17 de outubro de 2014

Odontologia participa do Projeto Sorriso Saudável, em Bom Jesus da Penha

Os universitários proferiram palestras esclarecendo os riscos das principais doenças da boca

Rosângela Fressato
Os universitários Emília e Felipe, durante o Projeto Saúde Bucal na Escola

Os alunos do 5º período do curso de Odontologia Emília Leite Martins e Felipe Diego participaram do “Projeto Sorriso Saudável na Escola”, na cidade de Bom Jesus da Penha (MG), encontro realizado com a participação da Secretaria de Saúde e Educação do município, sob a coordenação do ex-aluno da UNIFENAS Valmir Alves Madeira, que atua na prefeitura local.

Os estudantes de todas as escolas da cidade confeccionaram cartazes e redações sobre o tema “Saúde Bucal”. Os menores assistiram a vídeos e jogos relacionados ao assunto.

Os acadêmicos da UNIFENAS proferiram palestras para centenas de crianças, pais, professores, agentes comunitários etc. Eles esclareceram os riscos das principais doenças da boca. A população ficou satisfeita com os esclarecimentos e, principalmente, por receber alunos e professor da UNIFENAS.

“ O interessante é que o trabalho mostrou que o município apresenta baixos índices de cárie na população escolar, abaixo até dos limites sugeridos pela Organização Mundial de Saúde, que diz que o CPOd (dentes cariados por pessoa aos 12 anos deve ser no máximo igual a 1). Em Bom Jesus da Penha, o levantamento epidemiológico realizado pelo dentista acusou CPOd de 0,9”, comenta o professor Luiz Sartori.