Arquitetura e Urbanismo Câmpus Alfenas




Sobre o Curso

  • Duração do curso: 10 semestres
  • Período: Diurno e Noturno
  • Câmpus: Alfenas

CONTATO
Curso de Arquitetura - Câmpus Alfenas
E-mail: arquitetura.alfenas@unifenas.br
Telefone: (35) 3299-3226
Endereço: Rodovia MG 179, Km 0, Trevo
CEP 37132-440

COORDENAÇÃO
A profissão

A Arquitetura existe desde que o homem sentiu a necessidade de ter um teto para se abrigar e se proteger. O curso de Arquitetura une a formação artística e humana com disciplinas exatas. A carreira tem perfil generalista. Arquitetos trabalham com planejamento, acompanhamento de obras, projetos, arquitetura de interior, urbanismo, paisagismo e outras funções.


O mercado de trabalho

O profissional graduado no curso de Arquitetura e Urbanismo está apto a projetar, coordenar e gerenciar construções, reformar espaços internos e externos, determinar os materiais utilizados na obra, sempre levando em consideração a disposição dos objetos, a funcionalidade do imóvel, trabalhar questões quanto a iluminação, ventilação, insolação, apresentar estratégias edificantes sustentáveis, realizar paisagismo e propostas urbanísticas através do desenho de espaços que fundamentem o crescimento, racionalização e humanização das cidades. O mercado de trabalho para o profissional formado em Arquitetura encontra-se em expansão no país e no mundo, em especial na área da construção civil. No setor público também tem aumentado a procura por arquitetos. As regiões que mais oferecem vagas para esse profissional, no Brasil, são a Sudeste e a Sul.


Sustentabilidade

A sustentabilidade é muito mais que uma tendência: é uma necessidade. Para a arquitetura do futuro a tecnologia, a sustentabilidade e a qualidade de vida são questões essenciais. O arquiteto é o profissional encarregado de usar a mistura de arte, senso prático e técnica para fazer essa transição para um novo tempo, mais bonito, funcional e integrado à natureza.



Monitoria

O Programa Institucional de Monitoria compreende um conjunto de atividades acadêmicas exercidas por estudante de graduação e que tem por finalidade contribuir para sua formação integrada.
O monitor exerce suas atribuições sob a orientação do professor responsável pela disciplina ou unidade curricular.
O exercício da Monitoria é voluntário e pode ser remunerado.
A monitoria deverá ser exercida em horário que não coincida com o das disciplinas ou unidades curriculares nas quais o estudante monitor se encontrar matriculado ou com o de outras atividades necessárias a sua formação acadêmica.
O Programa possibilita a participação de estudantes na iniciação à prática docente, contribuindo para o desenvolvimento de competências próprias da atividade pedagógica.
Para participar do Programa Institucional de Monitoria da UNIFENAS, consulte o Coordenador do seu curso.


Atividades Integradoras

As Atividades Integradoras constituem inovações pedagógicas cuja finalidade é alterar a concepção dos cursos, tornando-os mais próximos das relações práticas da vida profissional e da realidade social brasileira.
As Atividades Integradoras destinam-se à atualização curricular pela incorporação de temas novos e de relevância científica, mas que não são desenvolvidos em disciplinas autônomas.
Essas atividades permitem vivenciar novas situações que facilitam o desenvolvimento de competências e habilidades importantes na formação do discente com repercussão positiva em sua vida profissional. São elas: análise de problemas da sociedade na busca de soluções individuais e/ou coletivas; tomadas de decisões; vivência de situações de liderança; desenvolvimento de perfil empreendedor; comunicação; relações interpessoais; trabalho em equipe; educação continuada, entre outras.


Pesquisa

Com a pesquisa consegue-se uma educação rica em oportunidades para se fazer diferente.
A pesquisa incorpora necessariamente a prática ao lado da teoria. Por isso, integrada ao ensino e à extensão, a pesquisa na UNIFENAS é pensada como forma de proporcionar e orientar o desenvolvimento institucional, criando interfaces com as questões sociais.
A prática da pesquisa incentiva o corpo discente e docente a não só observar a realidade, mas também com ela dialogar e sobre ela agir.
Linhas de pesquisa: Produção Vegetal, Desenvolvimento de Sistemas de Produção, Estudo da cadeia produtiva da floricultura em Minas Gerais, Gênese dos solos e evolução das paisagens, Paisagem Urbana, Paisagismo e Floricultura, Recomposição Ambiental, Exigências nutricionais, alimentos e alimentação de ruminantes e não ruminantes, Manejo de dejetos e gestão ambiental, Manejo e Conservação de Forragem, Patologia e farmacologia animal, reprodução animal, Contaminação ambiental.


Página de Pesquisa e Pós-graduação Unifenas
Tutorial de utilização do portal da CAPES

Extensão

As ações de extensão do curso de Arquitetura acontecerão durante todo o curso por meio de projetos, cursos, eventos e prestação de serviços, muitas vezes com parcerias importantes.


Página da Extensão Universitária


Laboratórios

Laboratórios de Informática:

Os laboratórios de informática estão disponíveis aos alunos como ferramenta de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão. São equipados com computadores cujas configurações atendem plenamente às necessidades dos cursos.
Softwares e aplicativos específicos simulam situações que o aluno vivenciará no exercício de sua profissão.
Os laboratórios são conectados à Internet à qual garante livre acesso aos seus usuários.


Próximos Eventos

Notícias

Previous Next
Previous Next
Previous Next

Vídeos