Nesta edição, 12 casais participaram do “Casamento Coletivo”
Tudo começou com uma paixão, que se transformou no desejo de ficarem juntos, de construir uma família. Uma vez sob o mesmo teto, algo ainda lhes faltava, o casamento civil. As custas altas, muitas vezes, se tornam um empecilho à concretização deste desejo. Esta história ocorreu de forma semelhante para 12 casais, que por meio da parceria entre instituições como o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, o Ministério Público, o Cartório de Ofício e a UNIFENAS tornaram possível converter a união estável em casamento; tudo de forma gratuita.
Vestidas de branco e de social ou não, noivos e noivas assinaram o documento na presença das testemunhas, trocaram alianças, beijos e brindaram na oitava audiência coletiva de conversão da união estável em casamento realizado na UNIFENAS, câmpus de Alfenas. O momento ficou registrado nos olhares, nos celulares, nas câmeras que captaram as imagens. Instantes proporcionados também por muitos outros parceiros, como o cerimonial M2Eventos e o Alto Padrão, os músicos Álvaro e Caddu, assim como o curso de Estética e Cosmética da Universidade.
Todos aqueles que auxiliaram neste dia especial reforçaram a importância da união, agora documentada. Nos bastidores atuaram o Núcleo de Prática Jurídica da Universidade, professores e os alunos do 6º período do curso de Direito da UNIFENAS; responsáveis pela organização. Cada instante, cada detalhe foi pensado, planejado e executado de forma a contribuir para tornar uma paixão em um casamento com certidão após uniões estáveis de 2 anos, 19 anos, para enfim no dizer popular, “casados de papel passado”.
A cerimônia ocorreu no Salão de Eventos I, no dia 28 de novembro. Estavam presentes à mesa diretora o Dr. Elias Aparecido de Oliveira, juiz de Direito da Vara Cível da Infância e Juventude, de Família e Sucessões; Dr. Marcelo Fernandes dos Santos, Promotor de Justiça; Alessandro Mesquita, Oficial do Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais de Alfenas e a Dra. Ana Paula Barros Salles Paiva do Prado, coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica e Judiciária da UNIFENAS. Além deles, o professor Alyson da Silva Leal, coordenador do curso de Direito, também estava presente, assim como professores da instituição. A professora Nivalda de Lima, coordenadora do projeto “Casamento Coletivo”, agradeceu a todos que contribuíram para “tornar em realidade os sonhos destes casais”.
UNIFENAS Vestibular