente sucessor.
Considerado uma variação do cisto dentígero, afeta principalmente primeiros pré-molares i nferiores e incisivos superiores, e as crianças entre a primeira e início da segunda décadas de vida são mais acometidas. Radiograficamente se mostra como uma lesão unilocular, radiolúcida e de limites bem definidos, que envolve a coroa do dente permanente incluso na junção amelocementária. Clinicamente pode apresentar sintomatologia e abaulamento da cortical óssea, embora não seja via de regra que tais sinais estejam presentes.
Comumente é encontrado em radiografias de rotina e seu diagnóstico se dá principalmente por exame histopatológico, onde a principal característica é a presença de intenso infiltrado inflamatório. Dentre os tratamentos propostos, podemos citar a exodontia do dente decíduo seguida de marsupialização, descompressão ou enucleação da lesão.
O objetivo deste trabalho é relatar três casos de pacientes com idades entre sete e dez anos, diagnosticados com cisto folicular inflamatório e a conduta de tratamento adotada, bem como fazer uma revisão de liter atura abordando os aspectos relacionados à etiologia, epidemiologia, características clínicas, radiográficas, histopatológicas, diagnóstico, tratamento e prognóstico para esta patologia.
|