Notícias

14 de agosto de 2019

Expedição Urucânia: uma experiência de vida


Everton Marques
Ampliar foto
Grupo que participou da expedição de 2019

Com o objetivo de promover ações de prevenção de doenças e de gestão pública, o projeto Expedição Urucânia tem contribuído com a saúde da população deste município, de aproximadamente 10 mil habitantes e distante cerca de 230 km da capital Mineira. O projeto é desenvolvido pelo Núcleo de Extensão Universitária (NEU), da UNIFENAS, câmpus de Belo Horizonte, com a participação dos universitários. Este ano, estudantes de Medicina e Enfermagem, 19 ao todo, realizaram, no mês de julho, feiras de saúde, rodas de conversas, oficinas e capacitações.

Coordenadas pelo Professor Fabiano Guimarães, docente do curso de Medicina, as ações ocorrem anualmente e beneficiam crianças, jovens, adultos, idosos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde. A primeira expedição foi em 2016 e, como destacou o professor Fabiano, naquele ano a iniciativa recebeu o Prêmio João Aguiar Pupo, como o melhor projeto de extensão do Brasil, segundo a ABLAM (Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas de Medicina).

O professor acredita que, com a expedição, os alunos da UNIFENAS vivenciam a extensão universitária em sua plenitude, ao visitar a comunidade, ao ouvir suas demandas, ao planejar ações e retornar ao município para executar e avaliar suas práticas. “Espera-se com isso a formação de profissionais mais bem preparados para as dificuldades que o mercado de trabalho, especialmente a saúde pública, nos impõem”, disse ele.