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ALVARENGA, Artemis Marques; Orientador(a) RIBEIRO, Eugênia Domingueti Rabelo; Discente do curso de Psicologia - Varginha |
Teve-se como objetivos a promoção da interação social, a autonomia e a oferta de estímulos adequados de acordo com as necessidades e especificidades das crianças. Foi realizado com os 3º e 4º anos de uma escola para criança com necessidades especiais, situada em Varginha.Participaram da pesquisa crianças com idades entre 10 e 13 anos, sendo os encontros semanais. Foram realizados 10 encontros entre os meses de fevereiro a junho de 2016, abordando os seguintes temas: Desenvolvimento da percepção corporal, Desenvolvimento da Percepção Espacial, Controle espacial, Coordenação Motora Fina, Lateralidade, Contar e recontar histórias, Percepção de texturas, sabor e sons.Os resultados obtidos através das atividades foram satisfatórios pois além de despertar interesse das turmas, proporcionaram grande benefício do ponto de vista físico, intelectual e social. As intervenções potencializaram as habilidades sociais das crianças, a melhora das relações interpessoais, contribuindo para melhor qualidade de vida e autonomia de cada uma. As intervenções mostraram que a educação especial não deve ser somente inclusiva, ela precisa dar a possibilidade para as pessoas desenvolverem suas potencialidades, respeitando suas condições cognitivas, afetivas e sociais.A psicologia escolar proporcionou aos alunos maior autonomia e melhora na convivência entre o grupo, pois o maior desafio das crianças portadoras de necessidades especiais é a inclusão, em que muitas vezes seus desejos e escolhas são negligenciados por todos. |
Palavras Chaves: 1) psicologia escolar 2) necessidades especiais 3) desenvolvimento de habilidades |
Fonte Financiadora: UNIFENAS |