Notícias

3 de maio de 2019

Inovar é preciso: Simpósio de Administração – FGV explica sobre o Mindset


Rosângela Fressato
Ampliar foto
Para o palestrante Marcos Fábio, ideia de trabalhar com o Mindset é fazer com que as pessoas rompam com estas convicções limitantes para que consigam produzir inovações no mundo dos negócios

Alunos, funcionários de empresas, vendedores, empresários e sociedade de Alfenas e região compareceram ao câmpus da UNIFENAS para assistirem ao 1º Simpósio de Administração – FGV, que ocorreu nos dias 10, 11 e 12 de abril.

A palestra foi proferida pelo empresário, consultor de empresas e palestrante Marcos Fábio, que abordou o tema “Mindset, inovação e o futuro dos negócios”. Ele esclareceu que o termo mindset significa a mentalidade com a qual fomos criados, os conceitos e ditados, como, por exemplo, ‘casa de ferreiro, espeto de pau, ‘santo de casa não faz milagres’ e, segundo ele, isso é uma manifestação da cultura que vai nos colocando paradigmas ou crenças limitantes. “E a ideia de trabalhar com o mindset é fazer com que as pessoas rompam com estas convicções limitantes para que consigam produzir inovações no mundo dos negócios. O mindset vem romper com os velhos paradigmas que fazem com que a gente sempre pense que não há mais nada para ser inventado no mundo. É pelo contrário; há muita coisa a ser descoberta”.

Em seguida, o palestrante diferenciou invenção de inovação, citando exemplos para explicar melhor: alguém inventou o telefone e a inovação é quando alguém melhora, sobremaneira, o telefone, a ponto de que ela [inovação] se torne tecnicamente possível, economicamente viável e rentável para os negócios. “Temos muitas invenções que são tecnicamente possíveis, mas não são economicamente viáveis”.E a respeito do futuro dos negócios, Marcos Fábio comentou que as pessoas sempre lhe perguntam muito sobre o futuro dos negócios, “mas não temos que fazer esta pergunta. A pergunta correta é ‘qual o futuro da humanidade’, pois os negócios vão acompanhar as dores e as necessidades da humanidade”.

Finalizando a palestra, o empresário deixou uma dica de sucesso aos público presente: “deem asas a sua imaginação, pois as inovações estão vindo desta forma”.

Nos demais dias do encontro, houve minicursos e a palestra “Desmistificando o Mercado Financeiro”, com o assessor de investimentos na RIVA, Pedro Alvarenga. A coordenadora do curso de Administração FGV, professora Juliana Mafra Salgado Andrade, relata que estamos em um ambiente de muita competitividade e por isso se faz necessário pensar ‘fora da caixa’ para se inovar, daí o tema do evento “Mindset, inovação e o futuro dos negócios”. Ela explica que não é mais possível para os empresários e alunos acreditarem ainda que só o básico resolve o problema das organizações. “Hoje a palavra chave para quem quer ser competitivo é ‘inovação’ e, quando falamos em inovar, é preciso repensar os modelos mentais, estas formas como estamos fazendo. E um dos objetivos do Simpósio foi conscientizar os participantes sobre a necessidade de sair dos seus formatos, dos seus modelos e perceber que não mais no futuro, mas no presente dos negócios, é preciso sair do óbvio, do que todo mundo espera e para isso precisamos modificar os modelos mentais”.