19 de fevereiro de 2015

UNIFENAS inicia primeira turma de Ciências Contábeis

Novo curso é ministrado no período noturno

Rosângela Fressato
Alunos no Laboratório de Práticas

A UNIFENAS, câmpus de Alfenas, passou a oferecer, a partir deste semestre de 2015, o curso de Ciências Contábeis. A coordenadora, professora Juliana Mafra Salgado Andrade, ressalta que os profissionais desta área contam com um mercado promissor, pois há grande demanda de contadores.

Juliana conta que o curso está estruturado em quatro anos no período noturno e tem a disciplina de Práticas Contábeis, que consiste em aulas práticas desde o primeiro período. “Esta é a principal característica do curso, ou seja, não se limitar à teoria”. A professora relata ainda que são objetivos da UNIFENAS na formação do contador desenvolver o espírito empreendedor, o trabalho em equipe, o pensamento crítico e a visão estratégica.

A coordenadora enfatiza que a matriz curricular do curso foi montada com o objetivo de atender às novas demandas do profissional contador. Segundo ela, o contador de hoje não é o mesmo que se formava há 20 anos, porque as exigências do mercado são outras. “Nós temos disciplinas voltadas para a área comportamental, área estratégica. E já na primeira semana deu para perceber que os alunos estão animados e satisfeitos”.

A professora de Práticas Contábeis I, Silvia de Lurdes de Farias Costa, comenta que o curso de Ciências Contábeis tem crescido no mercado, nos últimos anos, de uma forma acelerada. Isso por causa da necessidade de transmissão de dados para o governo, sped contábil, sped fiscal, a própria evolução da nota fiscal eletrônica. “Então, isso faz com que as empresas precisam estar respaldadas de conhecimentos técnicos sobre como transmitir estas informações, e nada melhor do que um escritório de contabilidade ou um contador para fazer isso de acordo com as leis”.

Silvia destaca que o contador tem um vasto leque de trabalho, podendo atuar no mercado financeiro, como auditor interno, como controller, como contador fiscal, na área de planejamento tributário. Seguindo a linha da docência, ele pode trabalhar com pesquisa, com ensino; pode fazer uma série de concursos públicos e também pode trabalhar como perito contábil.

A aluna Vanessa de Oliveira diz que optou pela Ciências Contábeis por ser apaixonada por matemática e muito interessada na parte jurídica. “Então eu queria juntar as duas coisas em uma só”.

A estudante, que já tem o curso técnico em Contabilidade, relata que nas duas primeiras semanas de aula na UNIFENAS, já percebeu a grande capacidade e preparo dos professores. “Eu trabalho com contabilidade e esta aula prática vai contribuir muito no dia a dia da minha profissão. E é excelente para quem não tem oportunidade de trabalhar, pois já vem tomando mais conhecimento com a área”.

Davi José Romão também está entusiasmado com o novo curso. “Na hora em que eu terminar esta graduação, o meu currículo vai estar perfeito”.

Em tempo

E para quem deseja cursar Ciências Contábeis, mas perdeu a oportunidade do Processo Seletivo por Prova Tradicional, há outras modalidades de acesso ao curso. Detalhes pelo site www.unifenas.br/vestibular/.

Professora Juliana informa que os alunos de Administração que quiserem cursar Ciências Contábeis levam vantagens, como por exemplo, aproveitar diversas disciplinas (aproveitamento de estudos) e também, para quem já está no mercado de trabalho, adquirir formação extra.