Notícias UNIFENAS

Notícias

8 de julho de 2014

UNIFENAS participa de caminhada contra a violência ao idoso

Iniciativa visa mobilizar a sociedade para um problema muitas vezes silencioso


Everton Marques
Ampliar foto
Representantes da UNIFENAS na caminhada

Em meio a Copa do Mundo, a 1ª Caminhada da Conscientização Contra a Violência à Pessoa Idosa chamou a atenção dos alfenenses cerca de uma hora antes do jogo entre Brasil e Colômbia, no dia 4 de julho. A UNIFENAS, por meio da Diretoria de Extensão e Assuntos Comunitários, a Liga de Geriatria (curso de Medicina) e o Netsu (Núcleo de Estudos do Terceiro Setor Universitário – curso de Administração), se uniu a outras instituições e apoiou a mobilização organizada pelo Conselho Municipal do Idoso de Alfenas. Faixas destacaram a necessidade de se ficar atento e denunciar os maus tratos praticados com aqueles que tanto contribuíram para a sociedade e que na velhice são considerados, por muitos, como um peso. Segundo Mônica Beatriz Ferreira, presidente Conselho Municipal do Idoso de Alfenas, a violência ocorre, na maioria das vezes, dentro de casa. “Ela é silenciosa e intrafamiliar. Quem agride é o neto, o filho que reside com o idoso”.


Ampliar foto
Evento propôs uma tomada de consciência em relação à violência contra o idoso
A caminhada reuniu diversos grupos da terceira idade. Como destacou a professora Sandra de Souza Alves, coordenadora científica do Netsu, hoje, graças ao Conselho, o idoso tem como viabilizar a denúncia. "Tempos atrás ele não tinha como se manifestar, não tinha coragem de falar. E hoje, por meio dessas sensibilizações, o idoso tem mais atenção."

O trajeto percorrido pelos envolvidos com a causa dos idosos foi da Praça Dr. Emílio Silveira até a Praça Getúlio Vargas. Para encerrar, houve a apresentações de dança.


Ampliar foto
Apresentação de dança encerrou a mobilização na Concha Acústica de Alfenas