VI Simpósio de Pesquisa
X SEMIC - Seminário de Iniciação Científica da UNIFENAS
26 a 28 de outubro de 2011



A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO EM TRÊS APAES NO SUL DE MINAS GERAIS


CARVALHO, Suelen Alves de; Discente do curso de Enfermagem Noite Varginha
MOUTY, Caroliny Trezza; Discente do curso de Enfermagem Noite Varginha
ALFREDO, Evellin Ribeiro; Orientador(a)

A APAE é uma sociedade civil de caráter filantrópico que tem como objetivo oferecer um atendimento especializado às pessoas com deficiência mental e múltipla (APAE, 2011). Este atendimento pode ser classificado como uma situação diagnóstica, caracterizada por uma relação de ajuda, na qual o paciente necessita do profissional para a resolução de uma situação de crise.
A atuação do profissional enfermeiro na APAE desenvolve um trabalho relevante no atendimento a pessoas com deficiência. Percebendo-se a carência no atendimento do profissional enfermeiro na assistência às crianças da APAE, este trabalho visa explorar a importância do enfermeiro com o atendimento as crianças especiais abordando os cuidados, a prevenção e a qualidade de vida das mesmas; a atenção sutil do desvio no desenvolvimento da criança e as dificuldades encontradas pelo enfermeiro na detecção do comportamento contribuindo com isso para a mudança e orientação dos pacientes e das famílias atendidas.
O Curso de Enfermagem tem um importante papel na construção de alternativas de cuidado em saúde que incluam os sujeitos com necessidades especiais. A inclusão da APAE na discussão e formação do enfermeiro contribuirá para uma inserção profissional comprometida com a mudança do modelo assistencial em saúde.
O enfermeiro, estando atento a todas as comunicações e expressões de comportamento da criança e dos seus pais, além de ouvi-los, pode ajudá-los a tomar consciência de sua problemática, incentivando-os a examinar as possibilidades e a adequação dos recursos pessoais, familiares, sociais e terapêuticos disponíveis.
A proximidade com esta área de estudo, o contato direto com um familiar autista, e o incentivo gerado pelos profissionais que trabalham com crianças especiais, pessoas iluminadas e dignas de um ser humano melhor, com um brilho interior por terem sido escolhidas para trabalharem com estes seres tão especiais, foram os fatores decisivos para a definição deste tema.
Palavras Chaves:  1) Atendimento às crianças especiais 2) APAE 3) Melhoria na qualidade
Fonte Financiadora: UNIFENAS



SIMPÓSIO DE PESQUISA, 6., 2011, SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 10., 2011, Alfenas.
Anais eletrônicos... SEMIC. Alfenas: UNIFENAS, 2011.
Disponível em: http://www.unifenas.br/pesquisa
Versão on-line ISSN 1983-294X e em CD-rom ISSN 1983-2931