27 de novembro de 2013

Enade é aplicado em 17 cursos

Exame Nacional de Desempenho de Estudantes ocorreu no dia 24 de novembro

Entrada da UNIFENAS, câmpus de Alfenas

A UNIFENAS recebeu estudantes do ensino superior de várias instituições, que fizeram o Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), no domingo dia 24 de novembro. O exame foi aplicado para os cursos de bacharelado em Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social (estes oferecidos pela Universidade), Fonoaudiologia e Zootecnia. Os cursos tecnológicos de Agronegócio, Gestão Hospitalar, Gestão Ambiental e Radiologia também foram avaliados.

Na Universidade foram montados estandes. Neles, coordenadores dos cursos oferecidos no câmpus de Alfenas estiveram presentes para recepcionar os estudantes de forma calorosa. Ao setor de marketing coube a entrega de brindes e a divulgação dos cursos de pós-graduação da UNIFENAS, além do programa Visita Guiada. A ação ocorreu momentos antes da avaliação, que começou às 13h.

Dos cerca de 700 universitários que fizeram a avaliação no câmpus de Alfenas, 438 eram da UNIFENAS. De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) participam da prova: “estudantes dos cursos de bacharelado que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2014 e estudantes que tiverem concluído mais de 80% da carga horária mínima do currículo do curso até o fim do período de inscrição; estudantes de cursos superiores de tecnologia com expectativa de conclusão até dezembro de 2013 e estudantes que tiverem concluído mais de 75% da carga horária mínima do currículo até o fim do período de inscrição”.

O resultado do Enade 2013 será divulgado no segundo semestre de 2014.

Resultado de 2012

Segundo o Inep, o Enade, que integra o Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), tem como proposta avaliar “o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação ao conteúdo programático, suas habilidades e competências”.

Em 2012, os cursos de Administração, Direito e Psicologia da UNIFENAS foram avaliados pelo Enade. O resultado, divulgado neste segundo semestre, foi positivo. Receberam a nota 4 (de uma escala de 1 a 5) os cursos de Direito, câmpus de Alfenas, e o de Psicologia, câmpus de Varginha. A nota 3 foi atribuída aos cursos de Administração (câmpus de Alfenas, Belo Horizonte e Poços de Caldas), Direito (câmpus de Belo Horizonte e Campo Belo) e Psicologia (câmpus de Alfenas).