EDITAL
II CONCURSO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS: Poemas e Crônicas
CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIFENAS - 2018  

O Curso de Pedagogia da UNIFENAS – UNIVERSIDADE JOSÉ DO ROSÁRIO VELLANO e a Diretoria de Extensão e Assuntos comunitários informam que estão abertas as inscrições para o II Concurso de Práticas Pedagógicas Inovadoras: Poemas e Crônicas a ser realizado, na UNIFENAS, em 2018.

1. DO CONCURSO
O II Concurso de Práticas Pedagógicas Inovadoras: Poemas e Crônicas visa, em claro incentivo e estímulo à produção literária no âmbito educativo, premiar textos inéditos, produzidos em linguagem clara, correta e literária, nas modalidades referidas, não contemplando tema específico.

2. PÚBLICO-ALVO
O II Concurso de Práticas Pedagógicas Inovadoras: Poemas e Crônicas comunica que está aberto à participação de ALUNOS de Escolas Públicas e Particulares de Ensino Fundamental II e Ensino Médio , em quaisquer dos municípios da região sul do Estado de Minas Gerais.

3. DAS INSCRIÇÕES
3.1 Para se inscrever o candidato deverá enviar o poema ou a crônica para o e-mail: maria.cristina@unifenas.br
Deverá constar no e-mail: nome, e-mail do candidato, endereço residencial completo, pseudônimo, CPF, telefone e título(s) do poema e/ou crônica.
As inscrições estarão abertas no período de 1 de junho a 15 de setembro de 2018, seguindo as instruções abaixo:
3.2 Os trabalhos deverão ser redigidos em Língua Portuguesa, digitados, obrigatoriamente em papel A4, de um só lado da folha, e não deverão exceder a 3 (três) páginas, tanto Poesia quanto Crônica. Os trabalhos não poderão ser entregues de maneira manuscrita. Formatação: Arial nº 12; Espaçamento duplo entre linhas; Margens de 3 cm em cima e à esquerda e de 2 cm embaixo e à direita.
3.3 Os trabalhos deverão ser entregues no formato PDF, contendo: o título da obra, pseudônimo, gênero e a obra.
3.4 Em caso de participação em mais de um gênero (Poesia, Crônica), deve-se utilizar de inscrições diferentes, uma para cada gênero. O candidato tem direito a inscrever apenas uma obra de cada gênero.
§ 1º – As inscrições são gratuitas.
§ 2º – Ao se inscreverem, todos os candidatos aceitarão automaticamente todas as cláusulas e condições estabelecidas no presente regulamento.

4. DA DESCLASSIFICAÇÃO E ARQUIVO
4.1 - Obra não inédita será desclassificada.
4.2 – Todas as obras serão analisadas e mantidas em arquivo digital, pela Comissão Interdisciplinar, e estará disponível para consulta, durante o mês subsequente à data da premiação deste concurso.

5. PROCESSO DE SELEÇÃO E ACEITE
5.1 Os poemas e crônicas serão apreciados pela Comissão interdisciplinar, podendo ser desclassificadas as propostas apresentadas em desacordo com as exigências deste Regulamento.
5.2 Serão pré-selecionados, pela Comissão Interdisciplinar, 5 (cinco) poemas e 5 (cinco) crônicas dentre as obras inscritas, de cada categoria (Ensino Fundamental II Ensino Médio ).
5.3 As obras pré-selecionadas passarão por uma comissão julgadora que classificará os colocados.
5.4 Os dois primeiros colocados de cada gênero e categoria serão divulgados no site e jornal da UNIFENAS e receberão a premiação no dia do evento.

6. DA COMISSÃO JULGADORA
6.1 A Comissão Julgadora, será escolhida pela Comissão de Organização do Concurso e será composta por 03 (três) membros com amplo conhecimento e experiência em Literatura.
6.2 A Comissão Julgadora terá autonomia no julgamento, que será regido pelos princípios da originalidade e linguagem poética.

7. DA PREMIAÇÃO
7.1 A premiação será entregue às 19h, no dia 9 de novembro de 2018, aos 2 (dois) primeiros colocados de cada gênero e categoria, totalizando 8 prêmios.

Prezado participante,

Em virtude do grande número de inscrições, a noite de premiação teve de ser adiada, para proceder a análise de todas as obras, a seleção dos finalistas e a nomeação dos vencedores pela comissão julgadora, composta de professores de Literatura convidados. A lista dos finalistas e dos vencedores será divulgada somente no local do evento.

Assim, temos o imenso prazer de convidar a TODOS os participantes para a noite de premiação do concurso:

Dia: 9 de novembro (sexta)
Horário: 19h
Local: Salão de eventos Prof. Edson Antonio Velano (Biblioteca Central)

Na cerimônia de premiação, os poemas e crônicas vencedores serão apresentados por convidados.

7.2 Em cada modalidade estabelecida, a critério da Comissão Julgadora, poderão ser atribuídas como “Menção de Destaque”, no limite de três para cada gênero (Poema e Crônica) aos textos que, ainda que não tenham sido classificados para a premiação a que se refere o item anterior, apresentaram relevância significativa aos princípios deste Concurso.

8. ORGANIZAÇÃO
Curso de Pedagogia e Diretoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade José do Rosário Vellano - UNIFENAS.
Alfenas, maio de 2018.

ANEXO I
RESUMO DOS PRAZOS
DATA, ATIVIDADE, LOCAL, HORÁRIO
1/6 a 15/9/2018 - Inscrições dos poemas e crônicas
9 de novembro (sexta) - Cerimônia de entrega da Premiação. Auditório Prof. Edson Antônio Vellano UNIFENAS - Alfenas 19h.