Enfermagem Câmpus Belo Horizonte




Sobre o Curso

  • Duração do curso: 9 semestres
  • Período: Noturno
  • Câmpus: Belo Horizonte – Unidade Jaraguá
  • Criação: Resolução CD nº 1 de 29/06/2001 da Universidade de Alfenas
  • Reconhecimento: Decreto de 16/11/2006, publicado no “MG” de 17/11/2008 Diário Executivo – Caderno I
    Parecer nº 657 de 10/07/2006 do CEE homologado pelo Secretário de Estado e Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
  • Renovação de Reconhecimento: Portaria MEC/SERES nº 1 de 06/01/2012, publicada no D.O.U. de 09/01/2012 – seção 1 pag 19-43.
AVALIAÇÃO DO CURSO
ENADE
2016
3
CPC:
2016
4


CONTATO
Curso Enfermagem - Câmpus Belo Horizonte
E-mail: enfermagem.bh@unifenas.br
Telefones: (31) 2536-5802 / (31) 2536-5813
Endereço: Rua Boaventura, 50
Bairro Universitário
CEP 31270-020

COORDENAÇÃO
Formação generalista, humanista e reflexiva

O Curso de Enfermagem da UNIFENAS-BH, Câmpus Jaraguá, tem como proposta educativa a formação de um profissional crítico e reflexivo, capaz de atuar com competência nos diversos níveis de atenção à saúde da população.
Ciente das exigências do mercado de trabalho, com foco no profissional com habilidades técnico-comportamentais e perfil empreendedor, oferece-lhe uma formação diferenciada, valorizando o profissional e estimulando o desenvolvimento de seus talentos.
O acadêmico da UNIFENAS-BH é preparado para os diferentes contextos assistenciais, educativos e gerenciais, nos quais a enfermagem está inserida, sendo-lhe propiciada uma construção compartilhada de conhecimento, a partir das inter-relações da base teórica, com a aplicação de atividades práticas.
A realização de ações socioeducativas e assistenciais oferece ao acadêmico vivências essenciais para a sua formação profissional, por meio da participação em projetos educacionais, como a Praça da Saúde, Campanhas de Vacinação, Projetos de Ações Educativas (em creches, escolas, instituições de longa permanência, etc).


O diferencial do Curso: Ensino Clínico e estágios supervisionados

O Curso de Enfermagem da UNIFENAS-BH oferece inserção dos acadêmicos nas atividades práticas, desde os primeiros períodos, uma vez que se considera importante a vivência de situações reais, visando à construção do conhecimento e contribuindo para a experiência acadêmica. Os acadêmicos também têm a oportunidade de desenvolver ações educativas em saúde, com a comunidade, com foco preventivo e promocional, em variados grupos populacionais, institucionalizados ou não, a partir do planejamento, desenvolvimento e aplicação de estratégias baseadas na construção compartilhada do conhecimento.
O ensino clínico compreende um segundo momento de imersão do acadêmico no campo de trabalho, porém, agora, com a realização de atividades de cunho técnico-científico, valorizando-lhe a observação e criação de momentos de reflexão. Ele engloba os conteúdos de assistência básica de enfermagem, nos níveis individuais e coletivos, proporcionando um tempo de trabalho, de observação, de aprendizagem e de avaliação que promove o encontro entre a teoria e a prática. O ensino clínico é realizado semanalmente, orientado pelos docentes do curso.
Nos dois últimos períodos, ocorrem os estágios supervisionados, proporcionando ao acadêmico práticas no âmbito hospitalar, direcionando a atenção de enfermagem para os serviços de média e alta complexidade, e no âmbito da saúde pública, direcionados aos Programas de Saúde da Família.


