Medicina Veterinária Câmpus Alfenas




Sobre o Curso

  • Duração do curso: 10 semestres
  • Período: Integral
  • Câmpus: Alfenas
  • Criação: Curso autorizado pelo Decreto Federal nº 83.765 de 23/07/1979, publicado no D.O.U. de 24/07/1979 parecer do CEE nº 389/78
  • Reconhecimento: Portaria MEC 342/84 de 31 de julho de 1984, publicada no D.O.U. em 03 de agosto de 1984.
  • Renovação de Reconhecimento: Portaria SERES/MEC nº 932 de 24/08/2017, Publicado no D.O.U. de 25/08/2017

AVALIAÇÃO DO CURSO
CC
MEC
5
ENADE
2016
4
CPC:
2016
4


CONTATO
Curso de Medicina Veterinária - Câmpus Alfenas
E-mail: veterinaria.alfenas@unifenas.br
Telefone: (35) 3299-3242
Telefone Hospital Veterinário: (35) 32993151
Endereço: Rodovia MG 179, Km 0, Trevo
Bloco 22
CEP 37132-440

COORDENAÇÃO
Formação com perfil generalista

Contando com um hospital universitário que atende a centenas de animais por mês, o curso de Medicina Veterinária da UNIFENAS permite ao estudante uma formação generalista, baseada na ética e na bioética. O futuro profissional estará apto a trabalhar na preservação, restauração, prevenção, promoção da saúde e criação de animais domésticos e silvestres. Atuará na produção animal e na preservação do meio ambiente, bem como na saúde pública e inspeção de produtos de origem animal.


Alta tecnologia a serviço do aluno

O Hospital Veterinário conta com instalações modernas e ambulatórios equipados com alta tecnologia que atendem às clínicas de pequenos e grandes animais. Nele funcionam os laboratórios de Análises Clínicas, Patologia, Diagnóstico por Imagem, Oncologia, Felinos e Reprodução Animal e um Centro Cirúrgico, dotado de aparelhos de alta tecnologia.


Sólida formação profissional

Com atuação marcante dos alunos, o curso possui vários projetos de extensão, dentre eles Zooterapia, Bichos Senhores Doutores, Outubro Rosa, Como Cuidar do seu Cão e Gato, UNIFENAS Rural, Homeopatia na Fazenda.


Histórico

O curso de Medicina Veterinária da Universidade José do Rosário Vellano, foi criado por meio do Decreto Federal nº. 83.765 de 23/07/1979 Publicado no DOU em 24/07/1979 pág. 10429, sendo o primeiro curso particular do Brasil.
Foi reconhecido em 1984, por meio da Portaria MEC 342 de 31/07/1984, Publicado no DOU 03/08/1984 pág.11.318, Parecer do CFE 462/1984
Teve a renovação de reconhecimento em 2000, por meio do Decreto nº. 40.897 de 02/02/2000, Publicado no "MG" de 03/02/2000 pág.1 col.1, Parecer nº. 750 de 23/11/1999 CEE Homologado pelo Secretário de Estado da Educação em 13/12/1999.
Em Setembro de 2004 o curso completou 25 anos de criação.
A Unifenas através do curso de medicina veterinária possui dois mestrados reconhecidos pela CAPES: Ciência Animal e Medicina Veterinária com ênfase em Reprodução Animal.


Projeto Pedagógico

O Projeto Pedagógico do Curso de Medicina Veterinária da UNIFENAS conduz à formação do profissional generalista e aborda as ações que aperfeiçoam o ensino para a formação daqueles compromissados com a melhoria de vida da comunidade.
Os conhecimentos essenciais à formação do profissional médico veterinário são desenvolvidos durante o curso em atividades diversas como: aulas teóricas e práticas, atividades complementares e integradoras, estágios, programas de extensão e de iniciação científica, trabalho de conclusão de curso e atividades que simulam o ambiente profissional, com o objetivo de atender às competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) inerentes à profissão e também às exigências do mercado de trabalho.
Portanto, a UNIFENAS pretende não só preparar seu acadêmico para o mercado de trabalho, mas também despertar-lhe uma percepção crítica dos problemas da sociedade, superando a simples transmissão repetitiva de conhecimento e buscando a criação de novas expressões do saber, a partir da realidade e expectativa da sociedade na qual está inserida.


Monitoria

O Programa Institucional de Monitoria compreende um conjunto de atividades acadêmicas exercidas por aluno de graduação e que tem por finalidade contribuir para sua formação integrada. O monitor exerce suas atribuições sob a orientação do professor responsável pela disciplina ou unidade curricular. O exercício da Monitoria pode ser voluntário ou remunerado. A monitoria deverá ser exercida em horário que não coincida com o das disciplinas ou unidades curriculares nas quais o aluno monitor se encontrar matriculado ou com o de outras atividades necessárias à sua formação acadêmica. O Programa possibilita a participação de alunos na iniciação à prática docente, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades e competências próprias da atividade pedagógica. Para participar do Programa Institucional de Monitoria da UNIFENAS, consulte o Coordenador do seu curso.


