VOCÊ PARTICIPA, AVALIA E A UNIFENAS MELHORA

Conheça e acompanhe os resultados da Avaliação Institucional.
Você também pode tirar suas dúvidas, enviar sugestões, críticas e complementar sua avaliação pelo e-mail autoavaliacao@unifenas.br ou telefone (35)3299-3176

CPA - Comissão Própria de Avaliação

A CPA – (Comissão Própria de Avaliação) é o órgão responsável pelos processos internos de avaliação institucional da UNIFENAS, de sistematização e disponibilização de informações para o INEP/MEC e os órgãos de gestão da Instituição. É constituída por três representantes de cada segmento: docente, discente, técnico-administrativo e comunidade externa, eleitos, entre os inscritos, para um mandato de 2 (dois) anos.

O objetivo geral da Avaliação Institucional, que está sob a responsabilidade da CPA, é promover a qualidade da oferta educacional em todos os sentidos e a principal contribuição é possibilitar o encaminhamento de ações que objetivem as correções e as melhorias das deficiências apontadas, nas avaliações, pelos discentes, docentes, colaboradores e comunidade externa.

Durante toda vida acadêmica, os alunos respondem a vários instrumentos utilizados no processo avaliativo, sem serem identificados.

Os questionários são utilizados para a avaliação dos docentes, nas aulas teóricas e práticas; dos estágios supervisionados; dos eventos; das disciplinas optativas e de nivelamento; da infraestrutura da instituição; dos serviços de atendimento aos discentes e docentes; do atendimento pela coordenação do curso e nas secretarias; da qualidade dos serviços terceirizados (cantina e xérox) etc.

Do exposto tem-se que, na UNIFENAS, a Avaliação Institucional, coordenada pela CPA, é uma poderosa ferramenta de adequação entre o idealizado e o concretizado; cria condições para reflexão coletiva sobre as ações institucionais e promove a qualidade da oferta educacional em todos os sentidos.

Ao acessar este link, você pode conhecer e acompanhar nossos serviços e publicações, bem como tirar suas dúvidas. Você também pode enviar sugestões e críticas para o e-mail autoavaliacao@unifenas.br, pelo tel. 3299-3176 ou nos procurar pessoalmente.


Apresentação

A autoavaliação visa à implantação de uma cultura de avaliação num processo reflexivo, sistemático e contínuo sobre a realidade institucional. A análise contínua da ação educativa, buscando vê-la com clareza e abrangência, torna possível a revisão e o aperfeiçoamento das práticas educacionais, tendo como referências o PDI e o PPI. A informação e divulgação, de forma célere e segura, dos dados obtidos por meio dos diferentes instrumentos, aos segmentos da Universidade, garantem a democratização das ações e uma gestão profissional e eficaz. As orientações e instrumentos propostos na avaliação da UNIFENAS baseiam-se na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, na Diretriz Curricular do Curso e no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

A instituição desenvolve um processo de autoavaliação desde 2001. O Programa de Avaliação Institucional está, desde 2004, sob a responsabilidade da Comissão Própria de Avaliação (CPA), constituída por representantes da comunidade em geral, do corpo técnico-administrativo, alunos e professores. Adota uma metodologia participativa, que traz para o âmbito das discussões as opiniões de toda a comunidade acadêmica, de forma aberta e cooperativa, utilizando diversos instrumentos e métodos combinados, conforme necessidades e situações específicas.

Os métodos adotados partem do individual para o coletivo, favorecendo a convergência dos dados em torno de objetivos comuns, bem como a busca compartilhada de soluções para os problemas apresentados. Buscando construir um conhecimento amplo de sua atividade-fim, o corpo discente avalia os docentes no exercício das aulas teóricas e práticas; o corpo docente avalia suas turmas de alunos e se autoavalia; há avaliação dos estágios supervisionados não só em relação aos professores/supervisores, mas também quanto à estrutura do local e do conteúdo; os concluintes e egressos avaliam o curso e a Instituição em diferentes aspectos. Ocorre, ainda, a avaliação dos eventos, cursos de extensão e de pós-graduação. As atividades-meio institucionais, as administrativas e os serviços oferecidos pela Instituição também são avaliados. Assim, todos os segmentos da vida acadêmica e administrativa são envolvidos nesse processo de autoconhecimento e do (re)pensar institucional, sendo responsáveis pelo seu desenvolvimento, pela discussão dos resultados e implementação de melhoria, ponto alto de todo esse processo.

