23 de outubro de 2014

Congresso de Nutrição destaca dieta da moda

De cada dez brasileiros, quatro estão com sobrepeso e um obeso

Rosângela Fressato
A psicóloga Cleida Lima Vital explicou sobre Dietas e Mídias

O 12º Conutri (Congresso de Nutrição da UNIFENAS) trouxe como tema central “Nutrição e Mídia”. A professora Gerusa Dias Siqueira Vilela Terra, coordenadora do curso, conta que as dietas e outras questões da Nutrição são amplamente tratadas em programas de televisão, em blogs por indivíduos que não são da área, e o quanto as pessoas estão se interessando por isso. “Então, trouxemos este tema justamente para analisarmos os pontos positivos e negativos abordados pela mídia”.

A proposta do Congresso é fazer com que o aluno tenha uma visão crítica em relação a tudo o que é exposto para as pessoas de uma maneira geral. “Enquanto futuros nutricionistas, eles precisão realmente saber o que é verdadeiro e o que não é, e ter uma posição profissional diante disso”, esclarece a coordenadora.

“Dieta da Moda” foi uma das palestras proferidas durante o evento, pela professora Dra. Ivina Catarina Guimarães. Segundo ela, a cada dia surge uma dieta de revista e as pessoas compram porque hoje há uma epidemia de obesidade. “Se a dieta da moda funcionasse, não haveria tanta gente obesa. No Brasil, para se ter uma ideia, a cada dez pessoas, quatro estão com sobrepeso e uma obesa”.

Ivina ressalta que o estudante de Nutrição precisa estar preparado, pois atualmente a população tem acesso a informações errôneas que a mídia lança a todo momento. “É importante conhecer a dieta, até para esclarecer qual a melhor a seguir, que é aquela feita por nutricionista, junto com a atividade física”.

A palestrante cita alguns exemplos das dietas da moda: “dieta da sopa”, “da lua”, “dos pontos”, “da noiva”, “de beverly hills” e a famosa “dieta da proteína”, que praticamente exclui os carboidratos, como pães e massas. Ivina enfatiza que estas dietas que restringem algum nutriente submetem o corpo a alguma carência. “Particularmente, o carboidrato é muito importante como fonte de energia e quando o corpo não possui esta fonte ele lança mão de outros compartimentos corporais. Esta dieta realmente emagrece, mas como o seu metabolismo ficará lento, assim que o indivíduo não conseguir mais seguir esta dieta, o corpo tende a recuperar o peso todo novamente. O correto é procurar um nutricionista e um educador físico”.

Outros temas abordados no Congresso foram: “Interpretação de exames laboratoriais: abordagem nutricional”, “Dieta e Mídias” e também “Nutrição Vegetariana”.