Notícias UNIFENAS

Notícias

18 de maio de 2015

Educadora de surdos fala sobre a inclusão


Rosângela Fressato
Ampliar foto
Elaine e o filho Nicolas, na UNIFENAS

Elaine Baia é mãe de Nicolas, um garoto de 13 anos, surdo desde os seis meses de idade. Sua vida, desde então, se tornou uma batalha para educar o filho e incluí-lo nas salas de aula. Encontrou barreiras e muitas dificuldades, mas, com persistência e amor, conseguiu alfabetizá-lo na sua própria casa com materiais didáticos feitos por ela mesma. Foi esta trajetória que ela veio contar às alunas de Pedagogia da UNIFENAS, câmpus de Alfenas, na noite de 30 de março.

Elaine diz que o objetivo principal de sua palestra é conscientizar as pessoas sobre a importância da inclusão dos surdos e deficientes na sala de aula, na educação. “Esse encontro é muito importante para mim, pois muitas pessoas de Alfenas foram calos na minha vida, me causaram grandes dificuldades de inclusão do meu filho. Esse momento é um estímulo para eu continuar na luta. Sou grata a esta oportunidade que a UNIFENAS me dá”.

Maria Cristina Silva, professora do curso de Pedagogia, observa que é importante para as alunas ouvirem a história de Elaine, ouvir o que uma mãe tem a dizer, “e não se contentarem apenas com a literatura e com o que nós, professores, oferecemos. É uma troca”.

Além das acadêmicas de Pedagogia, participaram da palestra a professora de libras da UNIFAL, Thaís; representantes da Delegacia de Ensino de Varginha; da APAE; da Secretaria da Educação, na pessoa da professora Sônia; um intérprete do Centrinho; professores das redes municipal e estadual de Alfenas; e a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Rosamaria Silva Hattge de Oliveira.