Os resultados sistematizados são divulgados, no TIU WEB e cartazes, aos segmentos internos, e amplamente discutidos, quando são indicadas formas de intervenção, objetivando mudanças e melhorias do Curso, da Instituição como um todo, e de cada uma de suas partes.

A CPA acompanha, ainda, bimestralmente, o aproveitamento discente, e elabora gráficos com as notas das avaliações sob a responsabilidade do docente. Os problemas detectados quanto aos procedimentos metodológicos e didático-pedagógicos, bem como as alterações da matriz curricular são discutidos amplamente nas reuniões de colegiados e nos encontros de professores e coordenadores.

Assim, a avaliação é uma poderosa ferramenta de adequação entre o idealizado e o concretizado, criando condições para reflexão coletiva sobre as ações institucionais e promovendo a qualidade da oferta educacional em todos os sentidos.


Relação nominal dos componentes da CPA, biênio 2017/2019:
Representantes do Corpo Docente:
- Prof.ª Sandra Regina Remondi Introcaso Paschoal – Presidente da CPA (Alfenas)
- Prof.ª Andressa Araújo Swerts (Alfenas e Varginha)
- Prof. Daniel Limongi Alvarenga Alves (Alfenas e Campo Belo)
Representantes do Corpo Técnico Administrativo:
- Ivanilda Cabral da Costa Chaves (Alfenas)
- Richard Gerhardt da Silva (Alfenas)
- Silvana Maria de Carvalho Neiva (Belo Horizonte)
Representantes do Corpo Discente:
- Maria Katiely Sales Castro (Alfenas)
- Micaelli Reis Massoni (Varginha)
- Silvana Aparecida Costa Paiva (Alfenas)
Representantes da Sociedade Civil Organizada:
- Américo Alves Cerqueira Passos (Alfenas)
- Glenira de Moura Leite (Alfenas)
- Vander Cherri Marcolino (Alfenas)

Histórico

A Universidade José do Rosário Vellano – Unifenas – é uma Universidade multicampi, reconhecida pela portaria MEC n° 605/88 de 13/12/88 e mantida pela Fundação de Ensino e Tecnologia de Alfenas.

A autoavaliação na UNIFENAS iniciou-se em 2001, com base no Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB). Nessa primeira etapa, os questionários eram respondidos e os resultados catalogados manualmente; apenas alguns alunos de cada curso participaram desta avaliação.

Em 2 de junho de 2004, atendendo ao disposto na Lei n.1086/2004, pela Portaria n° 15, de lavra do Magnífico Reitor, foi constituída a Comissão Própria da Avaliação, cujos membros têm mandato de 2 anos, permitida a recondução.

A Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS) entende a autoavaliação como um processo contínuo por meio do qual a IES constrói conhecimento sobre sua própria realidade, buscando compreender os significados do conjunto de suas atividades para melhorar a qualidade educativa e alcançar maior relevância social. Para tanto, reconhece como necessário:


Sistematizar informações;
Analisar coletivamente os significados de suas realizações;
Identificar suas potencialidade e deficiências;
Estabelecer estratégias de superação de problemas.


Tudo isso só é possível se houver uma equipe de coordenação compromissada e motivada, informações válidas e confiáveis e o uso efetivo dos resultados.

Tendo com norte a identidade institucional, definida na missão e nos objetivos previstos no PDI, iniciou-se em 2004 um trabalho de sensibilização e discussão de estratégias com todos os segmentos da Universidade, para que houvesse uma adesão ampla e pudéssemos atender às peculiaridades de todos os “campi”.

Foram nomeadas CPAs de apoio à Comissão Central em todos os “campi”, constituídas com representantes discente, docente, coordenador de curso e funcionário, para auxiliar neste trabalho de conscientização e divulgação da importância da autoavaliação.