Histórico

O Curso de Enfermagem da UNIFENAS-BH, Câmpus Jaraguá, tem como proposta educativa a formação de um profissional crítico e reflexivo, capaz de atuar com competência nos diversos níveis de atenção à saúde da população.
Ciente das exigências do mercado de trabalho, com foco no profissional com habilidades técnico-comportamentais e perfil empreendedor, oferece-lhe uma formação diferenciada, valorizando o profissional e estimulando o desenvolvimento de seus talentos.
O acadêmico da UNIFENAS-BH é preparado para os diferentes contextos assistenciais, educativos e gerenciais, nos quais a enfermagem está inserida, sendo-lhe propiciada uma construção compartilhada de conhecimento, a partir das inter-relações da base teórica, com a aplicação de atividades práticas.
A realização de ações socioeducativas e assistenciais oferece ao acadêmico vivências essenciais para a sua formação profissional, por meio da participação em projetos educacionais, como a Praça da Saúde, Campanhas de Vacinação, Projetos de Ações Educativas (em creches, escolas, instituições de longa permanência, etc).


Projeto Pedagógico

O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Enfermagem da UNIFENAS-BH conduz à formação de um profissional generalista, humanista, ético e compromissado com a melhoria da qualidade de vida da comunidade.
O PPC do curso de enfermagem busca garantir a formação global e crítica dos acadêmicos, visando a sua capacitação para o exercício da cidadania, bem como sujeitos de transformação da realidade, com respostas para os grandes problemas contemporâneos. Os conhecimentos essenciais à formação do profissional enfermeiro são desenvolvidos durante o curso por intermédio de aulas teóricas e práticas, atividades complementares e integradoras, estágios, programas de extensão e de iniciação científica, trabalho de conclusão e atividades que simulam o ambiente profissional, com o objetivo de atender às competências e habilidades inerentes à profissão e também as exigências do mercado de trabalho.


Monitoria

O Programa Institucional de Monitoria compreende um conjunto de atividades acadêmicas exercidas por aluno de graduação e que tem por finalidade contribuir para sua formação integrada. O monitor exerce suas atribuições sob a orientação do professor responsável pela disciplina ou unidade curricular. O exercício da Monitoria é voluntário e pode ser remunerado. A monitoria deverá ser exercida em horário que não coincida com o das disciplinas ou unidades curriculares nas quais o aluno monitor se encontrar matriculado ou com o de outras atividades necessárias a sua formação acadêmica. O Programa possibilita a participação de alunos na iniciação à prática docente, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades e competências próprias da atividade pedagógica. Para participar do Programa Institucional de Monitoria da UNIFENAS, consulte o Coordenador do seu curso.


Atividades Complementares

As Atividades Complementares complementam a formação dos estudantes de maneira geral e específica. A coordenação de cada curso relaciona, no início de cada semestre, os eventos e atividades que serão oferecidos para que o aluno possa se programar.
O aluno deverá cumprir até o penúltimo período de seu curso de graduação no mínimo 80% (oitenta por cento) das atividades complementares previstas.
É obrigatória a participação do aluno nas atividades previstas em pelo menos dois dos cinco grupos indicados pela UNIFENAS. Em cada grupo serão permitidos, no máximo, os seguintes percentuais da carga horária curricular para as atividades complementares:
Grupo 1 – ENSINO - 60% da carga horária de Atividades Complementares
Grupo 2 – PESQUISA - 60% da carga horária de Atividades Complementares
Grupo 3 – EXTENSÃO - 60% da carga horária de Atividades Complementares
Grupo 4 – REPRESENTAÇÃO ESTUDANTIL - 20% carga horária de Atividade Complementar
Grupo 5 – OUTRAS ATIVIDADES - 10% da carga horária de Atividades Complementares


Atividades Integradoras

Inseridas como inovações pedagógicas, elas visam alterar a concepção dos cursos, tornando-os mais próximos das relações práticas da vida profissional e da realidade social brasileira. Objetivam manter uma estrutura de ensino fundamentada no estudo de disciplinas integradas, uma vez que o exercício da profissão requer a integração de conhecimentos multidisciplinares.
Estas atividades foram inseridas na matriz curricular do curso de enfermagem da UNIFENAS-BH em 2010, sendo considerados componentes obrigatórios e estando presentes ao longo de todo o curso, de forma a constituir um espaço de ação integrante entre ensino, pesquisa e extensão. Destinam-se, sobretudo, à atualização curricular – com conteúdos programáticos variáveis – pela incorporação de temas novos e de relevância científica, mas que não se desenvolvem em disciplinas autônomas.


TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

Requisito obrigatório para a formação do aluno, o TCC consiste em um conjunto de processos de estudo, de pesquisa e reflexão que caracterizarão a vida intelectual do aluno, de forma a dar continuidade garantida da produção de conhecimentos.
É desenvolvido nos últimos períodos do curso e tem a função de reforçar os conteúdos ministrados aos alunos no decorrer do curso, na medida em que estes escolhem temas de pesquisa e desenvolvem reflexões relacionadas com os conhecimentos trabalhados nas disciplinas. Além disso, o TCC dá aos alunos a oportunidade de desenvolver procedimentos metodológicos e de pesquisa que propiciem sistematizar, na prática, as noções teóricas adquiridas. Portanto, consiste em realizar uma pesquisa orientada e propiciar o desenvolvimento da produção científica.


Estágios Curriculares Supervisionados

Como a missão da Unifenas é formar, além de um profissional competente, uma pessoa com uma visão ampla e que exerça a sua atuação de forma integrada, inter e multidisciplinar, a Universidade estabelece como estratégias e procedimentos metodológicos os estágios curriculares, no contexto dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação.
Os estágios é uma etapa importante na formação do estudante por lhe trazer maturidade profissional e técnica, além do contato com profissionais da área, vivência e convivência com pessoas e a oportunidade de conectar o saber ao fazer.
O estágio supervisionado subdivide-se em estágio I e II, os quais são oferecidos, nos dois últimos semestres letivos do curso.
No estágio supervisionado I serão desenvolvidas atividades com a atenção primária ao paciente, centralizada nos programas de saúde da família, nos quais os alunos desenvolvem, junto à população, tarefas como: grupos operativos, atendimento à saúde da mulher, da criança, do homem e do idoso. Os alunos também adquirem conhecimentos e práticas na sala de imunização e de curativos. Neste estágio o aluno construirá habilidades para atuar na promoção da saúde, prevenção, reabilitação de doenças e agravos freqüentes, e na manutenção da saúde.
No estágio supervisionado II serão desenvolvidos os níveis de atenção secundária e terciária. No primeiro, os alunos adquirem conhecimentos do atendimento de urgências e emergências, e, no nível de atenção terciária, os discentes desenvolvem suas atividades dentro de Hospitais da Rede FHEMIG, além das Unidades Básicas de Saúde e creches.


Perfil do Egresso

O curso de Enfermagem da UNIFENAS-BH, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais do seu curso (Resolução CNE/CES 3 de 7 de novembro de 2001), tem como perfil, o enfermeiro com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, com visão interdisciplinar, com competências e habilidades para atender e intervir sobre os problemas/situações de saúde – doenças mais prevalentes na paisagem epidemiológica nacional observando as situações regionais mais necessitadas e as dimensões bio-psico-sociais dos determinantes de cada caso, atuando como agente de mudança.
Sua atuação deve entrelaçar a responsabilidade social e o compromisso com a cidadania analisando os problemas e procurando soluções sempre como promotor da saúde integral do ser humano, posicionando eticamente em defesa dos direitos individuais e coletivos. Reconhecendo seu papel de educador atuando como multiplicador de conhecimento, produzindo-o e transmitindo-o.


