Home Mapa do site
English
INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Iniciação Científica

Olá, aluno(a) da UNIFENAS!
Na UNIFENAS você poderá fazer pesquisa durante o seu curso de graduação.
Por isso, preparamos para você, futuro jovem cientista, o passo a passo para informá-lo(a) e estimulá-lo(a) a participar dessas interessantes atividades.


    Perguntas e respostas

  1. O que é pesquisa científica?
  2. O que é iniciação científica?
  3. Quem pode participar?
  4. Qual o requisito para participar de uma pesquisa científica?
  5. Como eu faço?
  6. O que é grupo de pesquisa? O que é linha de pesquisa?
  7. Como eu tenho conhecimento dos Grupos de Pesquisa da UNIFENAS?
  8. Não havendo grupo ou linha de pesquisa de meu interesse, não posso realizar a pesquisa?
  9. Posso concorrer à bolsa de iniciação científica?
  10. O que é projeto de pesquisa?
  11. O que é currículo Lattes?
  12. Há algum impedimento para se obter a bolsa?
  13. Quais os deveres a que está obrigado o bolsista ou o aluno envolvido em iniciação científica?
  14. Se eu não ganhar bolsa de iniciação científica, devo parar o projeto?
  15. Ao final do projeto, receberei algum comprovante?
  16. Posso renovar minha bolsa de iniciação científica?
  17. Posso participar simultaneamente de dois projetos de pesquisa?
  18. O projeto executado poderá ser validado como TCC?
  19. Quais os benefícios para quem realiza pesquisa científica?
1 - O que é pesquisa científica?
Aprofundar e produzir conhecimento em determinado tema. O tema em pesquisa é chamado de problema; portanto, pesquisar é buscar solução para um problema. A solução será alcançada através de livros, revistas, internet, conversa com professores da área, congressos, atividades e técnicas de estudo em laboratórios.
2 - O que é iniciação científica?
A iniciação científica é uma atividade de pesquisa. Objetiva despertar a vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação,  que, orientados por pesquisador qualificado, adquirem aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, sendo estimulados ao desenvolvimento da criatividade e do pensamento científico decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa (RN-CNPq n.º 17/2006).
3 - Quem pode participar?
Todos os alunos regularmente matriculados nos Câmpus da UNIFENAS.
4 - Qual o requisito para participar de uma pesquisa científica?
Ser curioso e ter disponibilidade e desejo para se dedicar às atividades de pesquisa.
5 - Como eu faço?
Inicialmente você deve procurar um professor do seu curso que esteja disposto a ser o seu orientador e que, preferencialmente, esteja vinculado aos grupos de pesquisa / linhas de pesquisa institucionais. É interessante que você procure um professor que domine o conteúdo ou tema de seu interesse e vocação. Preferem-se professores que possuam, no mínimo, o título de mestre. O Professor orientador é aquele que irá conduzir você à correta iniciação científica, mostrando-lhe os caminhos da pesquisa, como solucionar problemas, como estudar, como pesquisar; enfim, será seu tutor nesse processo de aquisição de conhecimentos.
6 - O que é grupo de pesquisa? O que é linha de pesquisa?
Grupo de pesquisa é uma reunião de professores e alunos pesquisadores que pesquisam, discutem e refletem sobre conteúdos similares. Linha de pesquisa é o tema ou assunto pesquisado pelo grupo, de onde se originam projetos cujos resultados guardam afinidades entre si. Um mesmo grupo de pesquisa pode ter uma ou mais linhas de pesquisa. O grupo e as linhas de pesquisa são ditos “institucionais” quando oficialmente reconhecidos e aprovados pela instituição.
7 - Como eu tenho conhecimento dos Grupos de Pesquisa da UNIFENAS?
Você poderá consultá-los pelo site http://www.unifenas.br/pesquisa, no link Grupos de Pesquisa. Aí você poderá analisar os grupos, bem como os assuntos, os docentes e os alunos participantes.
8 - Não havendo grupo ou linha de pesquisa de meu interesse, não posso realizar a pesquisa?
Prefere-se que a pesquisa esteja vinculada aos temas dos grupos, mas não é impeditivo executar pesquisa sobre outros assuntos. Mas lembre-se de que você deverá ter um professor orientador.
9 - Posso concorrer à bolsa de iniciação científica?
Sim. Anualmente a UNIFENAS divulga seus editais de iniciação científica, sempre em maio e novembro, com os Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica PROBIC/UNIFENAS, PIBIC/CNPq e BIC/FAPEMIG. Para concorrer, o aluno deverá apresentar seu currículo Lattes, o currículo Lattes de seu orientador e o projeto de pesquisa, que serão avaliados por uma comissão interna e externa de professores. Obtendo a bolsa, você a receberá por 12 meses, devendo neste período realizar todo o projeto com auxílio de seu orientador.
10 - O que é projeto de pesquisa?
Um texto orientado com os passos que você seguirá para realização de sua pesquisa. Ele é subdividido em partes que permitem a correta análise e a compreensão do que será realizado. Suas normas estão disponíveis em:
http://www.unifenas.br/pesquisa - acesse Manual de Publicações.
11 - O que é currículo Lattes?
O Currículo Lattes registra a vida pregressa e atual dos alunos e docentes pesquisadores, sendo elemento indispensável à análise de mérito e competência dos projetos de pesquisa. Você poderá efetuá-lo pelo site http://www.cnpq.br ou acessando http://www.unifenas.br/pesquisa.
12 - Há algum impedimento para se obter a bolsa?
Você não poderá possuir vínculo empregatício ou acumular bolsas.
13 - Quais os deveres a que está obrigado o bolsista ou o aluno envolvido em iniciação científica?
Envolver-se nas atividades de pesquisa por no mínimo 20 horas semanais; cumprir o plano de trabalho estabelecido pelo orientador; divulgar a pesquisa científica em eventos (SEMIC-UNIFENAS) e publicá-la em revistas científicas.
14 - Se eu não ganhar bolsa de iniciação científica, devo parar o projeto?
Não. Você poderá executá-lo enquadrando-se no Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica, desde que com a ciência de seu orientador.
15 - Ao final do projeto, receberei algum comprovante?
Sim. Receberá um certificado emitido pela Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação.
16 - Posso renovar minha bolsa de iniciação científica?
Pode. Mas deverá submeter complementação do projeto executado ou novo projeto a novo Edital de Bolsas, concorrendo novamente.
17 - Posso participar simultaneamente de dois projetos de pesquisa?
Sim. Desde que tenha disponibilidade para a correta execução dos dois, lembrando que você poderá concorrer a apenas uma bolsa de iniciação científica.
18 - O projeto executado poderá ser validado como TCC?
Sim. Você deverá verificar com o coordenador de seu curso.
19 - Quais os benefícios para quem realiza pesquisa científica?
Os alunos envolvidos em pesquisa científica/iniciação científica tornam-se mais organizados, comunicativos, desenvolvem maior capacidade de compreensão dos fatos e ingressam rapidamente em cursos de pós-graduação.