Odontologia Câmpus Varginha




Sobre o Curso

  • Duração do curso: 10 semestres (noturno) e 8 semestres (integral)
  • Período: Integral e Noturno
  • Câmpus: Varginha
  • Criação: Decreto nº 40.222 de 28/12/1998, publicado no DOU de 29/12/1998
    Parecer 1.138 de 13/12/1998 do CEE Homologado pelo Secretário de Estado da Educação em 27/11/1998
  • Reconhecimento: Decreto nº 43.199 de 18/02/2003, publicado no “MG” de 19/02/2003 pág 1 Parecer nº 890/2002 CEE homologado pelo Secretário de Estado da Educação em 08/01/2003
  • Renovação de Reconhecimento: Portaria MEC nº 175 de 20/03/2014, publicado no DOU em 21/03/2014.
AVALIAÇÃO DO CURSO
ENADE
2016
3
CPC
2016
4
CC
MEC
4

CONTATO
Curso de Odontologia - Câmpus Varginha
E-mail: odontologia.varginha@unifenas.br
Telefone: (35) 3222-3209
Endereço: Av. Santa Luíza, 205
Bairro Santa Luíza
CEP 37026-690

COORDENAÇÃO
Sintonia com a realidade brasileira

O curso de Odontologia da UNIFENAS/VARGINHA forma o futuro profissional, apoiado nas práticas de promoção da saúde e, em sintonia com a realidade brasileira. Os futuros cirurgiões-dentistas não se restringirão aos aspectos das etiologias e tratamento das doenças bucais, mas, além da formação técnico-científica, deverão apresentar espírito crítico e capacidade de trabalhar em equipe, pois seu perfil ético está compromissado com o social.


Um profissional completo

O profissional egresso da UNIFENAS/VARGINHA está apto a influenciar e fortalecer os hábitos adequados nas populações, propor políticas públicas de promoção da saúde de forma integral e holística e, sobretudo, estar atento para análise dos aspectos epidemiológicos contribuindo para que a comunidade desenvolva hábitos saudáveis e se comprometa com a promoção e o cuidado com a saúde.


Estrutura prática e adequada

O curso se desenvolverá em 8 semestres, no período integral, ou em 10 semestres, no período noturno, de segunda a sexta, e, aos sábados, pela manhã. Já possui um corpo docente qualificado, com projeto de construção de uma clínica odontológica ampla e moderna, oferecendo ótimas condições àqueles que se descobrem vocacionados para se desenvolverem profissionalmente na área de saúde bucal.


Histórico

O curso de Odontologia de Varginha foi criado em 1999, inicialmente nos turnos diurno e vespertino. Foi reconhecido pelo decreto nº 43199 de 18/02/2003 e publicado no MG em 19/02/2003. A idealização da mudança de turno do curso para o turno noturno de surgiu a partir da observação e análise da demanda de candidatos a cursos superiores noturnos. Considerando que a cidade consiste num pólo regional de intenso comércio e atividades educacionais com facilidade de acesso para municípios do entorno a Varginha, e no intuito de atender a essa demanda a UNIFENAS mudou, a partir de 2004, o Curso de Odontologia para o período noturno.



Projeto Pedagógico

O projeto pedagógico do curso de odontologia propõe a formação de profissional consciente de sua responsabilidade como agente de transformação do processo saúde/doença. Durante o curso, o aluno é estimulado a desenvolver uma visão crítica e global da odontologia no mundo atual, exercitando atividades pré-clínicas e clínicas, aprimorando sua percepção cognitiva e psicomotora. O egresso também é preparado para atuar na área pública ou privada, em escolas, hospitais, postos de saúde, centros assistenciais e empresas, com ênfase no desenvolvimento de habilidades para a promoção de saúde bucal coletiva no sentido de estimular as boas práticas de educação e prevenção das doenças bucais. O projeto pedagógico estimula experiências significativas no trinômio ensino-pesquisa-extensão, como forma de valoração do conhecimento científico, sem, contudo, afastar-se da aplicação social do saber, na necessidade de aliviar o sofrimento humano, objetivo primeiro de toda evolução científica.


Monitoria

O Programa Institucional de Monitoria compreende um conjunto de atividades acadêmicas exercidas por aluno de graduação e que tem por finalidade contribuir para sua formação integrada.
O monitor exerce suas atribuições sob a orientação do professor responsável pela disciplina ou unidade curricular.
O exercício da Monitoria é voluntário e pode ser remunerado.
A monitoria é exercida em horário que não coincida com o das disciplinas ou unidades curriculares nas quais o aluno monitor se encontrar matriculado ou com o de outras atividades necessárias a sua formação acadêmica.
O Programa possibilita a participação de alunos na iniciação à prática docente, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades e competências próprias da atividade pedagógica. Para participar do Programa Institucional de Monitoria da UNIFENAS, consulte o Coordenador do seu curso.


