Direito Câmpus Divinópolis




Sobre o Curso

  • Duração do curso: 10 semestres
  • Período: Noturno
  • Câmpus: Divinópolis
  • Autorização: Portaria MEC nº 126, de 20 de março de 2019
CONTATO
Curso de Direito - Câmpus Divinópolis
E-mail: direito.divinopolis@unifenas.br
Telefone: (37) 3212-7888
Endereço: Rua Tedinho Alvim, 1000
Bairro Liberdade
CEP 35500-000

COORDENAÇÃO
Estrutura mais que completa

O curso de Direito da UNIFENAS não só possibilitará ao estudante uma formação humanística, técnico-jurídica e prática, mas também o despertará para a responsabilidade social e senso ético, além da capacidade de promover e resolver, judicial ou extrajudicialmente, conflitos individuais e coletivos.


Ampla formação em todas as áreas

A programação do curso contempla todas as áreas do direito civil, constitucional, comercial (e empresarial), penal, processual, trabalhista, ambiental e internacional. Conta ainda com congressos, palestras, visitas a tribunais e projetos de pesquisa.


Prática faz a diferença

Promovendo a integração Universidade-Comunidade, o curso desenvolverá atividades de extensão por meio dos núcleos UNIFENAS Cidadania e de Mediação. A partir do 3º período o estudante participará de processos de conciliação nos juizados especiais, de atendimento na Defensoria Pública e tribunais de júri, reais ou simulados, CEJUS. Convênios com diversos órgãos públicos e empresas privadas facultarão aos acadêmicos constantes estágios.


Histórico na formação jurídica de qualidade

A UNIFENAS tem um amplo histórico na formação jurídica. Desde 1989, nos demais campus, os Cursos de Direito da UNIFENAS formam bacharéis em Direito. Todos esses anos dedicados à educação e formação de profissionais competentes, contribuíram para seu reconhecimento. Isto se dá em razão do forte diferencial dos Cursos de Direito da UNIFENAS sempre na busca constante da melhoria na qualidade do trabalho a que se propõe, buscando oferecer boa formação ao profissional do Direito, contribuindo, assim, para o desenvolvimento social, econômico e político de toda a região abrangida pela Instituição.


Projeto Pedagógico

O projeto pedagógico do Curso de Direito da Universidade José do Rosário Vellano atende às Diretrizes Curriculares Nacionais.
Sua concepção e execução representam uma ruptura com o modelo tradicional de ensino jurídico. A aliança entre teoria e prática, a interação ensino/pesquisa/extensão, o compromisso com a interdisciplinaridade e a aderência à realidade sócio-histórica na qual o curso está inserido, demonstram a verdadeira razão de sua existência.
Sua matriz curricular oferece as condições básicas para que o acadêmico de direito aprenda a “Pensar o Direito”, a apreender o fenômeno jurídico nas suas diversas manifestações, a contextualizar o direito estatal, a refletir sobre a função social da dogmática jurídica, a analisar a eticidade do direito em face da contraditória realidade brasileira, além de ser voltado para uma formação prática do futuro profissional, o que lhe possibilita o desenvolvimento da visão crítica, essencial ao profissional do Direito. Estas são condições essenciais para um ensino moderno e em sintonia com a sociedade e mercado de trabalho.


Monitoria

O Programa Institucional de Monitoria compreende um conjunto de atividades acadêmicas exercidas por aluno de graduação e que tem por finalidade contribuir para sua formação integrada. O monitor exerce suas atribuições sob a orientação do professor responsável pela disciplina ou unidade curricular. O exercício da Monitoria é voluntário e pode ser remunerado. A monitoria deverá ser exercida em horário que não coincida com o das disciplinas ou unidades curriculares nas quais o aluno monitor se encontrar matriculado ou com o de outras atividades necessárias à sua formação acadêmica. O Programa possibilita a participação de alunos na iniciação à prática docente, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades e competências próprias da atividade pedagógica. Para participar do Programa Institucional de Monitoria da UNIFENAS, consulte o Coordenador do seu curso.


