23 de dezembro de 2014

UNIFENAS integra Programa Nacional de Cooperação Acadêmica

Rosângela Fressato
Os professores Dr. Jairo Pereira e Dr. Carlos Antônio

A UNIFENAS passa a integrar o Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad), juntamente com a USP e a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Professor Dr. Jairo Pereira Neves, coordenador do Programa de Pós-graduação em Reprodução, Sanidade e Bem-estar Animal, conta que o Procad visa apoiar projetos conjuntos de ensino e pesquisa, em instituições distintas, que estimulem a formação pós-graduada, e, de maneira complementar, a graduada, também a mobilidade docente e discente. Tem como objetivo a redução das assimetrias regionais observadas no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). “Isto é, vai unir em trabalho conjunto cursos com maior conceito em relação a cursos que estão sendo implantados e que, portanto, ainda não atingiram o conceito máximo”.

Professor Jairo esclarece que nesse programa existem as chamadas missões que contemplam a pesquisa e a docência, estudos para alunos em intercâmbio e bolsas de iniciação científica e pós-doutorado. Além disso, as despesas de deslocamento e também de hospedagem durante os intercâmbios estão contempladas dentro deste programa. “São bolsas adicionais, além daquelas habitualmente existentes para o curso, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de Minas Gerais (FAPEMIG)”.

Jairo comenta também que a UNIFENAS é a única instituição privada da cooperação e que isso vai qualificar mais ainda o programa de pós-graduação e reduzir a distância entre programas governamentais, estaduais, federais e privadas.

Entre os vários benefícios do Procad, Jairo destaca as diversas oportunidades para docentes e discentes no sentido de que o trabalho durante a pós-graduação seja mais qualificado, dando uma visão mais nacional do curso e não apenas localizada na região do sul de Minas.

Professor Dr. Carlos Antônio de Carvalho Fernandes, vice-coordenador do doutorado na UNIFENAS, ressalta que foi uma questão muito oportuna a

possibilidade do programa de pós-graduação ser contemplado no edital do Procad por dois motivos: por ter vindo no ano seguinte ao da UNIFENAS ter conseguido o doutorado. “Com o Programa, nós vamos não só melhorar a estrutura da pós-graduação, como também poderemos capacitar os seus docentes, inclusive, conseguir novos professores que até então não tinham o perfil adequado para poder administrar e coordenar disciplinas”.

A outra questão, igualmente oportuna, deve-se ao fato de que, na última avaliação feita pela CAPES do nosso programa, uma das orientações foi justamente para que se estabelecessem parcerias institucionais, e essa é a principal parceria institucional que pode ser estabelecida, inclusive chancelada pela própria CAPES. “E nós já temos da CAPES cotas de bolsas de mestrado, de doutorado e de pós-doutorado. E essas bolsas são direcionadas aos alunos de acordo com o edital de seleção de ingresso destes no Programa que será iniciado em fevereiro de 2015”.

O edital da seleção de 2015 já está no site da UNIFENAS. No primeiro momento, serão selecionados 15 alunos para mestrado e 11 para o doutorado.

Carlos Antônio destaca ainda que, por ser uma instituição privada, a UNIFENAS tem modalidades de bolsas diferenciadas. “Nós temos um tipo de bolsa igual às das instituições públicas, além da isenção total de pagamento, o recebimento de um determinado valor, e temos uma outra cota de bolsa que é a isenção de pagamento da mensalidade do mestrado ou do doutorado. E não é necessário que o aluno deixe seu vínculo empregatício”.