Atividades Complementares

As Atividades Complementares complementam a formação dos estudantes de maneira geral e específica. A coordenação de cada curso relaciona, no início de cada semestre, os eventos e atividades que serão oferecidos para que o aluno possa se programar.
O aluno deverá cumprir até o penúltimo período de seu curso de graduação no mínimo 80% (oitenta por cento) das atividades complementares previstas.
É obrigatória a participação do aluno nas atividades previstas em pelo menos dois dos cinco grupos indicados pela UNIFENAS. Em cada grupo serão permitidos, no máximo, os seguintes percentuais da carga horária curricular para as atividades complementares:
Grupo 1 – ENSINO - 60% da carga horária de Atividades Complementares
Grupo 2 – PESQUISA - 60% da carga horária de Atividades Complementares
Grupo 3 – EXTENSÃO - 60% da carga horária de Atividades Complementares
Grupo 4 – REPRESENTAÇÃO ESTUDANTIL - 20% carga horária de Atividade Complementar
Grupo 5 – OUTRAS ATIVIDADES - 10% da carga horária de Atividades Complementares


Atividades Integradoras

As Atividades Integradoras constituem inovações pedagógicas cuja finalidade é alterar a concepção dos cursos, tornando-os mais próximos das relações práticas da vida profissional e da realidade social brasileira.
As Atividades Integradoras destinam-se à atualização curricular pela incorporação de temas novos e de relevância científica, mas que não são desenvolvidos em disciplinas autônomas.
Essas atividades permitem vivenciar novas situações que facilitam o desenvolvimento de competências e habilidades importantes na formação do discente com repercussão positiva em sua vida profissional. São elas: análise de problemas da sociedade na busca de soluções individuais e/ou coletivas; tomadas de decisões; vivência de situações de liderança; desenvolvimento de perfil empreendedor; comunicação; relações interpessoais; trabalho em equipe; educação continuada, entre outras.


Estágios Curriculares Supervisionados

Os Estágios Curriculares Supervisionados, além de constituírem componentes curriculares obrigatórios, têm um papel estratégico na formação do aluno como profissional qualificado.
Ao colocar em prática os conhecimentos teóricos e habilidades adquiridos durante o curso, o discente, em contato com paciente e suas necessitadas de saúde bucal e supervisionados por profissionais competentes, tem a oportunidade de aprimorar sua técnica e de adquirir a maturidade indispensável ao pleno exercício profissional.
Os estágios curriculares são desenvolvidos articuladamente e com complexidade crescente ao longo do curso. Os estágios curriculares sob supervisão docente são desenvolvido nos seguintes períodos do curso: - 4º Período - Estágio: Práticas Epidemiológicas
- 6º Período - Estágio: Educação em Saúde Bucal
- 8º Período - Estágio em Odontologia Geral I
- 9º Período - Estágio em Odontologia Geral II
- 9º Período - Estágio em Odontologia Pediátrica I
- 9º Período - Estágio em Planejamento e Gestão em Saúde Pública
- 10º Período - Estágio em Odontologia Geral III
- 10º Período - Estágio em Odontologia Pediátrica II
- 10º Período - Estágio em Saúde Pública


TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso é um componente curricular obrigatório. Constitui um conjunto de processos de estudo, de pesquisa e reflexão com aplicação de conhecimentos científicos e tecnológicos adquiridos pelo estudante ao longo do curso.
O TCC é desenvolvido durante os dois últimos períodos do curso, com acompanhamento e orientação de um professor e conta com Regulamento próprio.


Perfil do Egresso

O egresso do Curso de Odontologia Unifenas-Varginha é de um Cirurgião Dentista generalista, humanista, ético, com visão crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor técnico e científico. Capacitado ao exercício de atividades referentes à saúde bucal da população segundo realidade social, cultural e econômica do seu meio comprometido socialmente, capaz de liderança, sensibilidade e autonomia nas decisões.


Portal do Egresso


Pesquisa

Com a pesquisa consegue-se uma educação rica em oportunidades para se fazer diferente. A pesquisa incorpora necessariamente a prática ao lado da teoria. Por isso, integrada ao ensino e à extensão, a pesquisa na UNIFENAS é pensada como forma de proporcionar e orientar o desenvolvimento institucional, criando interfaces com as questões sociais.


A prática da pesquisa incentiva o corpo discente e docente a não só observar a realidade, mas também com ela dialogar e sobre ela agir.


A UNIFENAS promove anualmente o SEMIC – Seminário de Iniciação Científica, onde são apresentados trabalhos vinculados às linhas de pesquisas, desenvolvidos por alunos.


Página de Pesquisa e Pós-graduação Unifenas
Tutorial de utilização do portal da CAPES
Tutorial de utilização de bibliotecas virtuais em Saúde (Parte I)
Tutorial de utilização de bibliotecas virtuais em Saúde (Parte II)

Extensão

As ações de extensão do curso de Odontologia são significativas e acontecem durante todo o ano por meio de projetos, cursos, eventos e prestação de serviços, muitas vezes com parcerias importantes.
Os projetos de Extensão desenvolvidos pelo curso de Odontologia são:
- Projeto Sorriso e Saúde
- Banco de dentes humanos
- Congresso Odontológico
- Fórum clínico e de pesquisa
- Mostra de Painéis Científicos


Página da Extensão Universitária


Laboratórios

Os laboratórios de informática estão disponíveis aos alunos como ferramenta de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão. São equipados com computadores cujas configurações atendem plenamente às necessidades dos cursos. Os laboratórios são conectados à Internet à qual garante livre acesso aos seus usuários.


Os laboratórios de apoio ao curso de Odontologia são:

Laboratórios Multidisciplinares I e II
Laboratório de Radiologia
Laboratório de Prótese o Ortodontia
Clínica Integrada e de Pediatria
Clínica de Cirurgia
Centro Radiológico
Central de Esterilização



Próximos Eventos

Notícias

Previous Next
Previous Next
Previous Next

Vídeos