Atividades Complementares

As Atividades Complementares complementam a formação dos estudantes de maneira geral e específica. A coordenação de cada curso relaciona, no início de cada semestre, os eventos e atividades que serão oferecidos para que o aluno possa se programar.
O aluno deverá cumprir até o penúltimo período de seu curso de graduação no mínimo 80% (oitenta por cento) das atividades complementares previstas.
É obrigatória a participação do aluno nas atividades previstas em pelo menos dois dos cinco grupos indicados pela UNIFENAS. Em cada grupo serão permitidos, no máximo, os seguintes percentuais da carga horária curricular para as atividades complementares:
Grupo 1 – ENSINO - 60% da carga horária de Atividades Complementares
Grupo 2 – PESQUISA - 60% da carga horária de Atividades Complementares
Grupo 3 – EXTENSÃO - 60% da carga horária de Atividades Complementares
Grupo 4 – REPRESENTAÇÃO ESTUDANTIL - 20% carga horária de Atividade Complementar
Grupo 5 – OUTRAS ATIVIDADES - 10% da carga horária de Atividades Complementares


Atividades Integradoras

As Atividades Integradoras, consistem em inovações pedagógicas cuja finalidade é alterar a concepção dos cursos, tornando-os mais próximos da relações práticas da vida profissional e da realidade social brasileira. Destinam-se, sobretudo, à atualização curricular – com conteúdos programáticos variáveis – pela incorporação de temas novos e de relevância científica, mas que não se desenvolvem em disciplinas autônomas.
Componentes obrigatórios, essas atividades permitem novas situações que facilitarão o desenvolvimento de competências e habilidades importantes na formação do discente, repercutindo em sua vida profissional. São elas: análise de problemas da sociedade na busca de soluções individuais e/ou coletivas; tomadas de decisões; vivência de situações de liderança; desenvolvimento de perfil empreendedor e comunicação de relações interpessoais, entre outras.


Estágios Curriculares Supervisionados

O estágio curricular supervisionado é um componente estratégico na formação do estudante como futuro profissional qualificado. É nele que o estudante sedimenta os conhecimentos e competências adquiridos ao longo do curso. Ele lhe confere maturidade profissional e técnica, possibilita o contato com profissionais da área, a vivência e convivência com pessoas e a oportunidade de conectar o saber ao fazer.


Perfil do Egresso

O egresso do Curso de Direito da Unifenas, câmpus Divinópolis, possuirá perfil generalista e humanista, com capacidade de análise, domínio da terminologia jurídica e dos conceitos fundamentais, de argumentação e interpretação dos fenômenos sociais e jurídicos tornando-o um agente social capaz de diagnosticar os problemas e encontrar soluções para questões sociais tais como: violência (criminalidade), direitos humanos, meio ambiente e a proteção de idosos e crianças. Isto tudo, por meio de uma postura reflexiva e uma visão crítica que favorece a capacidade e a aptidão para uma aprendizagem autônoma e dinâmica, indispensáveis para o desenvolvimento profissional e de cidadão.


Portal do Egresso


Pesquisa

Com a pesquisa consegue-se uma educação rica em oportunidades para se fazer diferente. A pesquisa incorpora necessariamente a prática ao lado da teoria. Por isso, integrada ao ensino e à extensão, a pesquisa na UNIFENAS é pensada como forma de proporcionar e orientar o desenvolvimento institucional, criando interfaces com as questões sociais.
A prática da pesquisa incentiva o corpo discente e docente a não só observar a realidade, mas também com ela dialogar e sobre ela agir.


Página de Pesquisa e Pós-graduação Unifenas
Tutorial de utilização do portal da CAPES

Extensão

As ações de extensão do curso de Estética e Cosmética acontecem durante todo o ano por meio de projetos, cursos, eventos e prestação de serviços, muitas vezes com parcerias importantes.
A criação de projetos de extensão e eventos inicia-se em sala de aula, pelos próprios estudantes, que, orientados por seus professores, estruturam e executam as ações. Estas ações apresentam características variadas, sendo sempre muito bem fundamentadas para que percebam sua importância e verifiquem um aprendizado mútuo entre a comunidade e o acadêmico.


Página da Extensão Universitária


Laboratórios

O curso conta com laboratórios de informática e de Prática Jurídica que se destinam à realização das atividades práticas necessárias ao desenvolvimento de competências e habilidades essenciais à formação do profissional do Direito.


Laboratórios de Informática

Os laboratórios de informática estão disponíveis aos estudantes como ferramenta de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão. São equipados com computadores cujas configurações atendem plenamente às necessidades dos cursos. Softwares e aplicativos específicos simulam situações que o estudante vivenciará no exercício de sua profissão. Os laboratórios são conectados à Internet à qual garante livre acesso aos seus usuários.


Próximos Eventos

Notícias

Previous Next
Previous Next
Previous Next

Vídeos