Portal do Egresso


Pesquisa

Integrada ao ensino e à extensão, a pesquisa na UNIFENAS-BH é pensada como forma de proporcionar e orientar o desenvolvimento institucional, criando interfaces com as questões sociais.
É considerada um dos pilares da educação de qualidade, uma vez que é um elemento importante na concepção do planejamento pedagógico do curso, porque desperta a vocação científica e incentiva novos talentos potenciais entre estudantes de graduação e estimula o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.
A partir do segundo período acadêmico, o aluno do Curso de Enfermagem tem a oportunidade de participar de projetos de iniciação científica, normalmente vinculados às linhas de pesquisas institucionais. Nestes casos, o aluno interessado deve submeter-se a um processo de seleção conforme normas previstas nos diversos programas de fomento. O aluno poderá concorrer a bolsas de iniciação científica do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PROBIC/ UNIFENAS, ou PIBIC/CNPq. Outro órgão de fomento à iniciação científica é a FAPEMIG.
Independentemente do apoio de um órgão financiador, o aluno interessado pode participar de pesquisas nas áreas do conhecimento inerentes ao Curso de Enfermagem, devidamente orientadas por professor habilitado e autorizado para tal fim.


Página de Pesquisa e Pós-graduação Unifenas
Tutorial de utilização do portal da CAPES
Tutorial de utilização de bibliotecas virtuais em Saúde (Parte I)
Tutorial de utilização de bibliotecas virtuais em Saúde (Parte II)

Extensão

Têm como objetivo proporcionar interação transformadora entre a Instituição e a comunidade na qual está inserida, integrando os saberes e buscando o desenvolvimento social. As áreas nas quais tais atividades poderão ser desenvolvidas são: Ambiente e Sustentabilidade; Educação; Saúde; Direitos Humanos e Justiça; Tecnologia e Produção; Economia e Administração.
Devem primar pela formação humana, sociopolítica e ambiental, expandindo seu caminho para a questão social e cultural por meio da interação com a sociedade, tendo-se sempre a preocupação de avaliar como a UNIFENAS-BH tem atendido às necessidades desta sociedade junto à qual está atuando.
As ações de extensão, disciplinares e multidisciplinares, acontecem nas seguintes modalidades: programas, projetos, cursos, eventos, prestação de serviços, publicações, desenvolvimento tecnológico em parceria com o setor produtivo e outros produtos acadêmicos que se fizeram necessários para satisfazer às necessidades da população e da região.
Permite a construção da cidadania individual e profissional do estudante, por meio do conhecimento e da interação com situações desafiadoras da realidade social. Além disso, proporciona o desenvolvimento de uma atitude tanto questionadora quanto proativa dos discentes diante dos desafios impostos pela realidade social.
A extensão universitária está vinculada à Coordenação de cada câmpus, responsáveis pelo registro, seleção, monitoramento e avaliação das ações. Além disso, para o desenvolvimento da extensão, buscam-se parcerias que possibilitam a ampliação da rede de relações da UNIFENAS, aproximando-a de diferentes realidades sociais.


Laboratórios

Adequando a correlação teoria e prática para a formação básica e profissionalizante do discente, o curso de enfermagem conta com laboratórios equipados com todos os materiais necessários ao aprendizado e desenvolvimento de habilidades técnico-científicas em enfermagem, adequadas a proposta curricular do curso. Além disso, para a utilização destes laboratórios foram desenvolvidos manuais de normas específicas, os quais se correlacionam pedagogicamente às disciplinas envolvidas, visando orientar docentes, discentes e auxiliares de laboratório.
Os laboratórios são referências para as aulas práticas das disciplinas Semiologia e Semiotécnica, Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, Primeiros Socorros, Pronto Atendimento e Centro de Terapia Intensiva. São eles:
- Laboratório 01 – Centro Anatômico
- Laboratório 03 – Semiologia e Semiotécnica
- Laboratório 04 – Semiologia e Semiotécnica


Laboratórios de Informática

Os laboratórios de informática estão disponíveis aos estudantes como ferramenta de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão. São equipados com computadores cujas configurações atendem plenamente às necessidades dos cursos. Softwares e aplicativos específicos simulam situações que o estudante vivenciará no exercício de sua profissão. Os laboratórios são conectados à Internet à qual garante livre acesso aos seus usuários.


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