20 de novembro de 2014

Proferida a palestra inaugural do NEONCO

Da redação
O palestrante Dr. Cristiano Nicomedes

O Neonco (Núcleo de Estudos em Oncologia Veterinária) da UNIFENAS promoveu palestra inaugural junto aos alunos dos cursos de Medicina Veterinária e Medicina. Cristiano Nicomedes, médico veterinário, explanou sobre os princípios da quimioterapia antineoplásica em animais de companhia, com foco nos cães e gatos. O encontro ocorreu na Sala de Eventos I da Universidade, no dia 14 de novembro.

Antes da palestra, o professor Breno Souza Salgado, coordenador do Neonco, comentou o panorama geral da Oncologia Veterinária no mundo e sua crescente importância dentro da Medicina Veterinária. Posteriormente, Nicomedes foi convidado a proferir a palestra inaugural do Núcleo.

O palestrante argumentou sobre o funcionamento dos quimioterápicos no organismo dos animais, seus efeitos adversos no tratamento dos pacientes, exames necessários para a avaliação destes durante o tratamento e sobre os principais tipos de drogas utilizadas e suas contraindicações para cães e/ou gatos.

Segundo Dr. Cristiano, essa “é uma área cada vez mais amplamente abordada dentro da Medicina Veterinária, uma vez que a expectativa de vida dos animais de companhia cresce continuamente com os avanços da profissão no país, sendo reconhecida, a partir deste ano de 2014, como especialidade pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária”.

Sobre a palestra inaugural do Neonco, a professora Maria Cristina Costa Resck, coordenadora do curso de Medicina Veterinária e do Grupo de Pesquisa em Farmacologia e Cirurgia Experimental, contou que os alunos demonstraram muita desenvoltura, capacidade e organização para promover o evento.

O Núcleo

O Neonco iniciou suas atividades em setembro, mas começou a ser projetado a partir de julho pelos professores do curso de Medicina Veterinária Maria Cristina Costa Resck e Breno Souza Salgado, que contaram com apoio das Diretorias de Extensão e Assuntos e de Pesquisa e Pós-Graduação da UNIFENAS.

O Núcleo funciona com a participação ativa de alunos de graduação no fomento à realização de projetos de pesquisa e extensão. Atividades já foram realizadas junto à comunidade divulgando o Outubro Rosa (movimento mundial de luta contra o câncer de mama), que também atinge cães e gatos, em Alfenas-MG e Fama-MG, com apoio direto do curso de Medicina Veterinária. Por meio do Neonco, os acadêmicos poderão ainda elaborar e participar de atividades científicas, estudos de casos clínicos, palestras, seminários e vivência prática nas atividades ambulatoriais no Hospital Veterinário da Universidade, em parceria com os professores do curso.

A estudante Thaís Rocha Moura, presidente do Neonco, relata que o Núcleo objetiva fornecer aos acadêmicos de Medicina Veterinária e interessados de outros cursos conhecimentos não comumente abordados durante a graduação, inclusive com o objetivo de integrar alunos, professores de diferentes áreas, de outros Núcleos da UNIFENAS e, também, de Ligas Acadêmicas.