Notícias

11 de setembro de 2018

Workshop em Poços de Caldas aborda metodologias ativas


Everton Marques
Ampliar foto
Evento ocorreu no câmpus da Universidade e contou com mais 100 participantes

Como forma de auxiliar gestores e educadores da rede pública e privada na formação de alunos do ensino médio e cursinhos pré-vestibulares, ocorreu, em Poços de Caldas, o “Workshop UNIFENAS - Metodologias Ativas no Século 21”. O período da manhã de 18 de agosto foi destinado a debater questões e atitudes que impactarão na aprendizagem dos estudantes.

Docentes de diferentes cursos de graduação da Universidade promoveram oficinas e dinâmicas que abordaram temas como a “Inovação com Tecnologia”, a “Inovação com dispositivos móveis” e a “Inovação sem Tecnologia”. De acordo com a professora Ana Paula Bernardes, supervisora do câmpus da UNIFENAS em Poços, cada oficina contou com dois ou três docentes para ministrar o conteúdo. Os assuntos explorados promoveram uma reflexão sobre como será a sala de aula no futuro e apresentaram ferramentas que podem ser utilizadas no processo de ensino-aprendizagem. Em síntese, o objetivo do Workshop é contribuir para que educadores tenham uma maior interação com os estudantes, estimulem a inovação e a criatividade como forma de atingir uma aprendizagem real.

Oferecido de forma gratuita pela UNIFENAS, o evento expõe práticas já realizadas na instituição. Em entrevista concedida a TV Poços, o Professor Rogério Ramos do Prado, diretor de extensão e assuntos comunitários da Universidade, destacou que a interação com os diretores de escolas, professores e outros profissionais que atuam na educação lhes permitiu “vislumbrar o futuro da educação do nosso país”.

As oficinas contaram com aproximadamente 100 educadores. Em depoimento a emissora de TV, eles destacaram que foi possível refletir sobre a sua prática educacional no dia a dia da sala de aula, encontrar motivação para buscar novas metodologias de ensino e reconheceram que a educação meramente “conteudista” não é mais o que a nova geração de alunos espera de seus professores.

A reportagem produzida pela TV Poços pode ser acessada no seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=JHHewjNrzk4.