VI Simpósio de Pesquisa
X SEMIC - Seminário de Iniciação Científica da UNIFENAS
26 a 28 de outubro de 2011



TRATAMENTO DE OCLUSÃO AGUDA DE AORTA ABDOMINAL POR ÊMBOLO “EM SELA” COM EMBOLECTOMIA E ENDARTERECTOMIA


CARVALHO, Joao Batista Vieira de; Orientador(a)
HADDAD, Barbara Mendes; Discente do curso de Medicina- Alfenas
FREITAS, Carla Maiolini de; Discente do curso de Medicina- Alfenas
BECCI, Fernanda de Oliveira; Discente do curso de Medicina- Alfenas

Objetivo:Relatar caso de embolia “em sela” com obstrução da aorta abdominal tratado com embolectomia e endarterectomia cirúrgica.
Introdução: A oclusão aguda da aorta terminal é grave e de alta morbimortalidade (30-60%). Essa condição pode ser ocasionada por trombose da superfície de uma placa aterosclerótica, êmbolo ou oclusão de enxerto arterial prévio.Em 80 % dos casos de embolia a origem do êmbolo é o coração, placas ateroscleróticas (5%), doença aneurismática aórtica e periférica (5%) e criptogenética (5%).O tratamento é cirúrgico e de emergênicia.A síndrome de reperfusão e a SIRS constituem importantes causas de óbito.O tratamento é cirúrguco e de emergência.
Material e método: Apresentamos caso de embolia em aorta abdominal tratado com cirurgia direta(embolectomia e endarterectomia). Paciente J.S.P, 69 anos, sexo masculino, encaminhado ao Hospital Universitário Alzira Vellano dia 06/08/2009, com dor abdominal de forte intensidade irradiando para os M.M.I.I. associada a paresia e parestesia. Hipertenso lem uso de captopril e AAS. Ao exame, estado geral regular, hipocorado(**/****), desidratado(*/****), sudoréico, pele fria, pulsos radiais filiformes, dispnéico, respiração tóraco-abdominal, consciente, orientado, PA 130X80 mmHg,FC 80bpm,FR 35irpm.Apresentando cicatriz de esternotomia de CRVM prévia, bulhas arrítmicas. Abdome distendido, peristaltismo presente, cianose em hipo e mesogástrio.Membro inferior esquerdo pálido e direito cianótico, pulsos ausentes bilaterais, presença de cicatriz de safenectomia e mancha equimótica medial em coxa direita. Solicitado internação, hemograma,RX,ECG e avaliação da cirurgia vascular. Conduzido ao bloco cirúrgico foi submetido ao acesso bilateral em femorais, reconstrução ilíaca direita, laparostomia, acesso aórtico abdominal, retirada de trombo em sela de aorta abdominal endarterectomia com reperfusão dos membros inferiores. Deu entrada no CTI em 06/08/2009, inicialmente com estabilidade porém posteriormente evoluiu com bradicardia, parada cardiorrespiratória e óbito.
Discussão e conclusão: Paciente foi submetido a tratamento cirúrgico de emergência porém embora a retirada do êmbolo tenha sido tecnicamente possível evoluiu para o óbito em UTI em conseqüência das comorbidades. Dentre as complicações incluem as de origem cardíaca (Infarto agudo do mjiocárdio), a síndrome de reperfusão e a SIRS com liberação na circulação sistêmica após a reperfusão de metabólicos ácidos e de produtos de destruição muscular, causando uma acidose metabólica profunda de difícil controle clínico.
Palavras Chaves:  1) Embolectomia 2) Endarterectomia 3) Embolia aorta abdominal
Fonte Financiadora: UNIFENAS



SIMPÓSIO DE PESQUISA, 6., 2011, SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 10., 2011, Alfenas.
Anais eletrônicos... SEMIC. Alfenas: UNIFENAS, 2011.
Disponível em: http://www.unifenas.br/pesquisa
Versão on-line ISSN 1983-294X e em CD-rom ISSN 1983-2931