XI Simpósio de Pesquisa
XV SEMIC - Seminário de Iniciação Científica da UNIFENAS
19 a 21 de outubro de 2016



Bullyng no ambiente escolar


FELIZALI, Jéssyka Tavares M Raso; Discente do curso de Psicologia - Varginha
SIMÃO, Ana Paula Conceição Diniz; Discente do curso de Psicologia - Varginha
FERREIRA, Silmara; Discente do curso de Psicologia - Varginha
BUENO, Flaviana Néias; Orientador(a)

Sendo o bullying um problema que acontece de forma recorrente nas escolas, verificou se a importância de abranger este tema junto aos alunos do quinto ano do ensino fundamental. O bullying escolar é a forma mais frequente de violência juvenil e representa fator de risco para a delinquência, o que enseja uma análise criteriosa sobre este fenômeno.Aplicação da dinâmica auto retrato, apresentação do vídeo de animação: "Que papo é esse de bullying?
Discussão sobre o tema.
Apresentação da matéria: "Alunos que tentam superar o bullying."
Finalização com a dinâmica do papel amassado.Após o encontro foi percebido uma mudança de atitudes na forma de tratamento entre os alunos do quinto ano.Podemos concluir que falar sobre o bullying é uma forma de ajudar as vítimas que na maioria das vezes silenciam mediante a inúmeras formas de violência ocasionadas por este ato.A conscientização deste ato e suas consequências é indispensável para toda sociedade.
Palavras Chaves:  1) Bullying 2) Escola 3) Alunos
Fonte Financiadora: UNIFENAS



SIMPÓSIO DE PESQUISA, 11., 2016, SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 15., 2016, Alfenas.
Anais eletrônicos... SEMIC. Alfenas: UNIFENAS, 2016.
Disponível em: http://www.unifenas.br/semic
Versão on-line ISSN 1983-294X