17 de outubro de 2014

Competitividade é tema do 13º Congresso de Administração

Nesta edição, o encontro trouxe uma mesa-redonda com egressos da UNIFENAS

Rosângela Fressato
Aprender bem gera mais vendas” foi o tema da palestra de Ricardo Gandra, no anfiteatro do Sindicato Rural de Alfenas

“Gestão em Tempos de Hipercompetitividade: desafios e tendências” foi o tema do 13º Congresso Administração, que ocorreu no período de 29 de setembro a 3 de outubro.A programação constou de palestras, minicursos e uma mesa-redonda com egressos do curso contando sobre suas experiências profissionais.

A ex-aluna Luciana Coelho conta que hoje tem uma corretora de seguros onde trabalha também com previdência e investimentos. Atuou como corretora de seguros de um banco, de 1996 a 2007. Em meados de 2007, ela saiu e montou seu próprio negócio e passou a trabalhar com os demais bancos e demais seguradoras. Comenta que tinha a opção de continuar como prestadora de serviços de uma única instituição ou crescer.

Luciana relata que adquiriu o conhecimento comercial, mas faltava o aprendizado técnico. Por isso, resolveu cursar Administração na UNIFENAS para aprender a lidar com uma empresa sua. “E me ajudou muito. Até então, até concluir o curso, prestava serviço para uma empresa específica. No momento em que concluí a graduação, me senti mais segura para montar meu negócio fora do banco. O conhecimento que a Universidade me trouxe com certeza foi determinante para que eu conseguisse fazer isso. Estou muito realizada”.

A coordenadora do curso de Administração, professora Juliana Mafra Salgado Andrade, explica que o tema do encontro (“Gestão em Tempos de Hipercompetitividade: desafios e tendências”) teve a proposta de fazer com que o aluno entendesse um pouco mais sobre o ambiente que o País está vivendo, seja tanto em questões econômicas, políticas, sociais, coisas do mercado, quanto de maneira geral. “Fiquem mais atentos, conheçam quais os desafios para o gestor diante deste cenário e se preparem para isso. E o que fica deste tema, deste evento é: não é possível tentar se estabelecer no mercado sem um diferencial. Ou você busca ser inovador no mercado hoje ou você ficará à mercê de seus concorrentes”.

No encerramento do encontro, que ocorreu no anfiteatro do Sindicato Rural de Alfenas, o palestrante Ricardo Gandra falou sobre “Atender bem gera mais vendas”. Segundo ele, o atendimento em excelência hoje está em falta; “o que era para ser regra está, infelizmente, como exceção”.

Ricardo observa que produtos e serviços estão cada vez mais iguais, os preços se equivalem e, assim, as pessoas acabam voltando ao estabelecimento comercial por causa do capital humano. “Voltamos por causa do bom atendimento”.

A acadêmica do 4º período Marília Neves Faria ressalta que foi engrandecedor organizar o Congresso, pois teve a oportunidade de planejar os dias do evento, fazer contatos com os palestrantes, negociar valores, colocar em prática tudo o que aprendem no dia a dia do curso. “Foi muito motivador e empolgante; o trabalho em equipe foi ótimo, e os professores nos instruíram muito bem.”