Coordenação proferiu palestra relacionada à nova jornada
A noite do dia 4 de agosto ficará na memória de muitos. Na UNIFENAS, câmpus de Alfenas, calouros e familiares viveram um dos momentos marcantes da vida acadêmica: a Cerimônia do Jaleco. O evento, que representa o início da trajetória no curso de Medicina, emocionou a todos e reforçou a grandeza do sonho que começa a se tornar realidade.
Para os estudantes, vestir o jaleco pela primeira vez vai além de um gesto. É um compromisso com a ciência, com a ética e, sobretudo, com o cuidado com o outro. Familiares acompanharam essa conquista. “Só de chegar aqui já estou muito emocionada. O coração bate mais forte”, disse Elis Regina Cabral de Matos, mãe de um dos novos alunos.
Luís Gustavo Cabral de Matos, calouro do curso, resumiu o que aquele momento representava para ele. “Está sendo a realização de um sonho. Mesmo tendo dificuldades, os desafios que virão, tenho certeza de que vai dar tudo certo”. Ao lado dele, seu pai, Dalmo Terra de Matos, também não escondia o orgulho: “É uma escola [Medicina UNIFENAS] que está no top de linha. Um privilégio ele estar estudando aqui.”
A cerimônia é sempre algo marcante para a Universidade. O professor José Sérgio Tavela Junior, coordenador do curso de Medicina, câmpus de Alfenas, destacou que o evento é a materialização de um sonho coletivo. “Aqui não é só o sonho do aluno, é o sonho de uma família. E é um prazer enorme estar iniciando mais uma turma aqui na UNIFENAS, a turma 52”.
Luisa Barbosa Messora, coordenadora adjunta do curso, reforçou o compromisso da Universidade com a formação de um profissional preparado para os desafios do futuro. “Esse momento inicia um processo de transformação na vida dele. O preparo do aluno é diário; tanto na parte ética, quanto na parte do conhecimento científico. E isso transforma o aluno.”
A emoção não foi diferente para o veterano Lucas Oliveira, presidente do Centro Acadêmico XII de Dezembro, responsável pela organização da Cerimônia do Jaleco. “É uma grande satisfação para a gente ter a Cerimônia do Jaleco como nossa responsabilidade. A gente se sente muito feliz em poder apresentar a faculdade para esses alunos novos”, enfatizou.
O evento foi uma celebração, de olhares que brilharam de expectativas; lágrimas de felicidade e abraços. Tudo relacionado ao início de uma jornada que vai além da sala de aula. Começa o caminho de futuros médicos que, um dia, serão a diferença na vida de muitas pessoas.