Mestrado em Ensino em Saúde


Curso recomendado pela CAPES e reconhecido pelo MEC - Portaria MEC nº 919/2016

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O PROCESSO SELETIVO TURMA 2022


Resultado do Processo Seletivo Turma 2022
Edital vagas remanescentes (novo edital)

Ficha de solicitação de inscrição
A ficha de solicitação de inscrição está disponível on-line (Clique aqui).
Ao final da ficha de inscrição existe campo para envio dos Documentos necessários
Local: UNIFENAS - Campus Belo Horizonte - Unidade Itapoã
Nº de vagas: 10
Duração: 24 meses
Período de inscrição para vagas remanescentes: 10 de dezembro de 2021 a 06 de fevereiro 2022
Seleção: será realizada de forma remota (on-line) no dia 18 de fevereiro de 2022, a partir das 8 horas da manhã

Documentos necessários (documentos devem ser anexados ao final da ficha de solicitação de inscrição, como arquivos separados no formato PDF)
- Cópia do RG e CPF
- Cópia do Diploma de Graduação (anverso e verso)
- Cópia do Histórico Escolar (anverso e verso)
- Carta de recomendação
- Currículo Lattes atualizado com comprovantes (http://lattes.cnpq.br/). Não será aceita modificação do currículo ou entrega de comprovantes após a inscrição. ( Como fazer seu Currículo Lattes on-line)
- Requerimento para dispensada de Prova de Proficiência em Inglês (ver item 6.4 do Edital)
- Comprovante Original da Taxa de Inscrição Valor: R$ 100,00 - Banco Santander (033), agência 3011, conta 13000478-0, CNPJ 17.878.554-0001/99
Processo seletivo
- Prova teórica sobre ensino em saúde (50 pontos)
- Prova de proficiência na língua inglesa (20 pontos)
- Análise do curriculum vitae - modelo LATTES/CNPq (15 pontos)
- Entrevista com o candidato (15 pontos)
Observações: o candidato que obtiver desempenho inferior a 50% da Prova Teórica sobre Educação em Saúde ou Prova de Proficiência na Língua Inglesa ou Entrevista será automaticamente desclassificado.
Bibliografia recomendada (todos os artigos podem ser acessados livremente na internet)
- COOKE, M. et al. American medical education 100 years after the Flexner report. New England Journal of Medicine, [S. l.], v. 355, n. 13, p. 1339-44, 2006.
- PEIXOTO, J. M.; SANTOS, S. M. E.; FARIA, R. M. D.; MOURA, A. S. Processos de Desenvolvimento do Raciocínio Clínico em Estudantes de Medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, v. 42, n. 1, p. 75-83, 2018.
- MARTINS E SILVA, J. Educação médica e profissionalismo. Acta Medica Portuguesa, [S. l.], v. 26, n. 4. P. 420-7, 2013.
- MUELLER, P. S. Teaching and assessing professionalism in medical learners and practicing physicians. Rambam Maimonides Medical Journal, [S. l.], v. 29, n. 2. P. e0011, 2015.
- PAZIN FILHO, A. Características do aprendizado do adulto. Medicina, Ribeirão Preto, v. 40, n. 1, p. 7-16, 2007.
- TORRE, D. M. et al. Overview of current learning theories for medical educators. American Journal of Medicine, [S. l.], v. 119, n. 10, p. 903-7, 2006.

Objetivo do Programa

Formar docentes capacitados para atuar no ensino superior na área de saúde

Público-alvo

O candidato deverá ter curso superior de duração plena em áreas relacionadas ao programa e que permita desenvolver atividades no projeto de pesquisa relacionado a uma das linhas de pesquisa existentes

Perfil do egresso

Docente criativo e com competência para planejar, conduzir e avaliar o processo ensino aprendizagem na educação superior em saúde baseada nas melhores evidências científicas da educação contemporânea

Competências

Planejar adequadamente o processo de ensino aprendizagem
Conduzir adequadamente o processo de ensino aprendizagem
Avaliar adequadamente o processo de ensino aprendizagem
Identificar e analisar criticamente informação científica em educação

Área do programa

Área básica: Medicina
Área de avaliação: Medicina II
Área de concentração: Ensino em saúde

Linhas de Pesquisa

Avaliação do ensino-aprendizagem
Esta linha de pesquisa destina-se ao estudo, a pesquisa e a realização da avaliação do processo de ensino-aprendizagem de forma coerente e segura, contextualizada ao cenário de aprendizagem e à estratégia educacional utilizada.
Integração de ensino, serviços de saúde e comunidade
Esta linha de pesquisa busca desenvolver estudos e pesquisas cujo objeto seja a inserção do estudante em diferentes cenários da comunidade e dos serviços de saúde e o aprimoramento e avaliação do impacto dessa inserção sobre a formação dos estudantes.
Planejamento e desenho de currículo
Esta linha de pesquisa destina-se aos projetos relacionados ao planejamento, desenho, acompanhamento, avaliação de currículos de cursos da área da saúde.
Raciocínio Clínico
Esta linha de pesquisa tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre os mecanismos envolvidos na construção do raciocínio clínico e analisar estratégias curriculares para o seu desenvolvimento.


Docentes

Docentes Permanentes

Formação Titulação Currículo Lattes

Alexandre de Araújo Pereira 

Medicina Doutor
Alexandre Sampaio Moura  Medicina  Doutor
Aloisio Cardoso Jr. Medicina Mestre
Antonio Carlos de Castro Toledo Jr. Medicina  Doutor
Eliane Perlatto Moura  Farmácia Doutor
José Maria Peixoto  Medicina  Doutor
Karen Cecília de Lima Torres Navarro Ciências Biológicas Pós-doutorado
Lígia Maria Cayres Ribeiro Medicina Especialista
Maria Aparecida Turci Odontologia Doutor
Ruth Borges Dias Medicina  Especialista
Docentes Colaboradores  Formação Titulação Currículo Lattes
Camila do Carmo Said Pedagogia Mestre
Flávia Pereira Freitas Junqueira Fisioterapia Mestre
Janaína de Souza Aredes Ciências Sociais Doutorado
Letícia Rocha Borges Medicina Mestre


Coordenação

Prof. Antonio Carlos de Castro Toledo Jr.

UNIFENAS

Contato

Coordenação do Curso
Câmpus Belo Horizonte - Unidade Itapoã
Rua Líbano, 66 - 1º andar - Bairro Itapoã
CEP: 31710-030
Telefone: (31) 2536-5678
E-mail: mestradomedicina.bh@unifenas.br


Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação
Câmpus Alfenas
Telefone: (35) 3299-3167
E-mail: pesquisa.pos@unifenas.br

A UNIFENAS reserva-se o direito de não realizar o curso caso não sejam preenchidas as vagas.


Acessos desde maio de 2019:

Próximos Eventos

Notícias

Previous Next
Previous Next
Previous Next

Vídeos