24 de outubro de 2014

Pedagogia apresenta atividades integradoras

Os projetos foram desenvolvidos por alunos do 2º, 4º e 6º períodos

Rosângela Fressato
Na abertura do evento, os alunos da Apae de Alfenas Rodrigo Aparecido dos Santos e Áurea Cristine Alves de Souza fizeram uma apresentação da dança

Dia 13 de outubro foi a data escolhida para os alunos do curso de Pedagogia apresentarem suas atividades integradoras. A coordenadora do curso, professora Rosamaria Hattge, explica que os estudantes do 2º período desenvolveram um manual para o professor, com as disciplinas expostas em forma de história em quadrinho. Os acadêmicos do 4º período promoveram projetos sobre a inclusão social utilizando a música e o teatro. E os alunos do 6º período apresentaram um trabalho de educação comparada.

Professora Maria Cristina Silva foi a responsável pelo trabalho de inclusão social. Ela diz que a proposta do projeto foi tornar a dança e o teatro como mediadores, instrumentos para a integração, socialização e inclusão. “Por isso nós escolhemos lugares temáticos, como escolas especiais, asilos, para que os nossos acadêmicos tivessem a oportunidade de conviver com estas diferenças, que já convivem tanto, mas não com este olhar em relação à dança, à música e ao teatro”.

Caroline Zedan, aluna do 2º período, explica que o Manual para Professores mostra como os educadores podem utilizar as histórias em quadrinho dentro da sala de aula. “Ficou muito bom, é bastante atrativo aos olhos das crianças”. Comparar a educação no Brasil com outros países foi a proposta do trabalho dos alunos do 6º período. A professora Mônica Fernandes conta que os estudantes analisaram dados do PISA (um programa internacional de avaliação de estudantes) e fizeram as comparações com alguns países, como a Finlândia, Inglaterra, Itália. “É um trabalho crítico em relação ao nosso desempenho; os alunos devem perceber como melhorar a situação, como futuros profissionais da educação”.

O projeto foi feito em forma de blog e assim, além de servir como produção acadêmica, também serve como pesquisa.