Notícias UNIFENAS

Notícias

23 de outubro de 2014

Acadêmica supervisiona pesquisa de alcance nacional

Dados serão divulgados em revista especializada


Samira Reis
Ampliar foto
Monara Quirino foi uma das acadêmicas da UNIFENAS-BH selecionadas para a pesquisa

A acadêmica Monara Quirino da Silva, 8° período de Medicina da UNIFENAS, câmpus Belo Horizonte, foi supervisora de uma pesquisa promovida pelo Ministério da Saúde (MS), Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), Departamento de Doenças e Agravos não Transmissíveis e Promoção da Saúde, Coordenação Geral de Doenças e Agravos não Transmissíveis. O intuito do estudo é caracterizar as vítimas de violências e acidentes atendidas em serviços sentinelas de urgência e emergência do Sistema de Vigilância de Violências e Acidentes (VIVA), em Serviços Sentinela, e também caracterizar os autores de agressão e descrever os principais tipos de violência e acidentes atendidos nesses serviços de saúde.

A atuação de Monara ocorreu no Hospital João XXIII, na coordenação de doze pessoas em plantões diurnos e noturnos. Para isso, houve treinamento pela Secretaria de Saúde de Belo Horizonte, para iniciar as pesquisas. “Fiquei responsável por coordenar a chegada e saída da equipe na coleta de dados. Além disso, era meu dever conhecer o funcionamento para dar suporte adequado ao pessoal, controlar a qualidade da abordagem dos pacientes e da coleta de dados. Também era preciso verificar, ao final de cada plantão, o total de pacientes atendidos pelo serviço por violência ou acidentes e por outras causas, de acordo com o diário de campo”, explica a aluna.

Segundo Monara, o processo seletivo para trabalhar nesta pesquisa foi aberto a todas as universidades da capital mineira e para a cidade de Ouro Preto. Além do João XXIII, os hospitais Risoleta Toletino Neves e Odilon Behrens também receberam alunos para trabalhar na coleta de dados. “Os dados estatísticos ainda são sigilosos e serão publicados em uma revista nacional no final do ano, para que sejam realizadas estratégias e melhoras na saúde nesse âmbito”.