Houve uma adequação do questionário existente, porque a Instituição tem realidades diferenciadas, tais como o curso de Ciências Médicas de Belo Horizonte, que utiliza o método PBL.

Hoje o processo de autoavaliação está totalmente informatizado. Aluno e professor acessam os questionários por meio do TIU WEB, e a leitura dos resultados é realizada pela Central de Processamento de Dados.

A partir de 2005, a autoavaliação passou a ter as seguintes vertentes:


Avaliação dos docentes, discentes, coordenadores de curso e egressos:

Do docente pelo discente; autoavaliação discente; autoavaliação docente; avaliação da turma pelo docente; avaliação do conteúdo das aulas práticas; avaliação do local das aulas práticas; avaliação da estrutura física (cantina, biblioteca, aspectos do câmpus, área de convivência, xérox, secretarias, tesouraria, recursos humanos e limpeza), avaliação dos representantes de sala; avaliação dos concluintes, avaliação dos egressos e avaliação dos coordenadores de curso.


Avaliação do processo ensino/aprendizagem:

Todo bimestre, após a leitura das Atas de Notas, fazem-se gráficos da distribuição, por intervalos, das médias dos alunos, e um gráfico comparando as médias das disciplinas em cada turma. Ao final do semestre, calculam-se os índice de acerto de cada questão do exame global e os índices de aprovação e reprovação por disciplina.


Avaliação do corpo técnico-administrativo:

Os funcionários se autoavaliam, avaliam o chefe do setor, as relações interpessoais, o grau de satisfação pessoal e profissional e a estrutura física da Instituição. O chefe do setor avalia os subordinados, a Instituição e a estrutura física.


Avaliação da comunidade:

Os diferentes segmentos da população são ouvidos sobre a qualidade dos serviços prestados à comunidade e sobre a importância da Unifenas para a região onde está inserida.

Após a aplicação dos questionários, os dados são computados, analisados estatisticamente e há cruzamento das informações pela Coordenação de Avaliação. A Coordenação de Avaliação programa também reuniões com os representantes dos segmentos envolvidos e, conjuntamente, discutem-se os resultados obtidos e as propostas estratégicas de mudanças a serem tomadas para a solução dos problemas detectados.


Após, elaboram-se relatórios, que são apresentados e amplamente discutidos na Comissão Própria de Avaliação, para lavratura dos relatórios finais, que são encaminhados para todos os órgãos da Unifenas e para os chefes dos setores avaliados, sendo publicados para os professores, no TIU WEB, e para os alunos, em cartazes fixados nos campi.


A ampla divulgação dos resultados da avaliação e das melhorias deles decorrentes possibilita a continuidade do processo avaliativo e lhe dá credibilidade.


Objetivos

São objetivos do trabalho da CPA:

Organizar, documentar e divulgar os indicadores e resultados da Avaliação Institucional da UNIFENAS transformando-a em ferramenta prática efetiva da gestão superior e setorial da Universidade e de fortalecimento da sua comunidade acadêmica;

Promover a disseminação do processo de avaliação, incorporando-o à cultura organizacional da UNIFENAS e fazendo a ponte necessária com os órgãos de fiscalização do governo na área do ensino superior;

Ampliar, na UNIFENAS, o autoconhecimento, a participação e a reflexão da atuação dos seus corpos docente, discente e técnico- administrativo, visando ao aprimoramento da qualidade dos resultados de seu ensino, pesquisa e extensão, das relações com a comunidade e da efetividade de sua gestão;

Tornar a avaliação a grande norteadora do planejamento das ações institucionais e das relações da UNIFENAS com a sociedade na qual está inserida da Universidade;

Fortalecer as relações de cooperação entre os diversos atores institucionais;

Identificar pontos fracos, fortes e potencialidades por meio da correlação de indicadores e metas a serem atingidas com os resultados efetivamente auferidos buscando apontar soluções para aprimoramento dos mesmos.


Você solicita e a UNIFENAS atende!

Próximos Eventos

Notícias

Previous Next
Previous Next
Previous Next

Vídeos