Atividades Complementares

As Atividades Complementares complementam a formação dos estudantes de maneira geral e específica. A coordenação de cada curso relaciona, no início de cada semestre, os eventos e atividades que serão oferecidos para que o aluno possa se programar.
O aluno deverá cumprir até o penúltimo período de seu curso de graduação no mínimo 80% (oitenta por cento) das atividades complementares previstas.
É obrigatória a participação do aluno nas atividades previstas em pelo menos dois dos cinco grupos indicados pela UNIFENAS. Em cada grupo serão permitidos, no máximo, os seguintes percentuais da carga horária curricular para as atividades complementares:
Grupo 1 – ENSINO - 60% da carga horária de Atividades Complementares
Grupo 2 – PESQUISA - 60% da carga horária de Atividades Complementares
Grupo 3 – EXTENSÃO - 60% da carga horária de Atividades Complementares
Grupo 4 – REPRESENTAÇÃO ESTUDANTIL - 20% carga horária de Atividade Complementar
Grupo 5 – OUTRAS ATIVIDADES - 10% da carga horária de Atividades Complementares


Atividades Integradoras

As Atividades Integradoras, consistem em inovações pedagógicas cuja finalidade é alterar a concepção dos cursos, tornando-os mais próximos da relações práticas da vida profissional e da realidade social brasileira. Destinam-se, sobretudo, à atualização curricular – com conteúdos programáticos variáveis – pela incorporação de temas novos e de relevância científica, mas que não se desenvolvem em disciplinas autônomas.
Componentes obrigatórios, essas atividades permitem novas situações que facilitarão o desenvolvimento de competências e habilidades importantes na formação do discente, repercutindo em sua vida profissional. São elas: análise de problemas da sociedade na busca de soluções individuais e/ou coletivas; tomadas de decisões; vivência de situações de liderança; desenvolvimento de perfil empreendedor e comunicação de relações interpessoais, entre outras.


Estágios Curriculares Supervisionados

Os estágios hospitalares têm um papel estratégico na formação do aluno como profissional qualificado.
Colocando em prática a teoria, o discente, em contato com profissionais de sua futura área de atuação, tem a oportunidade de aprimorar sua técnica e de adquirir a maturidade indispensável que, posteriormente, irá qualificá-lo como profissional capacitado. Desenvolve o relacionamento com os colegas e proprietários.
Os Estágios Hospitalares (I, II e III) são realizados dentro das dependências do hospital veterinário. A partir do 6º período os alunos participam, por meio de rodízio, de atividades nas áreas de clínica de pequenos animais, clínica de grandes animais, laboratório de análises clínicas, diagnóstico por Imagem, patologia veterinária e cirurgia. Os alunos realizam a anamnese, o exame clínico, sempre sob a orientação dos professores de cada setor. Ao final do expediente são avaliados individualmente pelo docente.
O estágio supervisionado é cumprido no 10º período em diferentes locais externos.


Perfil do Egresso

Formar Médicos Veterinários conscientes da necessidade de promover o bem-estar animal, com capacidade para atuar em diferentes áreas da medicina veterinária, incluindo aumento nos níveis de produção animal e prevenção de enfermidades. Devem ter visão ampla, saber trabalhar em grupo, visar o progresso considerando a moral, a ética e a bioética, bem como o respeito ao meio ambiente. No curso deve se enfocar a importância e a necessidade de edificar seu próprio rol de conhecimentos e sua aplicabilidade de acordo com suas habilidades, bem como a capacidade de formar opinião, através das Atividades Acadêmicas Complementares e extra classe desenvolvidas. Todo docente deverá exercer acompanhamento didático e pedagógico mais estreito com o aluno como forma de incentivo e orientação à procura das informações para serem aplicadas na sua formação.
Os alunos devem ter, para atuação profissional junto à sociedade e a necessidade do mercado de trabalho, capacidade cognitivas (conhecimento raciocínio), psicomotora (habilidade e destreza), moral e ética (atitudes).


Portal do Egresso


Pesquisa

Com a pesquisa consegue-se uma educação rica em oportunidades para se fazer diferente. A pesquisa incorpora necessariamente a prática ao lado da teoria. Por isso, integrada ao ensino e à extensão, a pesquisa na UNIFENAS é pensada como forma de proporcionar e orientar o desenvolvimento institucional, criando interfaces com as questões sociais.
A prática da pesquisa incentiva o corpo discente e docente a não só observar a realidade, mas também com ela dialogar e sobre ela agir.


Página de Pesquisa e Pós-graduação Unifenas
Tutorial de utilização do portal da CAPES
Tutorial de utilização de bibliotecas virtuais em Saúde (Parte I)
Tutorial de utilização de bibliotecas virtuais em Saúde (Parte II)

Extensão

As ações de extensão do curso de Medicina Veterinária são significativas e acontecem durante todo o ano por meio de projetos, cursos, eventos e prestação de serviços, muitas vezes com parcerias importantes.


Página da Extensão Universitária


Laboratórios

O curso conta com laboratórios básicos e especializados que se destinam à realização das atividades práticas necessárias ao desenvolvimento de competências e habilidades essenciais à formação do profissional Médico Veterinário.
São eles:
- Anatomia Veterinária
- Fisiologia/Farmacologia
- Inspeção de Produtos de Origem Animal
- Morfologia
- Microbiologia e Imunologia
- Patologia Animal
- Reprodução Animal
- Análises Clinicas
- Parasitologia Clínica
- Hospital Veterinário – Centro Cirúrgico
- Hospital Veterinário – Clínica de Pequenos Animais
- Hospital Veterinário – Clínica de Grandes Animais
- Hospital Veterinário – Diagnóstico por Imagem
- Hospital Veterinário – Tomografia Computadorizada


Laboratórios de Informática

Os laboratórios de informática estão disponíveis aos estudantes como ferramenta de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão. São equipados com computadores cujas configurações atendem plenamente às necessidades dos cursos. Softwares e aplicativos específicos simulam situações que o estudante vivenciará no exercício de sua profissão. Os laboratórios são conectados à Internet à qual garante livre acesso aos seus usuários.


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