VI Simpósio de Pesquisa
X SEMIC - Seminário de Iniciação Científica da UNIFENAS
26 a 28 de outubro de 2011



DUPLA VIA DE SAÍDA DE VENTRÍCULO DIREITO - TAUSSIG-BING: RELATO DE CASO


LEITE, Heloiza Arrais Bandeira Tavares; Discente do curso de Medicina- Alfenas
BRAGA, Aline Marina Marcondes; Discente do curso de Medicina- Alfenas
TEIXEIRA, Aline Stivanin; Discente do curso de Medicina- Alfenas
TELLES, Fernanda Porsch; Discente do curso de Medicina- Alfenas
FRANCA, Marcello Otavio Teixeira; Orientador(a)
OLIVEIRA, Rodrigo Liberato de; Orientador(a)

Introdução: Dupla via de saída de ventrículo direito (DSVD) comporta um grupo de defeitos congênitos cianogênicos com amplo espectro anatômico. As alterações fisiopatológicas incluem diferentes graus de cianose e hiperfluxo pulmonar, e há a possibilidade de defeitos associados. Helen Taussig e Richard Bing, em 1949, descreveram um subtipo de DSVD na qual os grandes vasos estão em transposição, com defeito septal interventricular obrigatório situado em posição subpulmonar. O presente trabalho relata o caso de um recém-nascido admitido na UTI pediátrica do Hospital Universitário Alzira Velano.
Relato de caso: Paciente nascido de parto cesáreo a termo, evoluiu com dispnéia precoce. Com 17 dias de vida, foi encaminhado à UTI pediátrica em insuficiência respiratória, com suspeita de pneumonia. Raio X de tórax evidenciou cardiomegalia, hiperfluxo pulmonar e pedículo estreito. Eletrocardiograma mostrou sobrecarga importante de ventrículo direito. O Ecocardiograma comprovou a cardiopatia congênita caracterizada por dupla via de saída de ventrículo direito; transposição dos grande vasos; coarctação de aorta grau importante; CIV subpulmonar (5mm) e CIA tipo FOP, medindo 8mm (não restritiva). Como medidas terapêuticas procedeu-se a intubação orotraqueal com ventilação mecânica, introdução de drogas vasoativas, diurético, prostaglandina E1 e sedação.
Conclusões: Defeitos cardíacos congênitos fazem parte do dia a dia do neonatologista e devem figurar na lista de diagnósticos diferenciais de todo recém-nascido com evolução hemodinâmica desfavorável. Cardiopatias complexas como DSVD tipo Taussig-Bing representam desafio ainda maior, pelo amplo espectro fisiopatológico. As medidas terapêuticas devem ser avaliadas caso a caso e dependem do detalhamento anatômico individual.
Palavras Chaves:  1) TAUSSIG-BING 2) DSVD 3) CIA
Fonte Financiadora: UNIFENAS



SIMPÓSIO DE PESQUISA, 6., 2011, SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 10., 2011, Alfenas.
Anais eletrônicos... SEMIC. Alfenas: UNIFENAS, 2011.
Disponível em: http://www.unifenas.br/pesquisa
Versão on-line ISSN 1983-294X e em CD-rom ISSN 1983-2931