A Residência Médica é uma modalidade de ensino de Pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização realizada em instituições credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC).
O programa é gerenciado pelo Ministério da Educação e o regimento é determinado pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), que foi instituída 1977.
O objetivo do curso de Residência Médica é o treinamento em serviço, sob orientação de profissionais médicos qualificados e éticos para alcançar as seguintes finalidades:
a) Aprimorar a habilidade técnico-profissional, o raciocínio clínico e a capacidade de tomar decisões;
b) Promover a integração do médico em equipes multiprofissionais para a prestação de assistência a pacientes;
c) Estimular a capacidade de aprendizagem independente e de participação em programas de educação continuada;
d) Estimular a capacidade de crítica da atividade médica, considerada em seus aspectos científicos, éticos e sociais.
A Residência Médica do Hospital Universitário Alzira Velano (HUAV) iniciou-se em 1994 e possui 11 programas desta modalidade. São 25 vagas credenciadas no Ministérios da Educação, por meio da Comissão Nacional da Residência Médica. Os cursos de Residência Médicas ofertados no HUAV possuem diferentes períodos para integralização, variando de 1 a 5 anos. A carga horária a ser cumprida pelo residente médico é de 60 horas semanais, totalizando 2.880 horas anuais.
A Comissão de Residência Médica (COREME) do HUAV/UNIFENAS constitui a instância para estabelecer contatos com a Comissão Estadual de Residência Médica (CEREM) e com a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) no que diz respeito aos programas de Residência Médica oferecidos por esta instituição e com o objetivo de planejar, coordenar, avaliar os programas de Residência Médica e os processos seletivos.
Contato:
COREME
HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ALZIRA VELANO (HUAV)
Endereço: Rua Geraldo Freitas da Costa, 120
Bairro Cruz Preta, Alfenas – MG
CEP: 37132-202
Telefone: (35) 3299-3576
E-mail: coreme.huav@unifenas.br
Você participa, avalia e a UNIFENAS melhora
A CPA – (Comissão Própria de Avaliação) é o órgão responsável pelos processos internos de avaliação institucional da UNIFENAS, de sistematização e disponibilização de informações para o INEP/MEC e os órgãos de gestão da Instituição. É constituída por quatro representantes do Corpo Docente, quatro representantes do Corpo Técnico Administrativo, três representantes do Corpo Discente e outros três representantes da Sociedade Civil Organizada, eleitos, entre os inscritos, para um mandato de 3 (três) anos
O objetivo geral da Avaliação Institucional, que está sob a responsabilidade da CPA, é promover a qualidade da oferta educacional em todos os sentidos e a principal contribuição é possibilitar o encaminhamento de ações que objetivem as correções e as melhorias das deficiências apontadas, nas avaliações, pelos discentes, docentes, colaboradores e comunidade externa. Participe: https://www.unifenas.br/cpa.asp
A alta qualidade de ensino oferecido pela UNIFENAS levou seu curso de Medicina a ser classificado, novamente, em 1º lugar entre as escolas particulares de Minas Gerais pelo RUF (Ranking Universitário Folha) 2018.
O curso teve a mesma classificação do que no ano passado. No mesmo quesito, os cursos de Agronomia e Medicina Veterinária ficaram em 2º lugar, sendo que Agronomia se destaca ainda como 3º lugar entre as melhores privadas do Brasil.
O RUF é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pelo jornal Folha de São Paulo desde 2012. Ainda de acordo com a pesquisa, a UNIFENAS é a primeira universidade particular do estado de Minas em publicação científica por docente e também em citações por docente. É a segunda melhor Universidade particular do estado.
A UNIFENAS, sempre pautada pelo ensino de qualidade e de vanguarda, adquiriu uma ferramenta tecnológica que permite ao aluno e ao professor estudar e aprofundar-se nos conhecimentos de anatomia humana, fisiologia, histologia e anatomia veterinária em sistema tridimensional. Trata-se da Plataforma multidisciplinar 3D, a mesa anatômica; que estará conectada a duas telas touchs de 65 polegadas e 40 tablets que fornecem conexão e interatividade integral ao aprendizado.
O sistema é uma poderosa ferramenta educacional com a capacidade de levar a realidade dos hospitais para dentro das salas de aula. A mesa realiza a reconstrução do corpo de pacientes reais em 3D a partir de Tomografias e Ressonâncias Magnéticas utilizadas junto com os melhores Atlas Anatômicos disponíveis no mercado.