2 de setembro de 2014

O evento teve como objetivo debater a Oncologia Preventiva

Rosângela Fressato
Membros da Liga de Oncologia durante o Simpósio

O 8º Simpósio da Liga de Oncologia, que ocorreu em agosto, trouxe, em sua programação, um relato de caso de uma paciente com câncer de mama, da ONG de Alfenas Vida Viva. Também houve a palestra “Conceitos básicos e introdução da Oncologia”.

O presidente da Liga, acadêmico Danilo Santos da Silva, explica que este trabalho tem como objetivo relatar a experiência da criação da Liga Acadêmica de Oncologia Preventiva e demonstrar quais as suas finalidades e perspectivas enquanto projeto de extensão. Segundo ele, atualmente, o câncer é um importante problema de saúde pública, acometendo pessoas de diferentes idades, raças e classes sociais. “Entretanto, mesmo sendo uma doença que apresenta morbidade e mortalidade elevada, sua ocorrência pode ser reduzida por meio de ações que possibilitem o diagnóstico precoce e a prevenção por meio da promoção à saúde e intervenção dos fatores de riscos”.

O presidente conta que alguns alunos do curso da Medicina tiveram a ideia de desenvolver ações permanentes que ampliassem este contexto de prevenção do câncer, ao mesmo tempo em que integrassem a atuação de outros cursos da Universidade para o desenvolvimento destas atividades. Todo ano acontece o Outubro Rosa, evento que conscientiza sobre o câncer de mama. “Pretendemos também divulgar, em linguagem simples e acessível, conhecimentos referentes a medidas preventivas contra o câncer, bem como estimular a população a realizar exames preventivos”.