A Arquitetura existe desde que o homem sentiu a necessidade de ter um teto para se abrigar e se proteger. O curso de Arquitetura une a formação artística e humana com disciplinas exatas. A carreira tem perfil generalista. Arquitetos trabalham com planejamento, acompanhamento de obras, projetos, arquitetura de interior, urbanismo, paisagismo e outras funções.
O profissional graduado no curso de Arquitetura e Urbanismo está apto a projetar, coordenar e gerenciar construções, reformar espaços internos e externos, determinar os materiais utilizados na obra, sempre levando em consideração a disposição dos objetos, a funcionalidade do imóvel, trabalhar questões quanto a iluminação, ventilação, insolação, apresentar estratégias edificantes sustentáveis, realizar paisagismo e propostas urbanísticas através do desenho de espaços que fundamentem o crescimento, racionalização e humanização das cidades. O mercado de trabalho para o profissional formado em Arquitetura encontra-se em expansão no país e no mundo, em especial na área da construção civil. No setor público também tem aumentado a procura por arquitetos. As regiões que mais oferecem vagas para esse profissional, no Brasil, são a Sudeste e a Sul.
A sustentabilidade é muito mais que uma tendência: é uma necessidade. Para a arquitetura do futuro a tecnologia, a sustentabilidade e a qualidade de vida são questões essenciais. O arquiteto é o profissional encarregado de usar a mistura de arte, senso prático e técnica para fazer essa transição para um novo tempo, mais bonito, funcional e integrado à natureza.
O Programa Institucional de Monitoria compreende um conjunto de atividades acadêmicas exercidas por estudante de graduação e que tem por finalidade contribuir para sua formação integrada.
O monitor exerce suas atribuições sob a orientação do professor responsável pela disciplina ou unidade curricular.
O exercício da Monitoria é voluntário e pode ser remunerado.
A monitoria deverá ser exercida em horário que não coincida com o das disciplinas ou unidades curriculares nas quais o estudante monitor se encontrar matriculado ou com o de outras atividades necessárias a sua formação acadêmica.
O Programa possibilita a participação de estudantes na iniciação à prática docente, contribuindo para o desenvolvimento de competências próprias da atividade pedagógica.
Para participar do Programa Institucional de Monitoria da UNIFENAS, consulte o Coordenador do seu curso.
As Atividades Integradoras constituem inovações pedagógicas cuja finalidade é alterar a concepção dos cursos, tornando-os mais próximos das relações práticas da vida profissional e da realidade social brasileira.
As Atividades Integradoras destinam-se à atualização curricular pela incorporação de temas novos e de relevância científica, mas que não são desenvolvidos em disciplinas autônomas.
Essas atividades permitem vivenciar novas situações que facilitam o desenvolvimento de competências e habilidades importantes na formação do discente com repercussão positiva em sua vida profissional. São elas: análise de problemas da sociedade na busca de soluções individuais e/ou coletivas; tomadas de decisões; vivência de situações de liderança; desenvolvimento de perfil empreendedor; comunicação; relações interpessoais; trabalho em equipe; educação continuada, entre outras.
Com a pesquisa consegue-se uma educação rica em oportunidades para se fazer diferente.
A pesquisa incorpora necessariamente a prática ao lado da teoria. Por isso, integrada ao ensino e à extensão, a pesquisa na UNIFENAS é pensada como forma de proporcionar e orientar o desenvolvimento institucional, criando interfaces com as questões sociais.
A prática da pesquisa incentiva o corpo discente e docente a não só observar a realidade, mas também com ela dialogar e sobre ela agir.
Linhas de pesquisa: Produção Vegetal, Desenvolvimento de Sistemas de Produção, Estudo da cadeia produtiva da floricultura em Minas Gerais, Gênese dos solos e evolução das paisagens, Paisagem Urbana, Paisagismo e Floricultura, Recomposição Ambiental, Exigências nutricionais, alimentos e alimentação de ruminantes e não ruminantes, Manejo de dejetos e gestão ambiental, Manejo e Conservação de Forragem, Patologia e farmacologia animal, reprodução animal, Contaminação ambiental.
As ações de extensão do curso de Arquitetura acontecerão durante todo o curso por meio de projetos, cursos, eventos e prestação de serviços, muitas vezes com parcerias importantes.
Página da Extensão Universitária
Os laboratórios de informática estão disponíveis aos alunos como ferramenta de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão. São equipados com computadores cujas configurações atendem plenamente às necessidades dos cursos.
Softwares e aplicativos específicos simulam situações que o aluno vivenciará no exercício de sua profissão.
Os laboratórios são conectados à Internet à qual garante livre acesso aos seus usuários.
Você participa, avalia e a UNIFENAS melhora
A CPA – (Comissão Própria de Avaliação) é o órgão responsável pelos processos internos de avaliação institucional da UNIFENAS, de sistematização e disponibilização de informações para o INEP/MEC e os órgãos de gestão da Instituição. É constituída por três representantes de cada segmento: docente, discente, técnico-administrativo e comunidade externa, eleitos, entre os inscritos, para um mandato de 2 (dois) anos.
O objetivo geral da Avaliação Institucional, que está sob a responsabilidade da CPA, é promover a qualidade da oferta educacional em todos os sentidos e a principal contribuição é possibilitar o encaminhamento de ações que objetivem as correções e as melhorias das deficiências apontadas, nas avaliações, pelos discentes, docentes, colaboradores e comunidade externa. Participe: https://www.unifenas.br/cpa.asp
A alta qualidade de ensino oferecido pela UNIFENAS levou seu curso de Medicina a ser classificado, novamente, em 1º lugar entre as escolas particulares de Minas Gerais pelo RUF (Ranking Universitário Folha) 2018.
O curso teve a mesma classificação do que no ano passado. No mesmo quesito, os cursos de Agronomia e Medicina Veterinária ficaram em 2º lugar, sendo que Agronomia se destaca ainda como 3º lugar entre as melhores privadas do Brasil.
O RUF é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pelo jornal Folha de São Paulo desde 2012. Ainda de acordo com a pesquisa, a UNIFENAS é a primeira universidade particular do estado de Minas em publicação científica por docente e também em citações por docente. É a segunda melhor Universidade particular do estado.
A UNIFENAS, sempre pautada pelo ensino de qualidade e de vanguarda, adquiriu uma ferramenta tecnológica que permite ao aluno e ao professor estudar e aprofundar-se nos conhecimentos de anatomia humana, fisiologia, histologia e anatomia veterinária em sistema tridimensional. Trata-se da Plataforma multidisciplinar 3D, a mesa anatômica; que estará conectada a duas telas touchs de 65 polegadas e 40 tablets que fornecem conexão e interatividade integral ao aprendizado.
O sistema é uma poderosa ferramenta educacional com a capacidade de levar a realidade dos hospitais para dentro das salas de aula. A mesa realiza a reconstrução do corpo de pacientes reais em 3D a partir de Tomografias e Ressonâncias Magnéticas utilizadas junto com os melhores Atlas Anatômicos disponíveis no mercado.