Notícias UNIFENAS

Notícias

4 de dezembro de 2025

União estável convertida em casamento


Everton Marques
Ampliar foto
Nesta edição, 12 casais participaram do “Casamento Coletivo”

Tudo começou com uma paixão, que se transformou no desejo de ficarem juntos, de construir uma família. Uma vez sob o mesmo teto, algo ainda lhes faltava, o casamento civil. As custas altas, muitas vezes, se tornam um empecilho à concretização deste desejo. Esta história ocorreu de forma semelhante para 12 casais, que por meio da parceria entre instituições como o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, o Ministério Público, o Cartório de Ofício e a UNIFENAS tornaram possível converter a união estável em casamento; tudo de forma gratuita.

Vestidas de branco e de social ou não, noivos e noivas assinaram o documento na presença das testemunhas, trocaram alianças, beijos e brindaram na oitava audiência coletiva de conversão da união estável em casamento realizado na UNIFENAS, câmpus de Alfenas. O momento ficou registrado nos olhares, nos celulares, nas câmeras que captaram as imagens. Instantes proporcionados também por muitos outros parceiros, como o cerimonial M2Eventos e o Alto Padrão, os músicos Álvaro e Caddu, assim como o curso de Estética e Cosmética da Universidade.

Todos aqueles que auxiliaram neste dia especial reforçaram a importância da união, agora documentada. Nos bastidores atuaram o Núcleo de Prática Jurídica da Universidade, professores e os alunos do 6º período do curso de Direito da UNIFENAS; responsáveis pela organização. Cada instante, cada detalhe foi pensado, planejado e executado de forma a contribuir para tornar uma paixão em um casamento com certidão após uniões estáveis de 2 anos, 19 anos, para enfim no dizer popular, “casados de papel passado”.

A cerimônia ocorreu no Salão de Eventos I, no dia 28 de novembro. Estavam presentes à mesa diretora o Dr. Elias Aparecido de Oliveira, juiz de Direito da Vara Cível da Infância e Juventude, de Família e Sucessões; Dr. Marcelo Fernandes dos Santos, Promotor de Justiça; Alessandro Mesquita, Oficial do Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais de Alfenas e a Dra. Ana Paula Barros Salles Paiva do Prado, coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica e Judiciária da UNIFENAS. Além deles, o professor Alyson da Silva Leal, coordenador do curso de Direito, também estava presente, assim como professores da instituição. A professora Nivalda de Lima, coordenadora do projeto “Casamento Coletivo”, agradeceu a todos que contribuíram para “tornar em realidade os sonhos destes casais”.



UNIFENAS Vestibular