Notícias

12 de fevereiro de 2020

Cursos de Extensão em Alfenas e Divinópolis


Da redação
Ampliar foto

Além da característica de promover ações junto à comunidade com valor acadêmico, que estimulem a geração e a internalização de conhecimento em decorrência de suas atuações, a extensão universitária da UNIFENAS oferece diversos cursos. No site da Universidade, na página da Extensão, estão relacionados cursos direcionados a diferentes áreas profissionais. O câmpus de Alfenas e o de Divinópolis estão com as inscrições abertas para alguns destes cursos que ocorrem neste primeiro semestre.

Ao navegar pelo site da instituição, o visitante encontrará no câmpus de Alfenas os cursos de extensão em “Competências socioemocionais – Desafios e possibilidades para o profissional do século XXI”; “Aprendizagem ativa” e “Curso de imersão em prótese sobre implante, prótese fixa e casos clínicos”.

O primeiro, voltado para profissionais que trabalham na área de educação com aprendizagem e desenvolvimento humano em espaços escolares e não escolares,os capacita a trabalhar o desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos profissionais da educação por meio da mudança de modelos mentais. O curso de “Aprendizagem ativa”, a partir das complexidades diversas que permeiam a aprendizagem formal do ser humano, instrumentaliza, professores do ensino fundamental, acadêmicos das áreas humanas, a identificarem e mapearem as questões do sujeito e do seu contexto que interferem no seu processo do aprender. O terceiro curso, que promove a imersão em prótese sobre implante, prótese fixa e casos clínicos, é voltado para estudantes do 7º e 8º períodos do curso de Odontologia e profissionais da área.

Em Divinópolis há outros três cursos de Extensão, o “Psicomotricidade é luz da Neurociência” e o “AEE – Atendimento Educacional Especializado – Deficiências Múltiplas” este dividido na “Turma XIX – Divinópolis” e na “Turma XX – Nova Serrana”. O curso de relacionada à Psicomotricidade tem como objetivo aprimorar o desenvolvimento das funções cognitivas e o desenvolvimento das funções executivas e, assim, aumentar as habilidades e competências nos educadores para que possam potencializar a si mesmos e ao outro por meio da aplicação dos conceitos da ludicidade, da Neurociência e da Psicomotricidade capacitando o desempenho do ser humano de forma integral. Amplo, o público-alvo são pais, responsáveis, estudantes, professores, pedagogos, psicopedagogos, coordenadores, orientadores educacionais, profissionais que trabalham com mediação escolar, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, psicomotricistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, profissionais e estudantes da saúde e licenciados de áreas afins.

Já o curso “AEE – Atendimento Educacional Especializado – Deficiências Multiplas” foi elaborado para qualquer profissional da área da educação que atua ou deseja atuar em salas de recursos multifuncionais. Esta capacitação trabalha a transformação do ensino regular e da educação especial, com a implementação de ações que visam à transformação do ensino regular e não à substituição do ensino especial.

Na internet, na página da Extensão da UNIFENAS, estão relacionados todos os curso oferecidos nesta modalidade e com informações detalhadas, período de matrícula, valor e prazo para inscrições, algumas já abertas.