Notícias

26 de abril de 2019

Fórum de Extensão da UNIFENAS chega à sua 18ª edição


Everton Marques
Ampliar foto
Mais de 190 projetos serão apresentados nesta 18ª edição do Fórum de Extensão

A Diretoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UNIFENAS reuniu, no câmpus de Alfenas, gestores, professores, alunos e convidados para a abertura do 18º Fórum de Extensão da Universidade. Paralelo a este evento principal, ocorreu também o início de outros quatro eventos. O Fórum, que começou no dia 22 de abril, caracteriza-se pela apresentação de projetos de extensão desenvolvidos por universitários e professores.

Ao abrir oficialmente o evento, o Professor Mário Sérgio Oliveira Swerts, pró-reitor acadêmico, evidenciou a premissa da extensão universitária da instituição, que é produzir conhecimento de forma atender as necessidades da comunidade. Como destacou o professor Rogério Ramos do Prado, diretor de extensão e assuntos comunitários, este ano foram inscritos mais de 190 projetos e ações para serem apresentadas nos seis câmpus da Universidade. “O objetivo é mostrar para a comunidade tudo aquilo que a UNIFENAS está fazendo, todos os seus projetos sociais, ambientais, que ela desenvolve e que tem um impacto na sociedade”, destacou o diretor.

Para impactar a sociedade de maneira positiva, a Universidade não atua de forma isolada. Instituições públicas e privadas também são importantes para o sucesso dos projetos de extensão. Alguns destes parceiros participaram da abertura do Fórum para falar de ações que estão em andamento em parceria com a UNIFENAS, como o “Projeto Formosa”, que fará um resgate documental da história de Alfenas. João Bosco Azevedo, coordenador do projeto e vice-presidente do Rotary Club Alfenas, instituição que encabeça a iniciativa, disse: “A UNIFENAS vai dar um reforço no nosso “Projeto Formosa”. Eu acho que seria muito importante e tem muito material. Essa parceria vai ser muito boa e só quem ganha é a população”.

Em sua 18ª edição, o Fórum de Extensão da Universidade tem como tema central a “Justiça Social”. Para falar sobre esta temática a professora Sônia Boczar, coordenadora do Nucau (Núcleo de Cultura e Artes da UNIFENAS), proferiu a palestra sobre o “Histórico da Justiça Social na Constituição Brasileira”. Devido à abrangência do assunto, a palestrante pontuou a sua fala com a importância da redistribuição dos bens e recursos e reconhecimento de pessoas que são colocadas à margem da sociedade, por motivos diversos: crenças, sexualidade, culturais e outros. “Sobre este planeta, estão seres humanos. Então, não tem justificativa nós discriminarmos quem quer que seja. Portanto, um dos aspectos, pilares a da justiça social é exatamente a demanda por esse reconhecimento”, destacou a palestrante.

Paralelamente ao Fórum, a Universidade também promove a 17ª Edição do Seminário UNIFENAS Rural, o 1º Simpósio de Microbiologia Agrícola e a 15ª Mostra Artística e Cultural com a apresentação do filme “À Flor da Pele 2” fez o também lançamento do 14º Fórum de Responsabilidade Social e Prêmio Assis Chateaubriand de Responsabilidade Social em parceria com a TV Alterosa.

Na abertura do Fórum de Extensão, houve apresentações culturais da Banda Fanfarra Show Judith Viana de Alfenas e representantes do Conservatório de Música Valda Tiso Veiga.