Administração Câmpus Belo Horizonte




Sobre o Curso

  • Duração do curso: 8 semestres
  • Período: Noturno
  • Câmpus: Belo Horizonte – Unidade Itapoã
  • Criação: Resolução CAP nº 14 de 17/12/1993
  • Autorização de Funcionamento: Decreto nº. 41.364 – MG 09/11/2000 pág. 1 cap 1
  • Reconhecimento: Decreto de 11/02/2005, publicado no ”MG” 12/02/2005 pág 2
    Parecer do CEE nº. 896, de 29/11/2004, homologado pelo Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior em 20/12/2004
  • Renovação de Reconhecimento: Portaria SERES/MEC nº 273 de 03/04/2017
    Publicado no DOU de 03/04/2017 pág. 142.
AVALIAÇÃO DO CURSO
ENADE
2015
4
CPC:
2015
4


CONTATO
Curso de Administração - Câmpus Belo Horizonte
E-mail: administracao.bh@unifenas.br
Telefone: (31) 2536-5665
Endereço: Rua Líbano, 66
Bairro Itapoã
CEP 31710-030

Busca da competência e da criatividade

O curso de bacharelado em Administração oferecido pela UNIFENAS - BH alia modernas teorias e conceitos da Administração ao exercício das funções gerenciais, utilizando exemplos práticos do cotidiano da profissão. O futuro administrador terá contato com as mais modernas ferramentas e modelos de gestão que lhe permitirão se destacar no mercado de trabalho, mesmo em ambiente altamente competitivo.


Sólida formação transdiciplinar

O programa do curso baseia-se em estratégias que darão aos futuros administradores condições de gerir recursos de variadas naturezas em organizações de diferentes características. A formação gerencial-humanística proposta pelo programa desenvolve uma visão ampla e ética do mundo dos negócios, contemplando os estudos de áreas tradicionais como Marketing, Recursos Humanos e Finanças e suas interdependências. Tudo para que o egresso tenha uma capacidade crítica de análise, diagnóstico e gestão das organizações.


Amplo mercado de trabalho

Os profissionais graduados pela UNIFENAS - BH têm atuado com sucesso em organizações públicas e privadas, nas mais diversas áreas como siderurgia, mineração, finanças, auditoria, controladoria e serviços, entre várias outras.


Histórico

O Curso de Administração do câmpus Belo Horizonte teve inicio em fevereiro de 2001. Foi reconhecido pelo poder Executivo do Estado de Minas Gerais por meio do Decreto de 11 de fevereiro de 2005 .
Em 13 de julho de 2005, por meio da Resolução nº. 4, a Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação instituiu novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Administração. O curso da UNIFENAS foi cuidadosamente analisado, contando com a participação de todo o corpo docente. Como conseqüência, a matriz curricular do curso de Administração foi reestruturada. Novas disciplinas foram criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento dos alunos, além da redistribuição da carga horária do curso.


Projeto Pedagógico

O projeto pedagógico do curso possibilita um grande aproveitamento dos alunos, motivando-os para novos conhecimentos de forma a contribuir para a melhoria da gestão das empresas e, consequentemente, da qualidade de vida da população. Neste modelo, a utilização de práticas gerenciais diferenciadas propicia a oportunidade para que o aluno participe ativamente da sua aprendizagem. Provoca, também, uma mudança de postura, valores e atitudes do professor, ampliando os horizontes de sua intervenção, consciente da atual situação do ensino na área de ciências sociais aplicadas.


Monitoria

O Programa Institucional de Monitoria compreende um conjunto de atividades acadêmicas exercidas por aluno de graduação e que tem por finalidade contribuir para sua formação integrada. O monitor exerce suas atribuições sob a orientação do professor responsável pela disciplina ou unidade curricular. O exercício da Monitoria é voluntário e pode ser remunerado. A monitoria deverá ser exercida em horário que não coincida com o das disciplinas ou unidades curriculares nas quais o aluno monitor se encontrar matriculado ou com o de outras atividades necessárias a sua formação acadêmica. O Programa possibilita a participação de alunos na iniciação à prática docente, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades e competências próprias da atividade pedagógica. Para participar do Programa Institucional de Monitoria da UNIFENAS, consulte o Coordenador do seu curso.


Atividades Complementares

As Atividades Complementares complementam a formação dos estudantes de maneira geral e específica. A coordenação de cada curso relaciona, no início de cada semestre, os eventos e atividades que serão oferecidos para que o aluno possa se programar.
O aluno deverá cumprir até o penúltimo período de seu curso de graduação no mínimo 80% (oitenta por cento) das atividades complementares previstas.
É obrigatória a participação do aluno nas atividades previstas em pelo menos dois dos cinco grupos indicados pela UNIFENAS. Em cada grupo serão permitidos, no máximo, os seguintes percentuais da carga horária curricular para as atividades complementares:
Grupo 1 – ENSINO - 60% da carga horária de Atividades Complementares
Grupo 2 – PESQUISA - 60% da carga horária de Atividades Complementares
Grupo 3 – EXTENSÃO - 60% da carga horária de Atividades Complementares
Grupo 4 – REPRESENTAÇÃO ESTUDANTIL - 20% carga horária de Atividade Complementar
Grupo 5 – OUTRAS ATIVIDADES - 10% da carga horária de Atividades Complementares


