XI Simpósio de Pesquisa
XV SEMIC - Seminário de Iniciação Científica da UNIFENAS
19 a 21 de outubro de 2016



Gênero e sexualidade nas escolas de ensinos fundamental e médio


ALVARENGA, Artemis Marques; Orientador(a)
RIBEIRO, Eugênia Domingueti Rabelo; Discente do curso de Psicologia - Varginha
ASSIS, Claudia Silva de; Discente do curso de Psicologia - Varginha
GOULART, Karen Aparecida; Discente do curso de Psicologia - Varginha

Discutir e problematizar questões referentes a gênero e sexualidade no âmbito escolar no I Workshop “Desafios de ser professor no século XXI”, destinados aos professores de ensino fundamental e médio de Varginha e região.Foram realizados 2 encontros destinados a dois grupos diferentes inscritos na roda de conversa “Gênero e identidade: muito além da questão homem-mulher”. Em um primeiro momento, foi explanado sobre gênero e sexualidade com base em Louro (2014), depois o vídeo “Minha vida de João” foi assistido e por fim, incentivado por Mitos e Verdades sobre gênero e sexualidade (CFP, 1999; CFP, 2011) abriu-se para uma discussão com os professores presentes. Ao final, foi entregue um texto intitulado “Apontamentos sobre a postura do educador para assuntos referentes à sexualidade e gênero”, com excertos retirados dos “Parâmetros Curriculares Nacionais: orientação sexual”.Foi verificado que há um impacto e desconforto em relação à proposta de discussão de verdades construídas sócio e historicamente como padrões de comportamento para meninos e meninas e também em relação à heteronormatividade. Em relação aos mitos mais discutidos foram o “ser homossexual, bissexual e transexual é uma opção”, “falar de sexualidade nas escolas pode incentivar a sexualidade dos estudantes” e “a veiculação de casais gays nas mídias (TV, Facebook e outros) faz com que jovens e crianças se tornem gays”.Conclui-se que ainda há desconhecimento sobre o tema por parte da maioria dos professores o que aponta para a necessidade de haver espaços de discussão nas escolas de ensino fundamental e médio. A informação ajuda a diminuir os preconceitos, a tornar as pessoas mais livres das imposições sociais, além de prevenir a gravidez indesejada, o a infecção pelo HIV entre os jovens e o abuso sexual.
Palavras Chaves:  1) gênero 2) sexualidade 3) escolas ensinos fundamental e médio
Fonte Financiadora: UNIFENAS



SIMPÓSIO DE PESQUISA, 11., 2016, SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 15., 2016, Alfenas.
Anais eletrônicos... SEMIC. Alfenas: UNIFENAS, 2016.
Disponível em: http://www.unifenas.br/semic
Versão on-line ISSN 1983-294X