XI Simpósio de Pesquisa
XV SEMIC - Seminário de Iniciação Científica da UNIFENAS
19 a 21 de outubro de 2016



FORMAS DE ENVELHECER


ALVARENGA, Artemis Marques; Orientador(a)
CASTRO, Isabella Fonseca; Discente do curso de Psicologia - Varginha
OLIVEIRA, Bárbara Aldlin de; Discente do curso de Psicologia - Varginha

Este estudo descreve a experiência de estágio em Psicologia Social, realizado no Recanto Criança Feliz, um espaço filantrópico da paróquia Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Varginha destinado aos idosos. A intervenção objetivou a valorização e a disseminação da cultura do envelhecimento saudável, amplamente difundido nos trabalhos realizados com idosos.O estágio foi realizado por meio de atividades lúdicas, rodas de conversa, reuniões de convivência e dinâmicas, promoção de um espaço de resgate e socialização da memória, por meio da transmissão cultural e histórica de suas reminiscências. Ressalta-se a importância da realização de tais atividades, proporcionando ao idoso um meio privilegiado onde obtém-se bem-estar físico e psicológico. O estágio foi estruturado em 10 encontros, em que levamos brincadeiras, dinâmicas, rodas de conversas e jogos que estimulam os mecanismos cognitivos.Os resultados confirmaram a importância da realização do trabalho com idosos, uma vez que além de proporcionar momentos prazerosos e retirar o idoso da ociosidade, envolvem questões importantes como estímulo dos mecanismos cognitivos (memória, atenção, percepção, raciocínio, julgamento, criatividade), integração intra e interpessoal, e possibilita o estímulo dos movimentos motores.Conclui-se assim, que existe uma exacerbada demanda na realização de atividades voltadas para a terceira idade, uma vez que esta população é necessitada de atenção, afeto e convivência.
Palavras Chaves:  1) idosos 2) Psicologia Social 3) envelhecimento saudável
Fonte Financiadora: UNIFENAS



SIMPÓSIO DE PESQUISA, 11., 2016, SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 15., 2016, Alfenas.
Anais eletrônicos... SEMIC. Alfenas: UNIFENAS, 2016.
Disponível em: http://www.unifenas.br/semic
Versão on-line ISSN 1983-294X