Atividades Integradoras

O projeto pedagógico do curso é interdisciplinar, e prioriza o trabalho de construção do conhecimento pelo aluno, através de metodologias de aprendizagem dinâmicas, aplicadas e vivenciais. Para isso, utiliza-se de Atividades Integradoras - Práticas Gerenciais, que possibilita o desenvolvimento de projetos, a elaboração de artigos científicos e casos empresariais, a simulação de cenários e a apresentação pública de propostas de reestruturação, gestão e até criação de negócios.
As atividades Integradoras – práticas gerenciais visam alterar a concepção do curso, tornando-o mais próximo das relações práticas da vida profissional e da realidade social brasileira. Estão presentes ao longo do curso e constituem um espaço de ação integrante entre ensino, pesquisa e extensão. Destinam-se, sobretudo, à atualização curricular – com conteúdos programáticos variáveis – pela incorporação de temas novos e de relevância científica, mas que não se desenvolvem em disciplinas autônomas.
Estas atividades permitem novas situações que facilitarão o desenvolvimento de competências e habilidades importantes na formação do discente, repercutindo em sua vida profissional. São elas: análise de problemas da sociedade na busca de soluções individuais e/ou coletivas; tomadas de decisões; vivência de situações de liderança; desenvolvimento de perfil empreendedor e comunicação de relações interpessoais, entre outras.


TC - Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Curso é um conjunto de processos de estudo, de pesquisa e reflexão que caracterizará a vida intelectual do aluno.
A Resolução CNE/CES Nº. 4 de 13 de julho de 2005, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração, dispõe em seu art. 9º que o trabalho de curso é um componente curricular opcional da Instituição, podendo ser desenvolvido, se adotado nas modalidades de monografia, projeto de Iniciação científica ou projetos de atividades centrados em áreas teórico-práticas e de formação profissional relacionados com o curso. O curso de Administração da UNIFENAS, Câmpus Alfenas, optou por incluir o trabalho de curso, pois entende ele promove o pensamento e a produção científica do aluno de modo a desenvolver capacidade reflexiva, senso crítico, capacidade de identificação e interpretação de uma dada realidade, e capacidade em propor soluções e medidas corretivas a problemas concretos.


Estágios Curriculares Supervisionados

O estágio curricular supervisionado do curso de Administração é oferecido nos 7º e 8º períodos letivos do curso e tem um papel estratégico na formação do aluno como profissional qualificado. É uma etapa importante na formação do estudante por lhe trazer maturidade profissional e técnica, contato com profissionais da área, vivência e convivência com pessoas e a oportunidade de conectar o saber ao fazer.
Os estágios supervisionados acontecem em entidades públicas e privadas, por meio de convênios firmados entre tais entidades e a UNIFENAS.


Perfil do Egresso

Considerando o conjunto das competências e habilidades prescritas nas Diretrizes Curriculares, o curso de Administração da UNIFENAS, forma profissional capacitado a compreender as questões cientificas, técnicas, sociais e econômicas da produção e de seu gerenciamento, observados níveis graduais do processo de tomada de decisão, bem como para desenvolver gerenciamento qualitativo e adequado, revelando a assimilação de novas informações e apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas, presentes ou emergentes, nos vários segmentos do campo de atuação do administrador.
O egresso do curso de Administração possui em seu perfil a capacidade de reconhecer problemas e propor alternativas de solução; maior fluência verbal e relacional, indispensável ao trabalho em equipe e à atuação em situações de conflito e negociação; a capacidade de elaborar e implementar projetos criativos e inovadores que possam redundar em desenvolvimento da organização e da própria sociedade.


Portal do Egresso


Pesquisa

Com a pesquisa consegue-se uma educação rica em oportunidades para se fazer diferente. A pesquisa incorpora necessariamente a prática ao lado da teoria. Por isso, integrada ao ensino e à extensão, a pesquisa na UNIFENAS é pensada como forma de proporcionar e orientar o desenvolvimento institucional, criando interfaces com as questões sociais.
A prática da pesquisa incentiva o corpo discente e docente a não só observar a realidade, mas também com ela dialogar e sobre ela agir.


Página de Pesquisa e Pós-graduação Unifenas
Tutorial de utilização do portal da CAPES
Tutorial de utilização de bibliotecas virtuais em Saúde (Parte I)
Tutorial de utilização de bibliotecas virtuais em Saúde (Parte II)

Extensão

As ações de extensão do curso de Administração são significativas e acontecem durante todo o ano por meio de projetos, cursos, eventos e prestação de serviços, muitas vezes com parcerias importantes.


Página da Extensão Universitária


Laboratórios

Os laboratórios de informática estão disponíveis aos alunos como ferramenta de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão. São equipados com computadores cujas configurações atendem plenamente às necessidades dos cursos. Softwares e aplicativos específicos simulam situações que o aluno vivenciará no exercício de sua profissão. Os laboratórios são conectados à Internet à qual garante livre acesso aos seus usuários. Contamos ainda com uma política de licenciamento de software através de programas educacionais e parcerias com empresas como a Microsoft.

Próximos Eventos

Notícias

Previous Next
Previous Next
Previous Next

Vídeos